IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA O PROFESSOR
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84799 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 466 "inscrito_id" => 672 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA O PROFESSOR" "resumo" => "A AVALIA??O ? CLASSIFICADA COMO PARTE COMPLEMENTAR DOS M?TODOS EDUCATIVOS, SENDO INDISPENS?VEL EM TODA PROPOSTA DE EDUCA??O, UMA VEZ QUE SE ENCONTRA UNIDA AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NA MAIORIA DAS VEZES ? VISTA APENAS COMO UMA SIMPLES CLASSIFICA??O POR NOTAS, ?ROTULANDO? OS ALUNOS, AO TEMPO QUE DEVERIA SER VISTA COMO UMA MANEIRA DO DOCENTE ORIENTAR A SUA PR?TICA, DE MODO A IR DE ENCONTRO COM AS LEG?TIMAS NECESSIDADES DOS SEUS ALUNOS. NO QUE DIZ RESPEITO AOS TIPOS, A AVALIA??O PODE SER NORMATIVA SE BASEIA EM NORMAS, COMPARANDO CADA ALUNO COM A M?DIA DE DESEMPENHO DE UM GRUPO E A CRITERIAL QUE ? BASEADA EM CRIT?RIOS E AVALIA O DESEMPENHO DO ALUNO COM BASE NOS OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM. DIANTE DO EXPOSTO, PERCEBE- SE QUE A AVALIA??O SE ENCONTRA DURANTE TODO PROCESSO EDUCACIONAL, E N?O APENAS EM UM DETERMINADO MOMENTO, SENDO, PORTANTO, UM INSTRUMENTO PRESENTE DESDE O IN?CIO AO FIM NO TRABALHO DO PROFESSOR. PARTINDO DESTE CONTEXTO, OBJETIVOU - SE COM ESTE TRABALHO REALIZAR UM ESTUDO TE?RICO, A FIM DE DISCUTIR AS IDEIAS SOBRE AVALIA??O PEDAG?GICA NO CONTEXTO DA SUA IMPORT?NCIA PARA O PROFESSOR. ADOTOU - SE PARA ESTE TRABALHO A REVIS?O BIBLIOGR?FICA NARRATIVA, UMA VEZ QUE ESTA N?O ? IMPARCIAL, PERMITINDO ACESSO ?S EXPERI?NCIAS DE DIFERENTES AUTORES QUE DIALOGAM SOBRE O ASSUNTO PROPOSTO: AVALIA??O PEDAG?GICA, FUN??O E NECESSIDADE - A IMPORT?NCIA DA AVALIA??O PARA O PROFESSOR. O LEVANTAMENTO DOS DADOS FOI EM BASE DE DADOS DE PESQUISA, DISPON?VEIS GRATUITAMENTE NA WEB, UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: IMPORT?NCIA DA AVALIA??O PEDAG?GICA; AVALIA??O E ENSINO APRENDIZAGEM, AVALIA??O X PROFESSOR. A POPULA??O DO ESTUDO FOI MISTA, CONTENDO DIVERSAS LITERATURAS (LIVROS, ARTIGOS CIENT?FICOS, DISSERTA??ES, TESES, MONOGRAFIAS, RESENHAS E ARTIGOS DE OPINI?O) PERTINENTES AO TEMA, PREFERENCIALMENTE OS TE?RICOS RELACIONADOS AO ASSUNTO COMO: CIPRIANO LUCKESI, JUSSARA HOFFMANN, PHILIPPE PERRENOUD, MARY STELA CHUEIRI, MARIA CELINA MELCHIOR E OUTROS. FORAM INCLU?DAS APENAS AS PUBLICA??ES QUE RESPONDERAM ? QUEST?O DO ESTUDO, NO IDIOMA PORTUGU?S. A AVALIA??O N?O INCIDE APENAS EM AVALIAR O ALUNO, MAS TODO CONTEXTO ESCOLAR E SOCIAL QUE ELE VIVE, SENDO ASSIM POSS?VEL FAZER UM DIAGN?STICO VISANDO SANAR AS DIFICULDADES QUANTO ? APRENDIZAGEM NA SUA TOTALIDADE, OU SEJA, EM ?MBITO PR?TICO E TE?RICO, APRESENTANDO - SE COMO UM ELEMENTO DE FUNDAMENTAL IMPORT?NCIA NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO E DO PROFESSOR. O PROCESSO DE AVALIA??O EST? LIGADO ? PR?TICA PEDAG?GICA DO PROFESSOR E, ASSIM, INFLUENCIA DIRETAMENTE NO CEN?RIO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, RESULTANDO EM HABILIDADES, COMPORTAMENTOS E COMPREENS?ES DE SEUS ALUNOS, PODENDO RESSALTAR QUE: NA CONDI??O DE AVALIADOR DESSE PROCESSO, O PROFESSOR INTERPRETA E ATRIBUI SENTIDOS E SIGNIFICADOS ? AVALIA??O ESCOLAR, PRODUZINDO CONHECIMENTOS E REPRESENTA??ES A RESPEITO DA AVALIA??O. DE MANEIRA GERAL, A AVALIA??O PEDAG?GICA DA APRENDIZAGEM VEM A SER DEFINIDA COMO UM ARTIF?CIO QUE O PROFESSOR ENCONTRA DE CONSEGUIR INFORMA??ES QUANTO AOS AVAN?OS E AS DIFICULDADES DOS ALUNOS, UM PROCEDIMENTO DE NATUREZA PERMANENTE, CAPAZ DE CONCEDER SUPORTE AO M?TODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISANDO CONTRIBUIR PARA O PLANEJAMENTO DE ATUA??ES QUE PERMITAM AUXILIAR O ALUNO A AVAN?AR, COM SUCESSO, NO SEU PROCESSO EDUCACIONAL. NESTE CONTEXTO ENTENDER O QUE ? AVALIA??O TEM SE TORNADO UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ?MBITO ESCOLAR, NO QUE DIZ RESPEITO AOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS. LAMENTAVELMENTE, MUITOS DOCENTES UTILIZAM A PROVA PARA AVALIAR SEUS ALUNOS, NO ENTANTO, N?O DESMERECENDO ESTE EXCELENTE INSTRUMENTO AVALIATIVO, ELA N?O PODE SER E NEM DEVE SER USADA COMO MEIO DE DETERMINAR A SUPERIORIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO. NO ENTANTO, ESSE PADR?O DE AVALIA??O PEDAG?GICA J? ? QUESTION?VEL UMA VEZ QUE OUTROS MODELOS DE AVALIA??O J? EST?O DISPON?VEIS PARA OS DOCENTES EM TODAS AS MODALIDADES DE ENSINO. A AVALIA??O ? TRADICIONALMENTE ASSOCIADA, NA ESCOLA, ? CRIA??O DE HIERARQUIAS DE EXCEL?NCIA. ASSIM, PODEMOS ALEGAR QUE O M?TODO AVALIATIVO TEM ANALOGIA DIRETA COM A ACEP??O QUE O PROFESSOR OBTEVE SOBRE AVALIA??O DA APRENDIZAGEM, EM FUN??O DISTO, PARA QUE OCORRA O CONHECIMENTO DE AVALIA??O COMO INSTRUMENTO DIAL?GICO QUE FAVORECE A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO CONFORME PROPOSTA DE LUCKESI ? PRECISO UMA FORMA??O INICIAL COERENTE E CONTINUADA DENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO. A A??O DE AVALIAR NOS IMPLICA AVAN?O NO PROCESSO E NO RESULTADO, UMA VEZ QUE AUXILIA NA MOTIVA??O DE APRENDIZAGENS INOVADORAS E COMPREENS?O DA A??O DE ENSINAR, PORTANTO N?O PODE SER CONSIDERADA COMO RESULTADO DE MOMENTO, MAS SIM DE UM PROCESSO, EMPREGANDO ASSIM TODAS AS SUAS MODALIDADES. PARA OS PROFESSORES, AVALIAR ? UMA OPORTUNIDADE PARA CONFERIR SE OS ALUNOS ALCAN?ARAM AS METAS PR?-DEFINIDAS. SENDO ASSIM POSS?VEL TRAZER NOVO DIRECIONAMENTO ?S ATUA??ES PEDAG?GICAS PARA QUE OS OBJETIVOS SEJAM ATINGIDOS. DE FORMA QUE A AVALIA??O DEMANDA UMA INTEGRA??O ENTRE OS OBJETIVOS PROPENDIDOS E OS INSTRUMENTOS EMPREGADOS. ISTO S? SE ALCAN?A SE EMPREGARMOS CONCEITOS QUE APRIMOREM OS CONHECIMENTOS A FIM DE QUE RESPONDA OS DESAFIOS QUE SURGEM NO PROCESSO EDUCATIVO. A AVALIA??O EDUCACIONAL DEVE ACOMPANHAR CADA PASSO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE ? UMA TAREFA DID?TICA IMPRESCIND?VEL E CONSTANTE NO TRABALHO DO PROFESSOR. ? ATRAV?S DELA QUE V?O SENDO CONFRONTADOS OS RESULTADOS ALCAN?ADOS NO DECORRER DO TRABALHO CONJUNTO DOS EDUCADORES E EDUCANDOS, SENDO POSS?VEL VERIFICAR PROGRESSOS, DIFICULDADES E NORTEAR FUTUROS TRABALHOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR, DIAGNÓSTICO, PROFESSOR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID672_26102021213326.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE AMARAL CASSIANO" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alineamaralc22@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84799 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 466 "inscrito_id" => 672 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA O PROFESSOR" "resumo" => "A AVALIA??O ? CLASSIFICADA COMO PARTE COMPLEMENTAR DOS M?TODOS EDUCATIVOS, SENDO INDISPENS?VEL EM TODA PROPOSTA DE EDUCA??O, UMA VEZ QUE SE ENCONTRA UNIDA AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NA MAIORIA DAS VEZES ? VISTA APENAS COMO UMA SIMPLES CLASSIFICA??O POR NOTAS, ?ROTULANDO? OS ALUNOS, AO TEMPO QUE DEVERIA SER VISTA COMO UMA MANEIRA DO DOCENTE ORIENTAR A SUA PR?TICA, DE MODO A IR DE ENCONTRO COM AS LEG?TIMAS NECESSIDADES DOS SEUS ALUNOS. NO QUE DIZ RESPEITO AOS TIPOS, A AVALIA??O PODE SER NORMATIVA SE BASEIA EM NORMAS, COMPARANDO CADA ALUNO COM A M?DIA DE DESEMPENHO DE UM GRUPO E A CRITERIAL QUE ? BASEADA EM CRIT?RIOS E AVALIA O DESEMPENHO DO ALUNO COM BASE NOS OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM. DIANTE DO EXPOSTO, PERCEBE- SE QUE A AVALIA??O SE ENCONTRA DURANTE TODO PROCESSO EDUCACIONAL, E N?O APENAS EM UM DETERMINADO MOMENTO, SENDO, PORTANTO, UM INSTRUMENTO PRESENTE DESDE O IN?CIO AO FIM NO TRABALHO DO PROFESSOR. PARTINDO DESTE CONTEXTO, OBJETIVOU - SE COM ESTE TRABALHO REALIZAR UM ESTUDO TE?RICO, A FIM DE DISCUTIR AS IDEIAS SOBRE AVALIA??O PEDAG?GICA NO CONTEXTO DA SUA IMPORT?NCIA PARA O PROFESSOR. ADOTOU - SE PARA ESTE TRABALHO A REVIS?O BIBLIOGR?FICA NARRATIVA, UMA VEZ QUE ESTA N?O ? IMPARCIAL, PERMITINDO ACESSO ?S EXPERI?NCIAS DE DIFERENTES AUTORES QUE DIALOGAM SOBRE O ASSUNTO PROPOSTO: AVALIA??O PEDAG?GICA, FUN??O E NECESSIDADE - A IMPORT?NCIA DA AVALIA??O PARA O PROFESSOR. O LEVANTAMENTO DOS DADOS FOI EM BASE DE DADOS DE PESQUISA, DISPON?VEIS GRATUITAMENTE NA WEB, UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: IMPORT?NCIA DA AVALIA??O PEDAG?GICA; AVALIA??O E ENSINO APRENDIZAGEM, AVALIA??O X PROFESSOR. A POPULA??O DO ESTUDO FOI MISTA, CONTENDO DIVERSAS LITERATURAS (LIVROS, ARTIGOS CIENT?FICOS, DISSERTA??ES, TESES, MONOGRAFIAS, RESENHAS E ARTIGOS DE OPINI?O) PERTINENTES AO TEMA, PREFERENCIALMENTE OS TE?RICOS RELACIONADOS AO ASSUNTO COMO: CIPRIANO LUCKESI, JUSSARA HOFFMANN, PHILIPPE PERRENOUD, MARY STELA CHUEIRI, MARIA CELINA MELCHIOR E OUTROS. FORAM INCLU?DAS APENAS AS PUBLICA??ES QUE RESPONDERAM ? QUEST?O DO ESTUDO, NO IDIOMA PORTUGU?S. A AVALIA??O N?O INCIDE APENAS EM AVALIAR O ALUNO, MAS TODO CONTEXTO ESCOLAR E SOCIAL QUE ELE VIVE, SENDO ASSIM POSS?VEL FAZER UM DIAGN?STICO VISANDO SANAR AS DIFICULDADES QUANTO ? APRENDIZAGEM NA SUA TOTALIDADE, OU SEJA, EM ?MBITO PR?TICO E TE?RICO, APRESENTANDO - SE COMO UM ELEMENTO DE FUNDAMENTAL IMPORT?NCIA NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO E DO PROFESSOR. O PROCESSO DE AVALIA??O EST? LIGADO ? PR?TICA PEDAG?GICA DO PROFESSOR E, ASSIM, INFLUENCIA DIRETAMENTE NO CEN?RIO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, RESULTANDO EM HABILIDADES, COMPORTAMENTOS E COMPREENS?ES DE SEUS ALUNOS, PODENDO RESSALTAR QUE: NA CONDI??O DE AVALIADOR DESSE PROCESSO, O PROFESSOR INTERPRETA E ATRIBUI SENTIDOS E SIGNIFICADOS ? AVALIA??O ESCOLAR, PRODUZINDO CONHECIMENTOS E REPRESENTA??ES A RESPEITO DA AVALIA??O. DE MANEIRA GERAL, A AVALIA??O PEDAG?GICA DA APRENDIZAGEM VEM A SER DEFINIDA COMO UM ARTIF?CIO QUE O PROFESSOR ENCONTRA DE CONSEGUIR INFORMA??ES QUANTO AOS AVAN?OS E AS DIFICULDADES DOS ALUNOS, UM PROCEDIMENTO DE NATUREZA PERMANENTE, CAPAZ DE CONCEDER SUPORTE AO M?TODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISANDO CONTRIBUIR PARA O PLANEJAMENTO DE ATUA??ES QUE PERMITAM AUXILIAR O ALUNO A AVAN?AR, COM SUCESSO, NO SEU PROCESSO EDUCACIONAL. NESTE CONTEXTO ENTENDER O QUE ? AVALIA??O TEM SE TORNADO UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ?MBITO ESCOLAR, NO QUE DIZ RESPEITO AOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS. LAMENTAVELMENTE, MUITOS DOCENTES UTILIZAM A PROVA PARA AVALIAR SEUS ALUNOS, NO ENTANTO, N?O DESMERECENDO ESTE EXCELENTE INSTRUMENTO AVALIATIVO, ELA N?O PODE SER E NEM DEVE SER USADA COMO MEIO DE DETERMINAR A SUPERIORIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO. NO ENTANTO, ESSE PADR?O DE AVALIA??O PEDAG?GICA J? ? QUESTION?VEL UMA VEZ QUE OUTROS MODELOS DE AVALIA??O J? EST?O DISPON?VEIS PARA OS DOCENTES EM TODAS AS MODALIDADES DE ENSINO. A AVALIA??O ? TRADICIONALMENTE ASSOCIADA, NA ESCOLA, ? CRIA??O DE HIERARQUIAS DE EXCEL?NCIA. ASSIM, PODEMOS ALEGAR QUE O M?TODO AVALIATIVO TEM ANALOGIA DIRETA COM A ACEP??O QUE O PROFESSOR OBTEVE SOBRE AVALIA??O DA APRENDIZAGEM, EM FUN??O DISTO, PARA QUE OCORRA O CONHECIMENTO DE AVALIA??O COMO INSTRUMENTO DIAL?GICO QUE FAVORECE A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO CONFORME PROPOSTA DE LUCKESI ? PRECISO UMA FORMA??O INICIAL COERENTE E CONTINUADA DENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO. A A??O DE AVALIAR NOS IMPLICA AVAN?O NO PROCESSO E NO RESULTADO, UMA VEZ QUE AUXILIA NA MOTIVA??O DE APRENDIZAGENS INOVADORAS E COMPREENS?O DA A??O DE ENSINAR, PORTANTO N?O PODE SER CONSIDERADA COMO RESULTADO DE MOMENTO, MAS SIM DE UM PROCESSO, EMPREGANDO ASSIM TODAS AS SUAS MODALIDADES. PARA OS PROFESSORES, AVALIAR ? UMA OPORTUNIDADE PARA CONFERIR SE OS ALUNOS ALCAN?ARAM AS METAS PR?-DEFINIDAS. SENDO ASSIM POSS?VEL TRAZER NOVO DIRECIONAMENTO ?S ATUA??ES PEDAG?GICAS PARA QUE OS OBJETIVOS SEJAM ATINGIDOS. DE FORMA QUE A AVALIA??O DEMANDA UMA INTEGRA??O ENTRE OS OBJETIVOS PROPENDIDOS E OS INSTRUMENTOS EMPREGADOS. ISTO S? SE ALCAN?A SE EMPREGARMOS CONCEITOS QUE APRIMOREM OS CONHECIMENTOS A FIM DE QUE RESPONDA OS DESAFIOS QUE SURGEM NO PROCESSO EDUCATIVO. A AVALIA??O EDUCACIONAL DEVE ACOMPANHAR CADA PASSO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE ? UMA TAREFA DID?TICA IMPRESCIND?VEL E CONSTANTE NO TRABALHO DO PROFESSOR. ? ATRAV?S DELA QUE V?O SENDO CONFRONTADOS OS RESULTADOS ALCAN?ADOS NO DECORRER DO TRABALHO CONJUNTO DOS EDUCADORES E EDUCANDOS, SENDO POSS?VEL VERIFICAR PROGRESSOS, DIFICULDADES E NORTEAR FUTUROS TRABALHOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR, DIAGNÓSTICO, PROFESSOR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID672_26102021213326.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE AMARAL CASSIANO" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alineamaralc22@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }