A pandemia do coronavírus (SARS-COV-2) trouxe grandes prejuízos tanto financeiros como educacionais. Com isso, as formas de aprendizagem tiveram que ser ressignificadas com o intuito de diminuir os danos dentro da educação. Entretanto, após o retorno das aulas presenciais diversas dificuldades se fizeram presentes durante a adaptação do retorno presencial. O objetivo do trabalho foi evidenciar as dificuldades enfrentadas após o período pandêmico e identificar quais os métodos de ensino foram utilizados para minimizar os prejuízos educacionais. O trabalho foi realizado durante o período de retorno presencial das aulas, nas fases de observação e regência do Programa Residência Pedagógica nas duas escolas campo: Colégio Estadual Leônidas Gonçalves Duarte e Colégio Militar do Estado do Tocantins Unidade VI, no período de outubro/2021 a março/2022, com as disciplinas de Ciências da Natureza, Biologia e Química. Dentro do retorno presencial os alunos encontraram algumas dificuldades em acompanhar o conteúdo e, consequentemente, o medo da reprovação tornou-se constante. As metodologias utilizadas durante o período de regência foram jogos educacionais, modelos didáticos, feira de ciências e aulas expositivas. Os métodos utilizados em aula que mostraram-se eficazes foram os jogos, apresentações com modelos didáticos, frisando a introdução de cada conteúdo abordado e fazendo um paralelo com o conteúdo ministrado em séries anteriores. Obteve-se resultados satisfatórios através da participação, empolgação dos alunos e nas atividades resolvidas em sala de aula.