Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO DISTRITO DE BOQUEIRÃO, TOUROS-RN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86930
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 746
    "inscrito_id" => 509
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO DISTRITO DE BOQUEIRÃO, TOUROS-RN"
    "resumo" => "O presente trabalho busca investigar as principais causas que levaram a evasão escolar no Ensino Fundamental–Anos Finais de uma escola pública localizada no Distrito de Boqueirão Touros-RN, no ano de 2019 e surgiu de um incômodo pessoal de um dos autores de ver alunos em seu cotidiano, optando em larga as atividades escolares. Fato este que, aparentemente, vem ocorrendo nos últimos anos do Ensino Fundamental sem gerar qualquer preocupação ou intervenção. Para realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica relacionada ao tema evasão escolar, utilizando-se como principais autores Santos (2004), Carlos da Fonseca Brandão (2009), Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (1992), e dados obtidos por meio do Censo Escolar 2019 da escola em questão. Também foram coletados relatos dos alunos evadidos no corrente ano, obtidos através de um questionário contendo 09 questões. A partir dos dados coletados no Censo Escolar constatou-se que no ano letivo de 2019 se teve 101 alunos matriculados, 25 dos quais abandonaram as aulas no decorrer do referido ano. Ao final da pesquisa, ficou constatado, que principal fator que levou os educandos a saírem do âmbito escolar, foi o forte atrativo financeiro encontrado nas atividades agrícolas (59% dos alunos evadidos), outros motivos que também foram citados foram: mudança de moradia (8%), problemas familiares (10%), incompatibilidade de horários (23%). Chegou-se à conclusão que o principal fator que leva a evasão na escola em estudo é o forte atrativo financeiro causado pela agricultura. e isso é algo que deve ser mais detalhadamente analisado e estudado, dentro de uma comunidade, onde muitas pessoas sobrevivem exclusivamente da agricultura, por isso é importante desenvolver estratégias que venham contribuir para a permanência destes jovens no âmbito educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID509_TB746_18092022080235.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA SANTANA SANTOS PEREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Mariana Costa"
    "autor_email" => "mariana.costa@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86930
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 746
    "inscrito_id" => 509
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO DISTRITO DE BOQUEIRÃO, TOUROS-RN"
    "resumo" => "O presente trabalho busca investigar as principais causas que levaram a evasão escolar no Ensino Fundamental–Anos Finais de uma escola pública localizada no Distrito de Boqueirão Touros-RN, no ano de 2019 e surgiu de um incômodo pessoal de um dos autores de ver alunos em seu cotidiano, optando em larga as atividades escolares. Fato este que, aparentemente, vem ocorrendo nos últimos anos do Ensino Fundamental sem gerar qualquer preocupação ou intervenção. Para realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica relacionada ao tema evasão escolar, utilizando-se como principais autores Santos (2004), Carlos da Fonseca Brandão (2009), Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (1992), e dados obtidos por meio do Censo Escolar 2019 da escola em questão. Também foram coletados relatos dos alunos evadidos no corrente ano, obtidos através de um questionário contendo 09 questões. A partir dos dados coletados no Censo Escolar constatou-se que no ano letivo de 2019 se teve 101 alunos matriculados, 25 dos quais abandonaram as aulas no decorrer do referido ano. Ao final da pesquisa, ficou constatado, que principal fator que levou os educandos a saírem do âmbito escolar, foi o forte atrativo financeiro encontrado nas atividades agrícolas (59% dos alunos evadidos), outros motivos que também foram citados foram: mudança de moradia (8%), problemas familiares (10%), incompatibilidade de horários (23%). Chegou-se à conclusão que o principal fator que leva a evasão na escola em estudo é o forte atrativo financeiro causado pela agricultura. e isso é algo que deve ser mais detalhadamente analisado e estudado, dentro de uma comunidade, onde muitas pessoas sobrevivem exclusivamente da agricultura, por isso é importante desenvolver estratégias que venham contribuir para a permanência destes jovens no âmbito educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID509_TB746_18092022080235.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA SANTANA SANTOS PEREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Mariana Costa"
    "autor_email" => "mariana.costa@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O presente trabalho busca investigar as principais causas que levaram a evasão escolar no Ensino Fundamental–Anos Finais de uma escola pública localizada no Distrito de Boqueirão Touros-RN, no ano de 2019 e surgiu de um incômodo pessoal de um dos autores de ver alunos em seu cotidiano, optando em larga as atividades escolares. Fato este que, aparentemente, vem ocorrendo nos últimos anos do Ensino Fundamental sem gerar qualquer preocupação ou intervenção. Para realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica relacionada ao tema evasão escolar, utilizando-se como principais autores Santos (2004), Carlos da Fonseca Brandão (2009), Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (1992), e dados obtidos por meio do Censo Escolar 2019 da escola em questão. Também foram coletados relatos dos alunos evadidos no corrente ano, obtidos através de um questionário contendo 09 questões. A partir dos dados coletados no Censo Escolar constatou-se que no ano letivo de 2019 se teve 101 alunos matriculados, 25 dos quais abandonaram as aulas no decorrer do referido ano. Ao final da pesquisa, ficou constatado, que principal fator que levou os educandos a saírem do âmbito escolar, foi o forte atrativo financeiro encontrado nas atividades agrícolas (59% dos alunos evadidos), outros motivos que também foram citados foram: mudança de moradia (8%), problemas familiares (10%), incompatibilidade de horários (23%). Chegou-se à conclusão que o principal fator que leva a evasão na escola em estudo é o forte atrativo financeiro causado pela agricultura. e isso é algo que deve ser mais detalhadamente analisado e estudado, dentro de uma comunidade, onde muitas pessoas sobrevivem exclusivamente da agricultura, por isso é importante desenvolver estratégias que venham contribuir para a permanência destes jovens no âmbito educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.