¿MENTALICEMOS UN MAPA? : UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO ACERCA DO CONTO “UNOS VECINOS DE OTRO MUNDO”
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85083 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 486 "inscrito_id" => 929 "titulo" => "¿MENTALICEMOS UN MAPA? : UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO ACERCA DO CONTO “UNOS VECINOS DE OTRO MUNDO”" "resumo" => "A SEQUÊNCIA DIDÁTICA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DINÂMICA NO TRABALHO DOCENTE UMA VEZ QUE TRAZ UMA PROPOSTA DE TRABALHO MAIS COMPLEXA EM RELAÇÃO AO TEMA, EM COMPARAÇÃO COM O PLANO DE AULA. ELES SE DIFERENCIAM NÃO SÓ NA QUANTIDADE DE CONTEÚDO, MAS NO PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO DE AULAS, MATERIAIS, METODOLOGIA E PROCESSO DE AVALIAÇÃO. ESSA ESTRATÉGIA DE PRÁTICA DOCENTE É CONSIDERADA UMA METODOLOGIA ATIVA DEVIDO AO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NA AUTONOMIA E NO PROTAGONISMO. A DIVISÃO EM LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS, PESQUISA, EXPOSIÇÃO TEÓRICA E AVALIAÇÃO ADMITE UM DETALHAMENTO PROFUNDO TOPICALIZADO, CADA QUAL PODENDO RECEBER DIFERENTES METODOLOGIAS INDIVIDUAIS POR AULA DADA, QUE VARIAM INCLUSIVE EM RELAÇÃO AO TEMA, OBJETIVOS E CONTEXTO DE PRODUÇÃO. DESSA FORMA, NO PLANO DE AULA DA ETAPA DE AVALIAÇÃO, PROPÕE-SE O USO DE MAPA MENTAL QUE REPRESENTA NÃO SÓ O LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS NO PROCESSO, MAS TAMBÉM UMA ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO IMAGÉTICA E VERBAL, TRABALHANDO COM CONCISÃO E RELEVÂNCIA E QUE, ALÉM DE EXERCITAR A ESCRITA, MOVIMENTA A LEITURA E A CONSTRUÇÃO COGNITIVA. VISANDO UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NAS PRÁTICAS ESCOLARES, ESTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE NAS TEORIAS DE OLIVEIRA (2013) CHIARELLA (2015) E KOZEL (2007) PARA; PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MOVIMENTANDO OS CONHECIMENTOS CULTURAIS E IDENTITÁRIOS DO MÉXICO; ARTICULAR COM UM MAPA MENTAL A FINALIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO FUNDAMENTADOS NOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA SD E, POR FIM, ANALISAR OS PONTOS QUE PODEM SER DESENVOLVIDOS COM A TURMA NO TEMA E QUE JUSTIFICAM O USO DESSA ESTRATÉGIA DE FORMA MAIS RECORRENTE NA SALA DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MAPA MENTAL, “DÍA DE LOS MUERTOS”, PROPOSTA CULTURAL, METODOLOGIA ATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID929_26102021220751.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA MARTINS DE ALVARENGA" "autor_nome_curto" => "MARIANA MARTINS" "autor_email" => "marianamartinsm@yahoo.com" "autor_ies" => "UNI-FACEF CENTRO UNIVERSITÁRIO MUN. DE FRANCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85083 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 486 "inscrito_id" => 929 "titulo" => "¿MENTALICEMOS UN MAPA? : UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO ACERCA DO CONTO “UNOS VECINOS DE OTRO MUNDO”" "resumo" => "A SEQUÊNCIA DIDÁTICA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DINÂMICA NO TRABALHO DOCENTE UMA VEZ QUE TRAZ UMA PROPOSTA DE TRABALHO MAIS COMPLEXA EM RELAÇÃO AO TEMA, EM COMPARAÇÃO COM O PLANO DE AULA. ELES SE DIFERENCIAM NÃO SÓ NA QUANTIDADE DE CONTEÚDO, MAS NO PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO DE AULAS, MATERIAIS, METODOLOGIA E PROCESSO DE AVALIAÇÃO. ESSA ESTRATÉGIA DE PRÁTICA DOCENTE É CONSIDERADA UMA METODOLOGIA ATIVA DEVIDO AO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NA AUTONOMIA E NO PROTAGONISMO. A DIVISÃO EM LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS, PESQUISA, EXPOSIÇÃO TEÓRICA E AVALIAÇÃO ADMITE UM DETALHAMENTO PROFUNDO TOPICALIZADO, CADA QUAL PODENDO RECEBER DIFERENTES METODOLOGIAS INDIVIDUAIS POR AULA DADA, QUE VARIAM INCLUSIVE EM RELAÇÃO AO TEMA, OBJETIVOS E CONTEXTO DE PRODUÇÃO. DESSA FORMA, NO PLANO DE AULA DA ETAPA DE AVALIAÇÃO, PROPÕE-SE O USO DE MAPA MENTAL QUE REPRESENTA NÃO SÓ O LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS NO PROCESSO, MAS TAMBÉM UMA ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO IMAGÉTICA E VERBAL, TRABALHANDO COM CONCISÃO E RELEVÂNCIA E QUE, ALÉM DE EXERCITAR A ESCRITA, MOVIMENTA A LEITURA E A CONSTRUÇÃO COGNITIVA. VISANDO UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NAS PRÁTICAS ESCOLARES, ESTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE NAS TEORIAS DE OLIVEIRA (2013) CHIARELLA (2015) E KOZEL (2007) PARA; PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MOVIMENTANDO OS CONHECIMENTOS CULTURAIS E IDENTITÁRIOS DO MÉXICO; ARTICULAR COM UM MAPA MENTAL A FINALIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO FUNDAMENTADOS NOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA SD E, POR FIM, ANALISAR OS PONTOS QUE PODEM SER DESENVOLVIDOS COM A TURMA NO TEMA E QUE JUSTIFICAM O USO DESSA ESTRATÉGIA DE FORMA MAIS RECORRENTE NA SALA DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MAPA MENTAL, “DÍA DE LOS MUERTOS”, PROPOSTA CULTURAL, METODOLOGIA ATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID929_26102021220751.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA MARTINS DE ALVARENGA" "autor_nome_curto" => "MARIANA MARTINS" "autor_email" => "marianamartinsm@yahoo.com" "autor_ies" => "UNI-FACEF CENTRO UNIVERSITÁRIO MUN. DE FRANCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }