UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE UM ATLAS COLABORATIVO, COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO, ENTRE O SUBPROJETO DE GEOGRAFIA PIBID E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85046 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 533 "inscrito_id" => 685 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE UM ATLAS COLABORATIVO, COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO, ENTRE O SUBPROJETO DE GEOGRAFIA PIBID E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => """ O ATLAS PIBID É UMA FERRAMENTA COLABORATIVA DE CARTOGRAFIAS, COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFRJ, COM OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE ALENCAR, LARANJEIRAS, RIO DE JANEIRO. A NECESSIDADE DE PROCURAR MEIOS DE INTERAÇÃO REMOTA COM OS ALUNOS DA JOSÉ DE ALENCAR, DADO O CONTEXTO DE PANDEMIA, FEZ SURGIR O PROJETO. LOGO, DECIDIMOS CRIAR O ATLAS PIBID, EM UM FORMATO COLABORATIVO COM OS ESTUDANTES DA ESCOLA, E ASSIM, POSSIBILITAR UMA INTERAÇÃO. PARA A PRODUÇÃO DO ATLAS, PROCURAMOS USAR AS PLATAFORMAS COMO QUANTUM GIS (QGIS) E O GOOGLE EARTH PRO. \r\n O DOCUMENTO FINALIZADO DO ATLAS ESTÁ DISPOSTO EM UM DRIVE COM O INTUITO DE FORNECER DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO A SUA EDIÇÃO EM PDF E SEUS RESPECTIVOS MAPAS TEMÁTICOS. ALÉM DE MAPAS, O ATLAS CONTA COM ALGUMAS ARTES E ILUSTRAÇÕES PARA DAR AS BOAS-VINDAS AOS ALUNOS E TODA A COMUNIDADE DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE ALENCAR NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK, E QUE AINDA CONTINUA EM PROGRESSO. \r\n ESTA PRIMEIRA EDIÇÃO AINDA NÃO OBTEVE O RESULTADO QUE QUERÍAMOS, TENDO EM VISTA A LIMITAÇÃO NA APROXIMAÇÃO COM OS ALUNOS. A PRÓXIMA EDIÇÃO DO ATLAS PIBID JÁ ESTÁ SENDO PENSADA PELO GRUPO, ALÉM DA GRANDE EXPECTATIVA QUE, DESSA VEZ, SEJA POSSÍVEL A MAIOR APROXIMAÇÃO COM OS ALUNOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO ATLAS, LEVANDO EM CONTA, QUE O ATLAS FOI CRIADO NA PERSPECTIVA DA PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO DOS ALUNOS. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ATLAS, MAPA COLABORATIVO, CARTOGRAFIA TEMÁTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID685_26102021230840.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DOS SANTOS CALADO" "autor_nome_curto" => "MILA" "autor_email" => "camilasc11@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85046 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 533 "inscrito_id" => 685 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE UM ATLAS COLABORATIVO, COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO, ENTRE O SUBPROJETO DE GEOGRAFIA PIBID E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => """ O ATLAS PIBID É UMA FERRAMENTA COLABORATIVA DE CARTOGRAFIAS, COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFRJ, COM OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE ALENCAR, LARANJEIRAS, RIO DE JANEIRO. A NECESSIDADE DE PROCURAR MEIOS DE INTERAÇÃO REMOTA COM OS ALUNOS DA JOSÉ DE ALENCAR, DADO O CONTEXTO DE PANDEMIA, FEZ SURGIR O PROJETO. LOGO, DECIDIMOS CRIAR O ATLAS PIBID, EM UM FORMATO COLABORATIVO COM OS ESTUDANTES DA ESCOLA, E ASSIM, POSSIBILITAR UMA INTERAÇÃO. PARA A PRODUÇÃO DO ATLAS, PROCURAMOS USAR AS PLATAFORMAS COMO QUANTUM GIS (QGIS) E O GOOGLE EARTH PRO. \r\n O DOCUMENTO FINALIZADO DO ATLAS ESTÁ DISPOSTO EM UM DRIVE COM O INTUITO DE FORNECER DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO A SUA EDIÇÃO EM PDF E SEUS RESPECTIVOS MAPAS TEMÁTICOS. ALÉM DE MAPAS, O ATLAS CONTA COM ALGUMAS ARTES E ILUSTRAÇÕES PARA DAR AS BOAS-VINDAS AOS ALUNOS E TODA A COMUNIDADE DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE ALENCAR NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK, E QUE AINDA CONTINUA EM PROGRESSO. \r\n ESTA PRIMEIRA EDIÇÃO AINDA NÃO OBTEVE O RESULTADO QUE QUERÍAMOS, TENDO EM VISTA A LIMITAÇÃO NA APROXIMAÇÃO COM OS ALUNOS. A PRÓXIMA EDIÇÃO DO ATLAS PIBID JÁ ESTÁ SENDO PENSADA PELO GRUPO, ALÉM DA GRANDE EXPECTATIVA QUE, DESSA VEZ, SEJA POSSÍVEL A MAIOR APROXIMAÇÃO COM OS ALUNOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO ATLAS, LEVANDO EM CONTA, QUE O ATLAS FOI CRIADO NA PERSPECTIVA DA PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO DOS ALUNOS. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ATLAS, MAPA COLABORATIVO, CARTOGRAFIA TEMÁTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID685_26102021230840.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DOS SANTOS CALADO" "autor_nome_curto" => "MILA" "autor_email" => "camilasc11@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }