INTERSEXUALIDADE E SUA (IN)VISIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85410 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 661 "titulo" => "INTERSEXUALIDADE E SUA (IN)VISIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA OCIDENTAL BASEIA-SE NUM SISTEMA ESTRITO DE NORMAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE QUE IMPÕEM A HETEROSSEXUALIDADE COMO ÚNICA OPÇÃO LEGÍTIMA DE SEXUALIDADE E A CISGENERIDADE COMO FORMA DE IDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO “NATURAL”. NESSE CONTEXTO, O SEXO BIOLÓGICO É BINÁRIO E SERÁ O PRIMEIRO MARCADOR QUE INDICA COM QUAL GÊNERO UM INDIVÍDUO DEVE SE IDENTIFICAR E COM QUEM ELE PODERÁ REALIZAR SUAS PRÁTICAS SEXUAIS. CONTUDO, EXISTE UM GRUPO DE INDIVÍDUOS QUE SE ENCONTRA DESLOCADO DESSE SISTEMA; SUA HUMANIDADE É NEGADA, SEUS CORPOS SÃO ALTERADOS E SEUS DIREITOS FICAM COMPROMETIDOS. ESSES SÃO OS INDIVÍDUOS INTERSEXO, AQUELES QUE NÃO SE ENCAIXAM NO PADRÃO BIOLÓGICO ESPERADO PARA OS SEXOS FEMININO E MASCULINO E, POR ISSO, SÃO DESTINADOS À ANORMALIDADE. A EXISTÊNCIA DE SEUS CORPOS “AMBÍGUOS” APRESENTA-SE COMO UM DESAFIO EM UM SISTEMA BINÁRIO, ESPECIALMENTE NO AMBIENTE ESCOLAR, PRIMEIRO LOCAL DE SOCIALIZAÇÃO FORA DA FAMÍLIA. NESSE ESPAÇO, ESSES INDIVÍDUOS DEPARAM-SE COM REPRESENTAÇÕES ESTIGMATIZADAS E PATOLÓGICAS DOS SEUS CORPOS, ESPECIALMENTE NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. ENTRETANTO, APESAR DE SER UM LOCAL QUE MUITAS VEZES REPRODUZ DISCURSOS HEGEMÔNICOS EXCLUDENTES, A ESCOLA APRESENTA UM GRANDE POTENCIAL PARA A TRANSFORMAÇÃO, DESCONSTRUÇÃO DE DISCURSOS E PRECONCEITOS E PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. NESSE CONTEXTO, UMA DAS DEMANDAS DA COMUNIDADE INTERSEXO – INDIVÍDUOS INTERSEXO, ALIADOS E MILITANTES – É A REVISÃO DE SUA REPRESENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO E MAIOR VISIBILIDADE AOS SEUS CORPOS E VIVÊNCIAS, DE FORMA A TRANSFORMAR A VISÃO DA SOCIEDADE SOBRE SEUS CORPOS E INTERROMPER AS INTERVENÇÕES “NORMALIZANTES” ÀS QUAIS ELES SÃO SUBMETIDOS. LOGO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É AVALIAR QUAL O PANORAMA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, MAIS ESPECIFICAMENTE NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. PARA TAL, FOI ANALISADO DE QUE FORMA OS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA – COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E PARÂMETROS NACIONAIS CURRICULARES – ESTÃO ABORDANDO A INTERSEXUALIDADE E DEMAIS CORPOS DISSIDENTES. ALÉM DISSO, FORAM ANALISADOS OS REFERENCIAIS CURRICULARES DE CINCO ESTADOS BRASILEIROS (PARANÁ, SÃO PAULO, GOIÁS, MARANHÃO E AMAPÁ). EM TODOS ESTES DOCUMENTOS FOI REALIZADA UMA BUSCA DE TERMOS USUALMENTE UTILIZADOS PARA REFERIR-SE AOS INDIVÍDUOS/CORPOS INTERSEXO COMO “INTERSEXUAL” E “INTERSEXUALIDADE” E “HERMAFRODITA”. ADEMAIS, FOI FEITA UMA ANÁLISE DE COMO A EDUCAÇÃO SEXUAL - CORPOS, GÊNERO E SEXUALIDADE – FOI ABORDADA NESSES DOCUMENTOS. POR MEIO DAS BUSCAS, VERIFICOU-SE A AUSÊNCIA DE QUALQUER REFERÊNCIA A INTERSEXUALIDADE OU DEMAIS CORPOS DISSIDENTES, SENDO TODAS AS CITAÇÕES REFERENTES AO ESTUDO DO CORPO BINÁRIAS E COM FOCO APENAS NOS SEXOS BIOLÓGICOS FEMININO E MASCULINO. PERCEBE-SE QUE APESAR DAS LUTAS DA COMUNIDADE INTERSEXO POR RECONHECIMENTO E POR DIREITOS, SUAS VIVÊNCIAS AINDA SÃO APAGADAS E SUAS EXISTÊNCIAS NEGADAS. CONSTATA-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE MAIS ESTUDOS ENVOLVENDO A TEMÁTICA DENTRO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO, POIS A MAIORIA DAS PESQUISAS QUE ABORDAM A INTERSEXUALIDADE CONCENTRAM-SE NOS CAMPOS DO DIREITO, MEDICINA E CIÊNCIAS SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => "INTERSEXUALIDADE , CIÊNCIAS E BIOLOGIA , EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "62c3334253c59_04072022153650.pdf" "created_at" => "2022-07-04 15:36:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DEDA" "autor_nome_curto" => "BRUNA DEDA" "autor_email" => "brunadeda1997@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85410 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 661 "titulo" => "INTERSEXUALIDADE E SUA (IN)VISIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA OCIDENTAL BASEIA-SE NUM SISTEMA ESTRITO DE NORMAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE QUE IMPÕEM A HETEROSSEXUALIDADE COMO ÚNICA OPÇÃO LEGÍTIMA DE SEXUALIDADE E A CISGENERIDADE COMO FORMA DE IDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO “NATURAL”. NESSE CONTEXTO, O SEXO BIOLÓGICO É BINÁRIO E SERÁ O PRIMEIRO MARCADOR QUE INDICA COM QUAL GÊNERO UM INDIVÍDUO DEVE SE IDENTIFICAR E COM QUEM ELE PODERÁ REALIZAR SUAS PRÁTICAS SEXUAIS. CONTUDO, EXISTE UM GRUPO DE INDIVÍDUOS QUE SE ENCONTRA DESLOCADO DESSE SISTEMA; SUA HUMANIDADE É NEGADA, SEUS CORPOS SÃO ALTERADOS E SEUS DIREITOS FICAM COMPROMETIDOS. ESSES SÃO OS INDIVÍDUOS INTERSEXO, AQUELES QUE NÃO SE ENCAIXAM NO PADRÃO BIOLÓGICO ESPERADO PARA OS SEXOS FEMININO E MASCULINO E, POR ISSO, SÃO DESTINADOS À ANORMALIDADE. A EXISTÊNCIA DE SEUS CORPOS “AMBÍGUOS” APRESENTA-SE COMO UM DESAFIO EM UM SISTEMA BINÁRIO, ESPECIALMENTE NO AMBIENTE ESCOLAR, PRIMEIRO LOCAL DE SOCIALIZAÇÃO FORA DA FAMÍLIA. NESSE ESPAÇO, ESSES INDIVÍDUOS DEPARAM-SE COM REPRESENTAÇÕES ESTIGMATIZADAS E PATOLÓGICAS DOS SEUS CORPOS, ESPECIALMENTE NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. ENTRETANTO, APESAR DE SER UM LOCAL QUE MUITAS VEZES REPRODUZ DISCURSOS HEGEMÔNICOS EXCLUDENTES, A ESCOLA APRESENTA UM GRANDE POTENCIAL PARA A TRANSFORMAÇÃO, DESCONSTRUÇÃO DE DISCURSOS E PRECONCEITOS E PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. NESSE CONTEXTO, UMA DAS DEMANDAS DA COMUNIDADE INTERSEXO – INDIVÍDUOS INTERSEXO, ALIADOS E MILITANTES – É A REVISÃO DE SUA REPRESENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO E MAIOR VISIBILIDADE AOS SEUS CORPOS E VIVÊNCIAS, DE FORMA A TRANSFORMAR A VISÃO DA SOCIEDADE SOBRE SEUS CORPOS E INTERROMPER AS INTERVENÇÕES “NORMALIZANTES” ÀS QUAIS ELES SÃO SUBMETIDOS. LOGO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É AVALIAR QUAL O PANORAMA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, MAIS ESPECIFICAMENTE NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. PARA TAL, FOI ANALISADO DE QUE FORMA OS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA – COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E PARÂMETROS NACIONAIS CURRICULARES – ESTÃO ABORDANDO A INTERSEXUALIDADE E DEMAIS CORPOS DISSIDENTES. ALÉM DISSO, FORAM ANALISADOS OS REFERENCIAIS CURRICULARES DE CINCO ESTADOS BRASILEIROS (PARANÁ, SÃO PAULO, GOIÁS, MARANHÃO E AMAPÁ). EM TODOS ESTES DOCUMENTOS FOI REALIZADA UMA BUSCA DE TERMOS USUALMENTE UTILIZADOS PARA REFERIR-SE AOS INDIVÍDUOS/CORPOS INTERSEXO COMO “INTERSEXUAL” E “INTERSEXUALIDADE” E “HERMAFRODITA”. ADEMAIS, FOI FEITA UMA ANÁLISE DE COMO A EDUCAÇÃO SEXUAL - CORPOS, GÊNERO E SEXUALIDADE – FOI ABORDADA NESSES DOCUMENTOS. POR MEIO DAS BUSCAS, VERIFICOU-SE A AUSÊNCIA DE QUALQUER REFERÊNCIA A INTERSEXUALIDADE OU DEMAIS CORPOS DISSIDENTES, SENDO TODAS AS CITAÇÕES REFERENTES AO ESTUDO DO CORPO BINÁRIAS E COM FOCO APENAS NOS SEXOS BIOLÓGICOS FEMININO E MASCULINO. PERCEBE-SE QUE APESAR DAS LUTAS DA COMUNIDADE INTERSEXO POR RECONHECIMENTO E POR DIREITOS, SUAS VIVÊNCIAS AINDA SÃO APAGADAS E SUAS EXISTÊNCIAS NEGADAS. CONSTATA-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE MAIS ESTUDOS ENVOLVENDO A TEMÁTICA DENTRO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO, POIS A MAIORIA DAS PESQUISAS QUE ABORDAM A INTERSEXUALIDADE CONCENTRAM-SE NOS CAMPOS DO DIREITO, MEDICINA E CIÊNCIAS SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => "INTERSEXUALIDADE , CIÊNCIAS E BIOLOGIA , EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "62c3334253c59_04072022153650.pdf" "created_at" => "2022-07-04 15:36:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DEDA" "autor_nome_curto" => "BRUNA DEDA" "autor_email" => "brunadeda1997@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }