NOS LIMITES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESTE RELATO VISA ANALISAR COMO A AUSÊNCIA DA INTERAÇÃO E DO EXERCÍCIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL PODE PROVOCAR UMA DEFICIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, ASSIM COMO NAS NOÇÕES DE TEXTO, TEXTUALIDADE E PROCESSOS DE DE TEXTUALIZAÇÃO, OU SEJA, A LÍNGUA VIVA E EM MOVIMENTO. PARA TANTO, DESCREVE-SE COMO ACORREU UMA REGÊNCIA SOBRE O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES DESEMPENHADAS ATÉ ENTÃO, FOCANDO NA PRODUÇÃO DE TEXTO, A FIM DE TECER REFLEXÕES APOIADAS AO ARCABOUÇO TEÓRICO SELECIONADO, COMPOSTO POR BAKHTIN (2003, 2006), GERALDI (1997), MARCUSCHI (2008), ALÉM DA PRÓPRIA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DE 2017. ASSIM, PODE-SE APONTAR QUE A NÃO INTERAÇÃO E O NÃO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCRITA PARA O ESTUDO DE LÍNGUA RETRATOU AS DIFICULDADES E INSEGURANÇAS DOS ALUNOS QUANTO A AULA DE PORTUGUÊS, VISTO QUE É POR MEIO DAS ATIVIDADES COM O TEXTO E SUA ANÁLISE MEDIADA PELA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA QUE A APRENDIZAGEM SE TORNA POSSÍVEL.