A polinização é o processo de transferência dos grãos de pólen da antera até o estigma da flor, que pode ser realizado de forma abiótica e biótica. Esse trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do ensino médio no município de Pombal sobre polinização e agentes polinizadores. A pesquisa foi realizada com estudantes do Ensino médio da Escola Estadual Arruda Câmara do município de Pombal. O presente estudo consistiu em uma aplicação de questionário semiestruturados com 7 perguntas produzido no Google Forms, sendo 6 de múltipla escolha e 1 discursiva. Responderam ao questionário 39 discentes por um link enviado via WhatsApp. Obtivemos que a maior parte dos estudantes conseguiu explicar o processo com palavras-chave como grãos de pólen, estigma e anteras. Em relação aos agentes polinizadores as opções mais escolhidas foram as aves (71,8%) e as abelhas (94,9%). Perguntamos o tipo de interação ecológica envolvida e obtivemos que mais de 50 % selecionaram o mutualismo. Esse tipo de interação envolve benefícios para ambos organismos envolvidos. Identificamos ainda que a maior parte dos alunos souberam reconhecer a importância do processo para a manutenção da biodiversidade. Quando questionados sobre os grupos vegetais onde ocorrem a polinização, mais de 60% responderam que ocorriam nas Angiospermas, 56,4% nas gimnospermas e 41% nas briófitas. Durante o curso evolutivo dos vegetais o grão de pólen surgiu no grupo das Gimnospermas, sendo o transporte realizado principalmente pelo vento. Com o aparecimento das flores e suas diversas estruturas morfológicas, cores e perfumes os visitantes florais começaram a se diversificar entre os mais diversos grupos animais (aves, borboletas, mariposas, moscas, besouros, morcegos e abelhas). Concluímos que os estudantes entrevistados conseguiram definir adequadamente o tema e identificar os agentes polinizadores, porém em relação aos grupos em que ocorrem o fenômeno muitos ainda confundem e isso pode estar relacionado muitas vezes a falta de compreensão nas sinapomorfias e interpretação em cladogramas.