Este estudo objetiva refletir acerca do seguinte problema: qual é o papel do professor na formação de uma sociedade democrática? A prática docente, no contexto atual, passa por uma profunda crise que se relaciona ao conflito de interesses entre um fazer pedagógico vivo e transformador em uma sociedade democrática e a manutenção de privilégios sociais mediante a transformação de desigualdades culturais em desigualdade escolar. Defendemos, nessa perspectiva, que o professor compreenda seu importante papel nesse cenário para promoção de práticas libertadoras e de respeito às diferenças dentro e fora do ambiente escolar. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, adotando a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD) para coleta e análise dos dados. Nesse sentido, a coleta de dados partiu da concepção prévia individual e coletiva do grupo pesquisado quanto ao papel do professor na formação de uma sociedade democrática. Na análise individual, por meio do CHD, percebemos a elaboração de respostas que dialogam com teóricos da educação, apesar de não contemplarem determinados aspectos em sua totalidade. Na resposta construída coletivamente, por outro lado, houve a reorganização das ideias, mantendo-se presente a importância de uma mediação pautada em um viés crítico e reflexivo. O resultado obtido mediante a utilização do CHD enquanto ferramenta para coleta e análise de dados contribuiu para a reflexão dos professores a respeito da própria prática, apontando para a importância de um olhar diferenciado sob a função social da docência.