A CONCEPÇÃO DE EGRESSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR PARA A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86750 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 1375 "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE EGRESSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR PARA A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA" "resumo" => "Este estudo objetiva refletir acerca do seguinte problema: qual é o papel do professor na formação de uma sociedade democrática? A prática docente, no contexto atual, passa por uma profunda crise que se relaciona ao conflito de interesses entre um fazer pedagógico vivo e transformador em uma sociedade democrática e a manutenção de privilégios sociais mediante a transformação de desigualdades culturais em desigualdade escolar. Defendemos, nessa perspectiva, que o professor compreenda seu importante papel nesse cenário para promoção de práticas libertadoras e de respeito às diferenças dentro e fora do ambiente escolar. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, adotando a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD) para coleta e análise dos dados. Nesse sentido, a coleta de dados partiu da concepção prévia individual e coletiva do grupo pesquisado quanto ao papel do professor na formação de uma sociedade democrática. Na análise individual, por meio do CHD, percebemos a elaboração de respostas que dialogam com teóricos da educação, apesar de não contemplarem determinados aspectos em sua totalidade. Na resposta construída coletivamente, por outro lado, houve a reorganização das ideias, mantendo-se presente a importância de uma mediação pautada em um viés crítico e reflexivo. O resultado obtido mediante a utilização do CHD enquanto ferramenta para coleta e análise de dados contribuiu para a reflexão dos professores a respeito da própria prática, apontando para a importância de um olhar diferenciado sob a função social da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1375_TB714_20082022105957.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANIA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SILVANIA" "autor_email" => "silvania.silvaoliveira@uf" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86750 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 1375 "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE EGRESSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR PARA A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA" "resumo" => "Este estudo objetiva refletir acerca do seguinte problema: qual é o papel do professor na formação de uma sociedade democrática? A prática docente, no contexto atual, passa por uma profunda crise que se relaciona ao conflito de interesses entre um fazer pedagógico vivo e transformador em uma sociedade democrática e a manutenção de privilégios sociais mediante a transformação de desigualdades culturais em desigualdade escolar. Defendemos, nessa perspectiva, que o professor compreenda seu importante papel nesse cenário para promoção de práticas libertadoras e de respeito às diferenças dentro e fora do ambiente escolar. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, adotando a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD) para coleta e análise dos dados. Nesse sentido, a coleta de dados partiu da concepção prévia individual e coletiva do grupo pesquisado quanto ao papel do professor na formação de uma sociedade democrática. Na análise individual, por meio do CHD, percebemos a elaboração de respostas que dialogam com teóricos da educação, apesar de não contemplarem determinados aspectos em sua totalidade. Na resposta construída coletivamente, por outro lado, houve a reorganização das ideias, mantendo-se presente a importância de uma mediação pautada em um viés crítico e reflexivo. O resultado obtido mediante a utilização do CHD enquanto ferramenta para coleta e análise de dados contribuiu para a reflexão dos professores a respeito da própria prática, apontando para a importância de um olhar diferenciado sob a função social da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1375_TB714_20082022105957.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANIA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SILVANIA" "autor_email" => "silvania.silvaoliveira@uf" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }