Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MOBILIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87326
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 275
    "inscrito_id" => 180
    "titulo" => "MOBILIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como intenção traçar pressupostos para realizar uma discussão profunda sobre a formação inicial de professores de matemática, pautando-se na construção de ideias e concepções que devem ser sucedidas a partir da mobilização de saberes docentes enquanto alunos do curso de graduação, resultando posteriormente em uma ressignificação desses saberes, formando assim o ser profissional em todas as esferas. Assim, objetivou-se analisar os saberes docentes que são mobilizados por licenciandos no seu processo de formação em aulas de diferentes disciplinas pedagógicas de um curso e Licenciatura em Matemática, verificando como esses saberes são trabalhados e construídos em sala de aula com a mediação do professor enquanto mediador e como esses saberes são ressignificados na prática, seja ela enquanto professor atuante na sala de aula seja durante os estágios supervisionados. Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa esta é caracterizada como descritiva buscando observar um fenômeno específico através de um estudo de caso. A pesquisa ao final elucida a realidade que hoje temos nos cursos de formação de professores no que tange a constituição de saberes docentes. Ao final, por meio das descrições e análises, temos um apontamento para uma fragilidade recorrente na formação inicial de professores de matemática. Percebemos que as concepções até então construídas por eles não representam uma prática concreta para a apropriação dos saberes de forma geral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID180_TB275_04052022233624.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATAS DE SOUSA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "JONATAS"
    "autor_email" => "profjonatasmarques@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87326
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 275
    "inscrito_id" => 180
    "titulo" => "MOBILIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como intenção traçar pressupostos para realizar uma discussão profunda sobre a formação inicial de professores de matemática, pautando-se na construção de ideias e concepções que devem ser sucedidas a partir da mobilização de saberes docentes enquanto alunos do curso de graduação, resultando posteriormente em uma ressignificação desses saberes, formando assim o ser profissional em todas as esferas. Assim, objetivou-se analisar os saberes docentes que são mobilizados por licenciandos no seu processo de formação em aulas de diferentes disciplinas pedagógicas de um curso e Licenciatura em Matemática, verificando como esses saberes são trabalhados e construídos em sala de aula com a mediação do professor enquanto mediador e como esses saberes são ressignificados na prática, seja ela enquanto professor atuante na sala de aula seja durante os estágios supervisionados. Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa esta é caracterizada como descritiva buscando observar um fenômeno específico através de um estudo de caso. A pesquisa ao final elucida a realidade que hoje temos nos cursos de formação de professores no que tange a constituição de saberes docentes. Ao final, por meio das descrições e análises, temos um apontamento para uma fragilidade recorrente na formação inicial de professores de matemática. Percebemos que as concepções até então construídas por eles não representam uma prática concreta para a apropriação dos saberes de forma geral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID180_TB275_04052022233624.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATAS DE SOUSA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "JONATAS"
    "autor_email" => "profjonatasmarques@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O presente trabalho tem como intenção traçar pressupostos para realizar uma discussão profunda sobre a formação inicial de professores de matemática, pautando-se na construção de ideias e concepções que devem ser sucedidas a partir da mobilização de saberes docentes enquanto alunos do curso de graduação, resultando posteriormente em uma ressignificação desses saberes, formando assim o ser profissional em todas as esferas. Assim, objetivou-se analisar os saberes docentes que são mobilizados por licenciandos no seu processo de formação em aulas de diferentes disciplinas pedagógicas de um curso e Licenciatura em Matemática, verificando como esses saberes são trabalhados e construídos em sala de aula com a mediação do professor enquanto mediador e como esses saberes são ressignificados na prática, seja ela enquanto professor atuante na sala de aula seja durante os estágios supervisionados. Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa esta é caracterizada como descritiva buscando observar um fenômeno específico através de um estudo de caso. A pesquisa ao final elucida a realidade que hoje temos nos cursos de formação de professores no que tange a constituição de saberes docentes. Ao final, por meio das descrições e análises, temos um apontamento para uma fragilidade recorrente na formação inicial de professores de matemática. Percebemos que as concepções até então construídas por eles não representam uma prática concreta para a apropriação dos saberes de forma geral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.