IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE AUGUSTINÓPOLIS - TO COMO FORMA DE ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84798 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 396 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE AUGUSTINÓPOLIS - TO COMO FORMA DE ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "A ARBORIZAÇÃO EXERCE MUITA INFLUÊNCIA AO ESPAÇO URBANO, SENDO RESPONSÁVEL POR TRAZER BENEFÍCIOS DE QUALIDADE DE VIDA AO AMBIENTE E À POPULAÇÃO, COMO ESTABILIDADE CLIMÁTICA, COMODIDADE AMBIENTAL, A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DO AR E A BELEZA VISUAL DAS CIDADES. APESAR DE SUA SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE, VEM SENDO DISCUTIDAS QUESTÕES RELACIONADAS À AUSÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NAS CIDADES. NESTE CONTEXTO, A PRESENÇA DAS ÁRVORES NO MEIO URBANO E SUA IMPORTÂNCIA TORNA-SE OBJETO DE ESTUDO QUE PODE SER TRABALHADO ATRAVÉS DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO CONSISTE EM UMA FORMA DE PROBLEMATIZAR A ARBORIZAÇÃO E A SUA RELEVÂNCIA NO ESPAÇO URBANO COM PARTICIPAÇÃO ATIVA DE ESTUDANTES. ESTE TRABALHO TEVE A INTENÇÃO DE ABORDAR A TEMÁTICA ARBORIZAÇÃO URBANA COM OS ALUNOS DE 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL SANTA GENOVEVA, NO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS, TOCANTINS, DESTACANDO SUA IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE NA CIDADE EM QUESTÃO, CONSIDERANDO A FALTA DE ÁRVORES EM LOCAIS DA CIDADE, OBSERVANDO PROBLEMAS OCASIONADOS POR ISSO E PROPONDO SOLUÇÕES PARA SE RESOLVER. O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO COM O APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – BRASIL (CAPES) E DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO) CAMPUS ARAGUATINS. O OBJETIVO FOI MOSTRAR AOS ALUNOS DA ESCOLA A IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE SUA RELEVÂNCIA NO LUGAR ONDE VIVEM COMO UMA FORMA DE ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, DENTRO DO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS - TO. A ARBORIZAÇÃO URBANA É ALGO ESSENCIAL PARA QUALQUER ESPAÇO URBANO E PROPORCIONA VÁRIOS FATORES PARA UMA BOA QUALIDADE DE VIDA, ALGUNS DESSES FATORES SÃO VARIADOS, COMO A CAPACIDADE DE PRODUZIR SOMBRA, AMENIZAR A POLUIÇÃO SONORA, AUMENTO DO TEOR DE OXIGÊNIO E UMIDADE, ABSORVER GÁS CARBÔNICO, AMENIZAR A TEMPERATURA E MELHORAR A QUALIDADE DO AR. OS PROBLEMAS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA FALTA DE ÁRVORES NÃO ESTÃO APENAS NAS FLORESTAS, O CRESCIMENTO DAS CIDADES DIMINUI O NÚMERO DE ÁREAS VERDES E CAUSA UMA REDUÇÃO DA BIODIVERSIDADE, COMPACTAÇÃO DO SOLO E ESCOAMENTO NA ÁREA URBANA. A PRESENÇA DE ÁRVORES É ALGO QUE EXIGE PLANEJAMENTO E SEUS PROBLEMAS AO MEIO AMBIENTE SÃO SIMPLES DE NOTAR E PODEM SER RESOLVIDOS COM AÇÕES DA SOCIEDADE. A PROPOSTA DE ATIVIDADE FOI FEITA A CERCA DE 30 ALUNOS DE 8º E 9º ANOS EM JUNHO DE 2021 POR MEIO DE ROTEIROS DE ESTUDOS IMPRESSOS CONTENDO AS ATIVIDADES QUE OS ALUNOS DA ESCOLA REALIZAM DURANTE O ENSINO REMOTO EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19. AS TURMAS EM QUESTÃO JÁ ESTAVAM SENDO ACOMPANHADAS PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO ESCOLAR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SOBRE