Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A CONCEPÇÃO DE EGRESSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR PARA A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86750
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 714
    "inscrito_id" => 1375
    "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE EGRESSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR PARA A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA"
    "resumo" => "Este estudo objetiva refletir acerca do seguinte problema: qual é o papel do professor na formação de uma sociedade democrática? A prática docente, no contexto atual, passa por uma profunda crise que se relaciona ao conflito de interesses entre um fazer pedagógico vivo e transformador em uma sociedade democrática e a manutenção de privilégios sociais mediante a transformação de desigualdades culturais em desigualdade escolar. Defendemos, nessa perspectiva, que o professor compreenda seu importante papel nesse cenário para promoção de práticas libertadoras e de respeito às diferenças dentro e fora do ambiente escolar. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, adotando a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD) para coleta e análise dos dados. Nesse sentido, a coleta de dados partiu da concepção prévia individual e coletiva do grupo pesquisado quanto ao papel do professor na formação de uma sociedade democrática. Na análise individual, por meio do CHD, percebemos a elaboração de respostas que dialogam com teóricos da educação, apesar de não contemplarem determinados aspectos em sua totalidade. Na resposta construída coletivamente, por outro lado, houve a reorganização das ideias, mantendo-se presente a importância de uma mediação pautada em um viés crítico e reflexivo. O resultado obtido mediante a utilização do CHD enquanto ferramenta para coleta e análise de dados contribuiu para a reflexão dos professores a respeito da própria prática, apontando para a importância de um olhar diferenciado sob a função social da docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1375_TB714_20082022105957.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANIA SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SILVANIA"
    "autor_email" => "silvania.silvaoliveira@uf"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86750
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 714
    "inscrito_id" => 1375
    "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE EGRESSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR PARA A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA"
    "resumo" => "Este estudo objetiva refletir acerca do seguinte problema: qual é o papel do professor na formação de uma sociedade democrática? A prática docente, no contexto atual, passa por uma profunda crise que se relaciona ao conflito de interesses entre um fazer pedagógico vivo e transformador em uma sociedade democrática e a manutenção de privilégios sociais mediante a transformação de desigualdades culturais em desigualdade escolar. Defendemos, nessa perspectiva, que o professor compreenda seu importante papel nesse cenário para promoção de práticas libertadoras e de respeito às diferenças dentro e fora do ambiente escolar. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, adotando a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD) para coleta e análise dos dados. Nesse sentido, a coleta de dados partiu da concepção prévia individual e coletiva do grupo pesquisado quanto ao papel do professor na formação de uma sociedade democrática. Na análise individual, por meio do CHD, percebemos a elaboração de respostas que dialogam com teóricos da educação, apesar de não contemplarem determinados aspectos em sua totalidade. Na resposta construída coletivamente, por outro lado, houve a reorganização das ideias, mantendo-se presente a importância de uma mediação pautada em um viés crítico e reflexivo. O resultado obtido mediante a utilização do CHD enquanto ferramenta para coleta e análise de dados contribuiu para a reflexão dos professores a respeito da própria prática, apontando para a importância de um olhar diferenciado sob a função social da docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1375_TB714_20082022105957.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANIA SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SILVANIA"
    "autor_email" => "silvania.silvaoliveira@uf"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Este estudo objetiva refletir acerca do seguinte problema: qual é o papel do professor na formação de uma sociedade democrática? A prática docente, no contexto atual, passa por uma profunda crise que se relaciona ao conflito de interesses entre um fazer pedagógico vivo e transformador em uma sociedade democrática e a manutenção de privilégios sociais mediante a transformação de desigualdades culturais em desigualdade escolar. Defendemos, nessa perspectiva, que o professor compreenda seu importante papel nesse cenário para promoção de práticas libertadoras e de respeito às diferenças dentro e fora do ambiente escolar. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, adotando a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD) para coleta e análise dos dados. Nesse sentido, a coleta de dados partiu da concepção prévia individual e coletiva do grupo pesquisado quanto ao papel do professor na formação de uma sociedade democrática. Na análise individual, por meio do CHD, percebemos a elaboração de respostas que dialogam com teóricos da educação, apesar de não contemplarem determinados aspectos em sua totalidade. Na resposta construída coletivamente, por outro lado, houve a reorganização das ideias, mantendo-se presente a importância de uma mediação pautada em um viés crítico e reflexivo. O resultado obtido mediante a utilização do CHD enquanto ferramenta para coleta e análise de dados contribuiu para a reflexão dos professores a respeito da própria prática, apontando para a importância de um olhar diferenciado sob a função social da docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.