Diante de um mundo cada vez mais tecnológico e com constantes avanços na área científica, é possível compreender a importância de alfabetizar o cidadão para uma educação científica, a qual possui o papel de popularização, com foco principal no cidadão e com uma perspectiva social, destarte, trazendo o conhecimento científico para dentro da escola de forma prática. É através do desenvolvimento de atividades práticas, como a experimentação, por exemplo, que o professor exerce o papel de mediador do aprendizado aproximando o aluno da ciência e, consequentemente, promovendo um aprendizado exitoso, na formação de cidadãos pensantes e conscientes, que constroem seu próprio aprendizado desenvolvendo sua autonomia e suas habilidades. Como metodologia, foi adotada uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo, mediante aplicação do projeto: “experimentando ciências”, desenvolvido na EMEF Professor Nino, localizada na zona urbana do município de Damião-PB. As atividades realizadas ocorreram em cinco etapas para a aplicação da ação pedagógica proposta. Verificou-se que os alunos se motivaram a participar ativamente tanto da preparação, como no desenvolvimento dos experimentos na mostra científica. Constatou-se também que houve uma promoção no aprendizado, onde os alunos puderam compreender melhor o que estudaram de forma teórica e, desta forma, expor seu aprendizado as pessoas que prestigiaram a referida mostra.