Este artigo tem como objetivo principal discutir sobre a cultura científica e sua influência no processo de apropriação do conhecimento científico como forma de inclusão social, desvelando o papel do ensino de Ciências na formação para a cidadania. No viés da discussão, será enfatizado sobre a importância da promoção da alfabetização científica, enfatizando que esta não se dê de maneira restrita, como aquela meramente mecânica, destituída de significados para os indivíduos, mas que aconteça de maneira ampliada, de modo a fornecer subsídios para a tomada de decisões frente às demandas das realidades sociais. A presente pesquisa se caracteriza como um estudo bibliográfico de natureza qualitativa, cujo referencial teórico está fundamentado em autores que pesquisam sobre Educação científica, cultura científica, alfabetização científica e ensino de Ciências. Diante do estudo bibliográfico realizado, evidenciou-se a necessidade de repensar três aspectos: como o ensino de Ciências tem sido ofertado nas escolas, como os estudantes produzem conhecimentos e quais saberes docentes são mobilizados para ensino ciências na perspectiva da cultura científica. Nessa conjuntura, urgem iniciativas educacionais que tornem o conhecimento científico acessível e compreensível para os estudantes e, consequentemente, para todos, e que este acesso não se torne privilégio somente de alguns. Por outro lado, também faz-se necessário a implementação de políticas públicas mais direcionadas à formação inicial e continuada dos professores de ciências, para que estes sejam capazes de promover a cultura científica na escola, colaborando para o processo da promoção da alfabetização científica e tecnológica, bem como para potencializar os fatores que colaboram para a inclusão social; por meio do acesso ao conhecimento científico.