A TEMÁTICA JÁ DESTACADA. FOI REALIZADA UMA ATIVIDADE INDIVIDUAL DE OBSERVAÇÃO, NA QUAL OS ALUNOS DEVERIAM IDENTIFICAR A PRESENÇA DE ARBORIZAÇÃO NA RUA ONDE VIVEM E SUA DISTRIBUIÇÃO DE ÁRVORES. ELES ANALISARAM OS BENEFÍCIOS E/OU MALEFÍCIOS DA DISTRIBUIÇÃO DE ÁRVORES NO LOCAL ONDE VIVEM E IDENTIFICARAM PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE POSSAM EXISTIR E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA ELES, E REGISTRARAM TUDO POR MEIO DE VÍDEOS INTERATIVOS GRAVADOS COM O CELULAR, RELATANDO E MOSTRANDO A PRESENÇA DAS ÁRVORES, E DESENHOS QUE BUSCARAM REPRESENTAR SOLUÇÕES PARA A FALTA DE ÁRVORES. A FORMA DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO FOI ORIENTADA POR MEIO DE REUNIÕES ONLINE DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS DAS TURMAS, COM ORIENTAÇÃO E APOIO DA PROFESSORA DA DISCIPLINA. A MAIOR PARTE DOS VÍDEOS FEITOS MOSTRARAM A PRESENÇA DE ÁRVORES NAS RUAS DA CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS, PORÉM EM POUCA QUANTIDADE. MUITOS ALUNOS RELATARAM QUE NOTAVAM A DIFERENÇA DE ESTAR EM UM LOCAL ARBORIZADO, ONDE A SENSAÇÃO TÉRMICA É MAIS AGRADÁVEL, SEGUNDO ELES. TAMBÉM COMENTARAM EM VÍDEOS POSSÍVEIS LOCAIS ONDE ELES ACHARIAM IMPORTANTE A PRESENÇA DE ÁRVORES. A RESPEITO DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SANAR A FALTA DE ÁRVORES, TODOS OS ALUNOS PARTICIPANTES REPRESENTARAM EM DESENHO COLORIDO O PLANTIO DE MUDAS EM LOCAIS DA CIDADE, ALGO VIÁVEL E IMPORTANTE DE SE COLOCAR EM PRÁTICA, SEGUNDO ELES. OS PARTICIPANTES TAMBÉM DEMONSTRARAM MUITA CRIATIVIDADE PARA REALIZAR O TRABALHO, PRINCIPALMENTE NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS, QUE DEVERIA SER ALGO SIMPLES, MAS ALGUNS CHEGARAM ATÉ A FAZER EDIÇÕES QUE O DEIXARAM MELHOR. FOI POSSÍVEL NOTAR QUE IDENTIFICAR PROBLEMAS AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO FOI UMA TAREFA FÁCIL PARA OS ALUNOS E QUE, SEGUNDO ELES, AS SOLUÇÕES TAMBÉM PODEM SER FÁCEIS DE SE TRABALHAR COM PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO. O TRABALHO POSSIBILITOU EXERCITAR COMO A PRÁTICA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO TEM AÇÃO INOVADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. PERCEBE-SE COMO ESSE TIPO DE METODOLOGIA ATIVA CENTRA A APRENDIZAGEM NO PRÓPRIO ALUNO, E PROPORCIONA QUE ELE VISUALIZE A TEMÁTICA NA SUA REALIDADE E SEJA CAPAZ DE SE QUESTIONAR E DISCUTIR A RESPEITO. TRAZER ESSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA SALA DE AULA ASSOCIANDO COM O COTIDIANO DO ALUNO COM FOCO NA INTERDISCIPLINARIDADE É DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA TORNAR O ENSINO MAIS DIDÁTICO E INTERATIVO COM A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO. ALÉM DISSO, TRABALHAR TEMÁTICAS AMBIENTAIS POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO CONSISTE EM UMA FORMA DE DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA A SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ARBORIZAÇÃO, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, MEIO AMBIENTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID396_25102021083522.