Os riscos oferecidos pela falta de segurança nos laboratórios de ensino podem ser de diversos tipos e podem ser classificados em: riscos biológicos, riscos mecânicos, riscos ergonômicos, riscos físicos e riscos químicos. A biossegurança compreende um conjunto de práticas e ações técnicas voltadas para prevenir, minimizar ou eliminar esses riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, objetivando preservar a saúde do homem, dos animais e do meio ambiente. O ambiente laboratorial deve ser entendido como um sistema complexo, onde existem interações constantes entre os fatores humanos, ambientais, tecnológicos, educacionais e normativos. Essas interações, muitas vezes, favorecem a ocorrência de acidentes. O objetivo desta pesquisa foi realizar um registro fotográfico dos laboratórios de ensino do curso de Química da Unidade Acadêmica de Biologia e Química buscando avaliar a existência de possíveis riscos nos mesmos, e o comportamento dos profissionais favoráveis à minimização destes riscos. Durante a análise dos riscos de acidentes, foram observados a disposição de reagentes e vidrarias, EPI e EPC, máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc. Em geral, o bloco de laboratórios conta com entrada de porta dupla facilitar a entrada e saída de discentes e docentes, entrada contendo higienizador de pés, mãos e depósito de álcool em gel, para prevenção do Covid-19, corredores com disponibilidade de extintores e sinalizações e caderneta para melhor controle do acesso aos laboratórios seja para docente ou discente. Entretanto, há uma infinidade de medidas de segurança a serem seguidas, porém o fator fundamental para a minimização dos riscos é a conscientização e educação permanente dos profissionais proporcionando-lhes condições para um trabalho seguro, bem como a oportunidade para reflexões, discussões críticas, atualização e adoção de medidas preventivas corretas.