O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), HÁ APROXIMADAMENTE 14 ANOS, PROMOVE A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA. NO ENTANTO, DURANTE O ANO DE 2021, AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOFRERAM MUDANÇAS CONSIDERÁVEIS, DEVIDO AO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. PROGRAMAS COMO O PIBID PRECISARAM REORGANIZAR SUAS ATIVIDADES DE FORMA QUE CONTINUASSEM A REUNIR/INTEGRAR COORDENADORES DE ÁREA, SUPERVISORES, DISCENTES E ESCOLAS NESTE NOVO CONTEXTO. CONSIDERANDO QUE A PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA VEM GANHANDO ESPAÇO NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE TEM TIDO SUA INSERÇÃO AMPLIADA NO AMBIENTE ESCOLAR, CONSTITUINDO-SE COMO METODOLOGIAS QUE COLOCAM O ALUNO COMO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E O PROFESSOR COMO MEDIADOR, ALIANDO TEORIA À PRÁTICA, ESSAS METODOLOGIAS FIZERAM PARTE DA REORGANIZAÇÃO DO PIBID DE EDUCAÇÃO DO CAMPO-CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DA UFMA OCORRIDA ENTRE 2020 E 2021. E, COM O INTUITO DE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NA ESCOLA PARCEIRA, PROPUSEMOS O USO DE UMA METODOLOGIA ATIVA, O TORNEIO DE JOGOS EM EQUIPES, REALIZADO DE FORMA HÍBRIDA. A ATIVIDADE FOI REALIZADA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA - EFA DE SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO (MA), COM A TURMA DO 6° ANO, TENDO COMO INSTRUMENTO DE SUSTENTAÇÃO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC, UTILIZOU-SE A UNIDADE TEMÁTICA TERRA E UNIVERSO E O OBJETO DO CONHECIMENTO, FORMA, ESTRUTURA E MOVIMENTOS DA TERRA. AS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS FORAM AS (EF06CI11) IDENTIFICAR AS DIFERENTES CAMADAS QUE ESTRUTURAM O PLANETA TERRA (DA ESTRUTURA INTERNA À ATMOSFERA) E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS; E (EF06CI12) IDENTIFICAR DIFERENTES TIPOS DE ROCHA, RELACIONANDO A FORMAÇÃO DE FÓSSEIS A ROCHAS SEDIMENTARES EM DIFERENTES PERÍODOS GEOLÓGICOS. A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE OCORREU EM TRÊS MOMENTOS, O PRIMEIRO DIA FOI DEDICADO À EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE AOS ALUNOS DA ESCOLA, O QUE OCORREU DE FORMA SÍNCRONA, OS ALUNOS FORAM DIRECIONADOS PELO SUPERVISOR A UMA SALA DE AULA, NA QUAL AS PROFESSORAS QUE COORDENAM O PROJETO E ALUNOS DO PIBID OS AGUARDAVAM NO LINK DO GOOGLE MEET. AO ENTRAREM NO LINK OS ALUNOS FORAM RECEPCIONADOS COM UM VÍDEO “A TERRA VISTA DO ESPAÇO: IMAGENS DO ASTRONAUTA JEFF WILLIAMS DA NASA'', DISPONÍVEL NO YOUTUBE. ESSA ESTRATÉGIA FOI USADA PARA QUE ELES FOSSEM INTRODUZIDOS AO CONTEÚDO E DESPERTASSEM O OLHAR PARA A BELEZA DE NOSSO PLANETA. ESTA ETAPA DUROU CERCA DE 30 MINUTOS. O SEGUNDO DIA FOI DESTINADO AO ESTUDO DOS CONTEÚDOS ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE, POR MEIO PRINCIPALMENTE DO MATERIAL DIDÁTICO ELABORADO PELOS PIBIDIANOS, COM BASE NO LIVRO ADOTADO PELA ESCOLA E A ORGANIZAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DAS EQUIPES. ESTAS AÇÕES TIVERAM DURAÇÃO DE 2 HORAS E FORAM REALIZADAS PRESENCIALMENTE NA ESCOLA, COM AUXÍLIO DO SUPERVISOR DA ESCOLA. PARA A CRIAÇÃO DA IDENTIDADE DAS EQUIPES FORAM ENVIADOS À ESCOLA MATERIAIS COMO TINTAS, CARTAZES, BALÕES E TNTS, SENDO QUE CADA UMA DELAS IDENTIFICAVA-SE COM UMA COR ESPECÍFICA. AO TODO QUATRO EQUIPES PARTICIPARAM DA ATIVIDADE. NO TERCEIRO DIA OCORREU A EXECUÇÃO DO TORNEIO, MAIS UMA VEZ SUPERVISOR E ALUNOS ENCONTRAVAM-SE NA ESCOLA E A CONDUÇÃO DA ATIVIDADE FOI REALIZADA DE FORMA REMOTA PELAS PROFESSORAS E PELOS 08 PIBIDIANOS DA UFMA. RESSALTA-SE QUE, APESAR DA ESCOLA PARCEIRA ENCONTRAR-SE EM FUNCIONAMENTO HÍBRIDO, ALGUMAS ATIVIDADES OCORRERAM REMOTAMENTE, DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19 E AUSÊNCIA DE SEGURANÇA SANITÁRIA PARA SUA REALIZAÇÃO PRESENCIAL. A AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FOI FEITA POR FORMULÁRIO DO GOOGLE FORMS E OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE DOS 26 PARTICIPANTES, 69,2 % IDENTIFICARAM-SE COMO DO SEXO FEMININO E 30,8% DO SEXO MASCULINO, COM IDADES DE 11 A 14 ANOS. AO SEREM QUESTIONADOS SOBRE O QUE APRENDERAM NO TORNEIO, OS ALUNOS MENCIONARAM QUE CONSEGUIRAM APRENDER SOBRE O PLANETA, SUAS CAMADAS, OS GASES QUE A COMPÕEM E SOBRE O SOLO. RESSALTA-SE QUE MUITOS ALUNOS TAMBÉM MENCIONARAM QUE APRENDERAM A TRABALHAR EM EQUIPES POR MEIO DESTA ATIVIDADE. AO AVALIAREM A METODOLOGIA UTILIZADA, 100% DOS PARTICIPANTES REFERIRAM-SE POSITIVAMENTE A ELA, EXALTANDO ESPECIALMENTE A CONDUÇÃO DA ATIVIDADE, QUE MESMO OCORRENDO DE FORMA REMOTA, CONSEGUIU ENVOLVER OS ALUNOS. AO FALAREM SOBRE COMO FOI A EXPERIÊNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE, OS PARTICIPANTES RESSALTARAM QUE GOSTARAM E QUE, POR MEIO DESTA ATIVIDADE, CONSEGUIRAM SE UNIR MAIS. QUANDO QUESTIONADOS SOBRE O QUE MAIS GOSTARAM DA ATIVIDADE AFIRMARAM QUE O APRENDIZADO QUE TIVERAM FOI IMPORTANTE E QUE CONSEGUIRAM DIVERTIR-SE ENQUANTO JOGAVAM O TORNEIO. DESTA FORMA, O TORNEIO MOSTROU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO VÁLIDO E PROVEITOSO, SUSCETÍVEL DE PROPICIAR APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS AO COLOCAR O ALUNO COMO CENTRO DO PROCESSO.