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO VICTOR SOUSA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "antoniovictor.bio2018@gma" "autor_ies" => "IINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84798 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 396 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE AUGUSTINÓPOLIS - TO COMO FORMA DE ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "A ARBORIZAÇÃO EXERCE MUITA INFLUÊNCIA AO ESPAÇO URBANO, SENDO RESPONSÁVEL POR TRAZER BENEFÍCIOS DE QUALIDADE DE VIDA AO AMBIENTE E À POPULAÇÃO, COMO ESTABILIDADE CLIMÁTICA, COMODIDADE AMBIENTAL, A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DO AR E A BELEZA VISUAL DAS CIDADES. APESAR DE SUA SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE, VEM SENDO DISCUTIDAS QUESTÕES RELACIONADAS À AUSÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NAS CIDADES. NESTE CONTEXTO, A PRESENÇA DAS ÁRVORES NO MEIO URBANO E SUA IMPORTÂNCIA TORNA-SE OBJETO DE ESTUDO QUE PODE SER TRABALHADO ATRAVÉS DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO CONSISTE EM UMA FORMA DE PROBLEMATIZAR A ARBORIZAÇÃO E A SUA RELEVÂNCIA NO ESPAÇO URBANO COM PARTICIPAÇÃO ATIVA DE ESTUDANTES. ESTE TRABALHO TEVE A INTENÇÃO DE ABORDAR A TEMÁTICA ARBORIZAÇÃO URBANA COM OS ALUNOS DE 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL SANTA GENOVEVA, NO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS, TOCANTINS, DESTACANDO SUA IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE NA CIDADE EM QUESTÃO, CONSIDERANDO A FALTA DE ÁRVORES EM LOCAIS DA CIDADE, OBSERVANDO PROBLEMAS OCASIONADOS POR ISSO E PROPONDO SOLUÇÕES PARA SE RESOLVER. O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO COM O APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – BRASIL (CAPES) E DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO) CAMPUS ARAGUATINS. O OBJETIVO FOI MOSTRAR AOS ALUNOS DA ESCOLA A IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE SUA RELEVÂNCIA NO LUGAR ONDE VIVEM COMO UMA FORMA DE ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, DENTRO DO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS - TO. A ARBORIZAÇÃO URBANA É ALGO ESSENCIAL PARA QUALQUER ESPAÇO URBANO E PROPORCIONA VÁRIOS FATORES PARA UMA BOA QUALIDADE DE VIDA, ALGUNS DESSES FATORES SÃO VARIADOS, COMO A CAPACIDADE DE PRODUZIR SOMBRA, AMENIZAR A POLUIÇÃO SONORA, AUMENTO DO TEOR DE OXIGÊNIO E UMIDADE, ABSORVER GÁS CARBÔNICO, AMENIZAR A TEMPERATURA E MELHORAR A QUALIDADE DO AR. OS PROBLEMAS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA FALTA DE ÁRVORES NÃO ESTÃO APENAS NAS FLORESTAS, O CRESCIMENTO DAS CIDADES DIMINUI O NÚMERO DE ÁREAS VERDES E CAUSA UMA REDUÇÃO DA BIODIVERSIDADE, COMPACTAÇÃO DO SOLO E ESCOAMENTO NA ÁREA URBANA. A PRESENÇA DE ÁRVORES É ALGO QUE EXIGE PLANEJAMENTO E SEUS PROBLEMAS AO MEIO AMBIENTE SÃO SIMPLES DE NOTAR E PODEM SER RESOLVIDOS COM AÇÕES DA SOCIEDADE. A PROPOSTA DE ATIVIDADE FOI FEITA A CERCA DE 30 ALUNOS DE 8º E 9º ANOS EM JUNHO DE 2021 POR MEIO DE ROTEIROS DE ESTUDOS IMPRESSOS CONTENDO AS ATIVIDADES QUE OS ALUNOS DA ESCOLA REALIZAM DURANTE O ENSINO REMOTO EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19. AS TURMAS EM QUESTÃO JÁ ESTAVAM SENDO ACOMPANHADAS PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO ESCOLAR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SOBRE A TEMÁTICA JÁ DESTACADA. FOI REALIZADA UMA ATIVIDADE