MOBILIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87326 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 275 "inscrito_id" => 180 "titulo" => "MOBILIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como intenção traçar pressupostos para realizar uma discussão profunda sobre a formação inicial de professores de matemática, pautando-se na construção de ideias e concepções que devem ser sucedidas a partir da mobilização de saberes docentes enquanto alunos do curso de graduação, resultando posteriormente em uma ressignificação desses saberes, formando assim o ser profissional em todas as esferas. Assim, objetivou-se analisar os saberes docentes que são mobilizados por licenciandos no seu processo de formação em aulas de diferentes disciplinas pedagógicas de um curso e Licenciatura em Matemática, verificando como esses saberes são trabalhados e construídos em sala de aula com a mediação do professor enquanto mediador e como esses saberes são ressignificados na prática, seja ela enquanto professor atuante na sala de aula seja durante os estágios supervisionados. Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa esta é caracterizada como descritiva buscando observar um fenômeno específico através de um estudo de caso. A pesquisa ao final elucida a realidade que hoje temos nos cursos de formação de professores no que tange a constituição de saberes docentes. Ao final, por meio das descrições e análises, temos um apontamento para uma fragilidade recorrente na formação inicial de professores de matemática. Percebemos que as concepções até então construídas por eles não representam uma prática concreta para a apropriação dos saberes de forma geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID180_TB275_04052022233624.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATAS DE SOUSA MARQUES" "autor_nome_curto" => "JONATAS" "autor_email" => "profjonatasmarques@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87326 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 275 "inscrito_id" => 180 "titulo" => "MOBILIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como intenção traçar pressupostos para realizar uma discussão profunda sobre a formação inicial de professores de matemática, pautando-se na construção de ideias e concepções que devem ser sucedidas a partir da mobilização de saberes docentes enquanto alunos do curso de graduação, resultando posteriormente em uma ressignificação desses saberes, formando assim o ser profissional em todas as esferas. Assim, objetivou-se analisar os saberes docentes que são mobilizados por licenciandos no seu processo de formação em aulas de diferentes disciplinas pedagógicas de um curso e Licenciatura em Matemática, verificando como esses saberes são trabalhados e construídos em sala de aula com a mediação do professor enquanto mediador e como esses saberes são ressignificados na prática, seja ela enquanto professor atuante na sala de aula seja durante os estágios supervisionados. Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa esta é caracterizada como descritiva buscando observar um fenômeno específico através de um estudo de caso. A pesquisa ao final elucida a realidade que hoje temos nos cursos de formação de professores no que tange a constituição de saberes docentes. Ao final, por meio das descrições e análises, temos um apontamento para uma fragilidade recorrente na formação inicial de professores de matemática. Percebemos que as concepções até então construídas por eles não representam uma prática concreta para a apropriação dos saberes de forma geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID180_TB275_04052022233624.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATAS DE SOUSA MARQUES" "autor_nome_curto" => "JONATAS" "autor_email" => "profjonatasmarques@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }