Em 1947 cientistas estudaram a respeito de prováveis agentes causadores de doenças identificados nos macacos Rhesus, isolando o ZIKV pela primeira vez. No ano de 1957 na Nigéria houve a primeira infecção deste vírus em um homem. Após o primeiro relato na Nigéria, o vírus se alastrou rapidamente por algumas regiões da Ásia nos anos 70, sendo relatado no Brasil em 2013, tornando-se predominante na região nordeste do país. Devido ao aumento de casos nos últimos anos e as consequências deixadas pela doença, é necessário trabalhar em estratégias que atuem no combate à transmissão do vírus. Este estudo fez o planejamento de uma revisão de literatura, com base em publicações científicas referentes à importância da educação ambiental nas escolas para declínios de casos de zika. Após ser estabelecida a temática da pesquisa, foi elaborada a consulta dos trabalhos para realizar a revisão bibliográfica. As ações feitas na escola, proporcionam às crianças e jovens um relacionamento saudável com o meio ambiente, logo, tornam-se essenciais para o desenvolvimento de hábitos positivos ainda cedo. A Educação Ambiental compreende não somente a conscientização em relação à iminência à conservação da natureza, associado a um agrupamento de princípios que carecem ser propagados nas escolas, como também nas comunidades, através da educação informal. Logo, diante das considerações feitas, é notável que a Educação Ambiental necessita tornar-se efetiva e ser aplicada no âmbito escolar para ampliar e fortalecer a maneira de refletir e, além disso, de agir de forma prazerosa, acomodando todos os tipos de público alvo.