INDIVIDUAL DE OBSERVAÇÃO, NA QUAL OS ALUNOS DEVERIAM IDENTIFICAR A PRESENÇA DE ARBORIZAÇÃO NA RUA ONDE VIVEM E SUA DISTRIBUIÇÃO DE ÁRVORES. ELES ANALISARAM OS BENEFÍCIOS E/OU MALEFÍCIOS DA DISTRIBUIÇÃO DE ÁRVORES NO LOCAL ONDE VIVEM E IDENTIFICARAM PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE POSSAM EXISTIR E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA ELES, E REGISTRARAM TUDO POR MEIO DE VÍDEOS INTERATIVOS GRAVADOS COM O CELULAR, RELATANDO E MOSTRANDO A PRESENÇA DAS ÁRVORES, E DESENHOS QUE BUSCARAM REPRESENTAR SOLUÇÕES PARA A FALTA DE ÁRVORES. A FORMA DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO FOI ORIENTADA POR MEIO DE REUNIÕES ONLINE DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS DAS TURMAS, COM ORIENTAÇÃO E APOIO DA PROFESSORA DA DISCIPLINA. A MAIOR PARTE DOS VÍDEOS FEITOS MOSTRARAM A PRESENÇA DE ÁRVORES NAS RUAS DA CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS, PORÉM EM POUCA QUANTIDADE. MUITOS ALUNOS RELATARAM QUE NOTAVAM A DIFERENÇA DE ESTAR EM UM LOCAL ARBORIZADO, ONDE A SENSAÇÃO TÉRMICA É MAIS AGRADÁVEL, SEGUNDO ELES. TAMBÉM COMENTARAM EM VÍDEOS POSSÍVEIS LOCAIS ONDE ELES ACHARIAM IMPORTANTE A PRESENÇA DE ÁRVORES. A RESPEITO DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SANAR A FALTA DE ÁRVORES, TODOS OS ALUNOS PARTICIPANTES REPRESENTARAM EM DESENHO COLORIDO O PLANTIO DE MUDAS EM LOCAIS DA CIDADE, ALGO VIÁVEL E IMPORTANTE DE SE COLOCAR EM PRÁTICA, SEGUNDO ELES. OS PARTICIPANTES TAMBÉM DEMONSTRARAM MUITA CRIATIVIDADE PARA REALIZAR O TRABALHO, PRINCIPALMENTE NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS, QUE DEVERIA SER ALGO SIMPLES, MAS ALGUNS CHEGARAM ATÉ A FAZER EDIÇÕES QUE O DEIXARAM MELHOR. FOI POSSÍVEL NOTAR QUE IDENTIFICAR PROBLEMAS AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO FOI UMA TAREFA FÁCIL PARA OS ALUNOS E QUE, SEGUNDO ELES, AS SOLUÇÕES TAMBÉM PODEM SER FÁCEIS DE SE TRABALHAR COM PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO. O TRABALHO POSSIBILITOU EXERCITAR COMO A PRÁTICA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO TEM AÇÃO INOVADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. PERCEBE-SE COMO ESSE TIPO DE METODOLOGIA ATIVA CENTRA A APRENDIZAGEM NO PRÓPRIO ALUNO, E PROPORCIONA QUE ELE VISUALIZE A TEMÁTICA NA SUA REALIDADE E SEJA CAPAZ DE SE QUESTIONAR E DISCUTIR A RESPEITO. TRAZER ESSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA SALA DE AULA ASSOCIANDO COM O COTIDIANO DO ALUNO COM FOCO NA INTERDISCIPLINARIDADE É DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA TORNAR O ENSINO MAIS DIDÁTICO E INTERATIVO COM A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO. ALÉM DISSO, TRABALHAR TEMÁTICAS AMBIENTAIS POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO CONSISTE EM UMA FORMA DE DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA A SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ARBORIZAÇÃO, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, MEIO AMBIENTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID396_25102021083522.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO VICTOR SOUSA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "antoniovictor.bio2018@gma" "autor_ies" => "IINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }