A exposição deste trabalho de pesquisa discorre acerca do Ciclo formativo de professores de Ciências da natureza do Ensino Fundamental do segundo segmento que abrange o ciclo do 6º ao 9º ano, da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza, em formato virtual, que foi inicialmente estabelecido em virtude do momento pandêmico que o mundo está vivenciando. A objetivação do ciclo formativo é de interlocuções de saberes, observação da prática docente e compartilhamento de experiências entre os pares por meio de um aperfeiçoamento de estudos em relação às seguintes temáticas: Introdução ao processo de formação continuada e ao Espaço de Aprendizagem Virtual (EAV); O Ensino de Ciências à luz da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC); O uso de metodologias ativas no ensino de Ciências da Natureza - ensino investigativo e cultura maker; Vida e evolução - Planejando com foco no desenvolvimento de habilidades. Todos os processos formativos estão ancorados nas metodologias ativas, alinhados aos pressupostos teóricos de autores, tais como Moran (2019), Carvalho (2018) e Brockveld (2017). Esse ciclo de formação trouxe como consequências, até o momento, excelente recepção dos professores ao que foi proposto e proatividade nos feedbacks dados pelos mesmos, enviando fotos, relatos e modelos de atividades realizadas em sala de aula as quais foram elaboradas com base nos conhecimentos que os mesmos adquiriram nas formações. Todos esses constructos do material elaborado nos ambientes escolares se justificam por dois fatores importantes: o primeiro, pela adesão significativa dos professores que acessaram ao ambiente virtual do ciclo formativo, e o segundo, pela qualidade da formação continuada fornecida pela rede municipal de ensino aos seus professores.