O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – CAMPUS I, POSSIBILITOU ÀS RESIDENTES BOLSISTAS A OPORTUNIDADE DE ESTAREM INSERIDAS NO ESPAÇO ESCOLAR, ATUANDO E VIVENCIANDO OS DESAFIOS OCORRIDOS NO ENSINO REMOTO DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (EF) DE ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB. DESTE MODO, FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES POR MEIO DE APLICATIVO DO WHATSAPP E PLATAFORMA DO GOOGLE MEET, QUE FAZENDO PARTE DOS CONTEÚDOS ELABORADOS POR DOCUMENTOS COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) VISARAM A CONSTRUÇÃO MEDIADA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, EIXOS PRIORITÁRIOS NOS ANOS INICIAIS DO EF. NESTA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO APRESENTA UMA SÍNTESE SOBRE O PROCESSO DE LETRAMENTO DESENVOLVIDO NA REFERENTE TURMA, PARTINDO DOS ESTUDOS E CONCEITOS ELABORADOS POR SOARES (2020, 2021), DENTRE OUTROS AUTORES. SENDO ASSIM, PUDEMOS EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES FOCADAS NO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E SOCIAL DE CADA CRIANÇA, BEM COMO A ESSENCIALIDADE DE SE COMPREENDER A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO COMO PROCESSOS COGNITIVOS DISTINTOS.