VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DE VÍDEOS EXPOSITIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EMBRIOLOGIA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85073 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 414 "titulo" => "VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DE VÍDEOS EXPOSITIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EMBRIOLOGIA" "resumo" => "NOS DIAS ATUAIS O ENSINO-APRENDIZAGEM REQUER PROJETOS E TECNOLOGIAS QUE AUXILIEM OS DISCENTES PARA UMA MELHOR INTERLIGAÇÃO ENTRE A REALIDADE TEÓRICA E A EXPOSITIVA, ASSIM BUSCA-SE REALIZAR A INOVAÇÃO ONDE OS ALUNOS PRATIQUEM NOS ESTUDOS MAIS DO QUE A OBSERVAÇÃO, MAS TAMBÉM REFLETIR SOBRE O CONTEÚDO MINISTRADO. PARA QUE O ENSINO NÃO SEJA ROTINEIRO, O PROFESSOR BUSCA TRANSMITIR A INFORMAÇÃO DE FORMA QUE O ALUNO NÃO DECORE, MAS COMPREENDA O QUE FOI EXPOSTO. FAZER A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUXILIARES, COMO A EXPOSIÇÃO DE VÍDEOS, ACOMPANHADO DE UMA METODOLOGIA CONCORDANTE ÁS NECESSIDADES DO ALUNO TRAZ UMA DINÂMICA ALTERNATIVA AS AULAS. POR CONSEGUINTE, O OBJETIVO DESTA ATIVIDADE É VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES UTILIZANDO VÍDEOS EXPOSITIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EMBRIOLOGIA. PRIMEIRAMENTE, NA PRIMEIRA AULA FOI EXPOSTO O CONTEÚDO PROGRAMADO PREVISTO NO CURRÍCULO FOI REALIZADO COM OS ALUNOS UM PRÉ-TESTE COM DEZ PERGUNTAS PARA MENSURAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O CONTEÚDO. FORAM UTILIZADAS QUESTÕES OBJETIVAS SOBRE O TEMA E DISPONIBILIZADO O TEMPO DE 40 MIN DE AULA PARA QUE REALIZASSEM A ATIVIDADE. COM A ATIVIDADE PROPOSTA NESSA PRIMEIRA AULA, FORAM EXIBIDOS VÍDEOS EDUCATIVOS QUE AUXILIAVAM A COMPREENSÃO DESSE CONTEÚDO PELOS ALUNOS. NA ÚLTIMA AULA, FOI MINISTRADO UM PÓS-TESTE, ONDE OS DISCENTES RESPONDERAM UMA NOVA ATIVIDADE SOBRE O CONTEÚDO APLICADO. OBSERVAMOS QUE COM A APLICAÇÃO DO PRÉ-TESTE, A APLICAÇÃO DOS VÍDEOS DIDÁTICOS E POSTERIORMENTE A REALIZAÇÃO DO PÓS-TESTE, OS ALUNOS OBTIVERAM MAIOR ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, O QUE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, VÍDEOS EXPOSITIVOS, PRÉ-TESTE, PÓS-TESTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID414_26102021212804.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE LARISSA KURYLUK" "autor_nome_curto" => "KAAH" "autor_email" => "karinee_kkk@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85073 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 414 "titulo" => "VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DE VÍDEOS EXPOSITIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EMBRIOLOGIA" "resumo" => "NOS DIAS ATUAIS O ENSINO-APRENDIZAGEM REQUER PROJETOS E TECNOLOGIAS QUE AUXILIEM OS DISCENTES PARA UMA MELHOR INTERLIGAÇÃO ENTRE A REALIDADE TEÓRICA E A EXPOSITIVA, ASSIM BUSCA-SE REALIZAR A INOVAÇÃO ONDE OS ALUNOS PRATIQUEM NOS ESTUDOS MAIS DO QUE A OBSERVAÇÃO, MAS TAMBÉM REFLETIR SOBRE O CONTEÚDO MINISTRADO. PARA QUE O ENSINO NÃO SEJA ROTINEIRO, O PROFESSOR BUSCA TRANSMITIR A INFORMAÇÃO DE FORMA QUE O ALUNO NÃO DECORE, MAS COMPREENDA O QUE FOI EXPOSTO. FAZER A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUXILIARES, COMO A EXPOSIÇÃO DE VÍDEOS, ACOMPANHADO DE UMA METODOLOGIA CONCORDANTE ÁS NECESSIDADES DO ALUNO TRAZ UMA DINÂMICA ALTERNATIVA AS AULAS. POR CONSEGUINTE, O OBJETIVO DESTA ATIVIDADE É VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES UTILIZANDO VÍDEOS EXPOSITIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EMBRIOLOGIA. PRIMEIRAMENTE, NA PRIMEIRA AULA FOI EXPOSTO O CONTEÚDO PROGRAMADO PREVISTO NO CURRÍCULO FOI REALIZADO COM OS ALUNOS UM PRÉ-TESTE COM DEZ PERGUNTAS PARA MENSURAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O CONTEÚDO. FORAM UTILIZADAS QUESTÕES OBJETIVAS SOBRE O TEMA E DISPONIBILIZADO O TEMPO DE 40 MIN DE AULA PARA QUE REALIZASSEM A ATIVIDADE. COM A ATIVIDADE PROPOSTA NESSA PRIMEIRA AULA, FORAM EXIBIDOS VÍDEOS EDUCATIVOS QUE AUXILIAVAM A COMPREENSÃO DESSE CONTEÚDO PELOS ALUNOS. NA ÚLTIMA AULA, FOI MINISTRADO UM PÓS-TESTE, ONDE OS DISCENTES RESPONDERAM UMA NOVA ATIVIDADE SOBRE O CONTEÚDO APLICADO. OBSERVAMOS QUE COM A APLICAÇÃO DO PRÉ-TESTE, A APLICAÇÃO DOS VÍDEOS DIDÁTICOS E POSTERIORMENTE A REALIZAÇÃO DO PÓS-TESTE, OS ALUNOS OBTIVERAM MAIOR ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, O QUE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, VÍDEOS EXPOSITIVOS, PRÉ-TESTE, PÓS-TESTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID414_26102021212804.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE LARISSA KURYLUK" "autor_nome_curto" => "KAAH" "autor_email" => "karinee_kkk@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }