Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TORNEIO DE JOGOS EM EQUIPES COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA, METODOLOGIAS ATIVAS, Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85041
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 704
    "inscrito_id" => 2348
    "titulo" => "TORNEIO DE JOGOS EM EQUIPES COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), HÁ APROXIMADAMENTE 14 ANOS, PROMOVE A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA. NO ENTANTO, DURANTE O ANO DE 2021, AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOFRERAM MUDANÇAS CONSIDERÁVEIS, DEVIDO AO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. PROGRAMAS COMO O PIBID PRECISARAM REORGANIZAR SUAS ATIVIDADES DE FORMA QUE CONTINUASSEM A REUNIR/INTEGRAR COORDENADORES DE ÁREA, SUPERVISORES, DISCENTES E ESCOLAS NESTE NOVO CONTEXTO. CONSIDERANDO QUE A PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA VEM GANHANDO ESPAÇO NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE TEM TIDO SUA INSERÇÃO AMPLIADA NO AMBIENTE ESCOLAR, CONSTITUINDO-SE COMO METODOLOGIAS QUE COLOCAM O ALUNO COMO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E O PROFESSOR COMO MEDIADOR, ALIANDO TEORIA À PRÁTICA, ESSAS METODOLOGIAS FIZERAM PARTE DA REORGANIZAÇÃO DO PIBID DE EDUCAÇÃO DO CAMPO-CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DA UFMA OCORRIDA ENTRE 2020 E 2021.  E, COM O INTUITO DE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NA ESCOLA PARCEIRA, PROPUSEMOS O USO DE UMA METODOLOGIA ATIVA, O TORNEIO DE JOGOS EM EQUIPES, REALIZADO DE FORMA HÍBRIDA. A ATIVIDADE FOI REALIZADA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA - EFA DE SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO (MA), COM A TURMA DO 6° ANO, TENDO COMO INSTRUMENTO DE SUSTENTAÇÃO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC, UTILIZOU-SE A UNIDADE TEMÁTICA TERRA E UNIVERSO E O OBJETO DO CONHECIMENTO, FORMA, ESTRUTURA E MOVIMENTOS DA TERRA. AS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS FORAM AS (EF06CI11) IDENTIFICAR AS DIFERENTES CAMADAS QUE ESTRUTURAM O PLANETA TERRA (DA ESTRUTURA INTERNA À ATMOSFERA) E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS; E (EF06CI12) IDENTIFICAR DIFERENTES TIPOS DE ROCHA, RELACIONANDO A FORMAÇÃO DE FÓSSEIS A ROCHAS SEDIMENTARES EM DIFERENTES PERÍODOS GEOLÓGICOS. A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE OCORREU EM TRÊS MOMENTOS, O PRIMEIRO DIA FOI DEDICADO À EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE AOS ALUNOS DA ESCOLA, O QUE OCORREU DE FORMA SÍNCRONA, OS ALUNOS FORAM DIRECIONADOS PELO SUPERVISOR A UMA SALA DE AULA, NA QUAL AS PROFESSORAS QUE COORDENAM O PROJETO E ALUNOS DO PIBID OS AGUARDAVAM NO LINK DO GOOGLE MEET. AO ENTRAREM NO LINK OS ALUNOS FORAM RECEPCIONADOS COM UM VÍDEO “A TERRA VISTA DO ESPAÇO: IMAGENS DO ASTRONAUTA JEFF WILLIAMS DA NASA'', DISPONÍVEL NO YOUTUBE. ESSA ESTRATÉGIA FOI USADA PARA QUE ELES FOSSEM INTRODUZIDOS AO CONTEÚDO E DESPERTASSEM O OLHAR PARA A BELEZA DE NOSSO PLANETA. ESTA ETAPA DUROU CERCA DE 30 MINUTOS. O SEGUNDO DIA FOI DESTINADO AO ESTUDO DOS CONTEÚDOS ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE, POR MEIO PRINCIPALMENTE DO MATERIAL DIDÁTICO ELABORADO PELOS PIBIDIANOS, COM BASE NO LIVRO ADOTADO PELA ESCOLA E A ORGANIZAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DAS EQUIPES. ESTAS AÇÕES TIVERAM DURAÇÃO DE 2 HORAS E FORAM REALIZADAS PRESENCIALMENTE NA ESCOLA, COM AUXÍLIO DO SUPERVISOR DA ESCOLA. PARA A CRIAÇÃO DA IDENTIDADE DAS EQUIPES FORAM ENVIADOS À ESCOLA MATERIAIS COMO TINTAS, CARTAZES, BALÕES E TNTS, SENDO QUE CADA UMA DELAS IDENTIFICAVA-SE COM UMA COR ESPECÍFICA. AO TODO QUATRO EQUIPES PARTICIPARAM DA ATIVIDADE. NO TERCEIRO DIA OCORREU A EXECUÇÃO DO TORNEIO, MAIS UMA VEZ SUPERVISOR E ALUNOS ENCONTRAVAM-SE NA ESCOLA E A CONDUÇÃO DA ATIVIDADE FOI REALIZADA DE FORMA REMOTA PELAS PROFESSORAS E PELOS 08 PIBIDIANOS DA UFMA. RESSALTA-SE QUE, APESAR DA ESCOLA PARCEIRA ENCONTRAR-SE EM FUNCIONAMENTO HÍBRIDO, ALGUMAS ATIVIDADES OCORRERAM REMOTAMENTE, DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19 E AUSÊNCIA DE SEGURANÇA SANITÁRIA PARA SUA REALIZAÇÃO PRESENCIAL. A AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FOI FEITA POR FORMULÁRIO DO GOOGLE FORMS E OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE DOS 26 PARTICIPANTES, 69,2 % IDENTIFICARAM-SE COMO DO SEXO FEMININO E 30,8% DO SEXO MASCULINO, COM IDADES DE 11 A 14 ANOS. AO SEREM QUESTIONADOS SOBRE O QUE APRENDERAM NO TORNEIO, OS ALUNOS MENCIONARAM QUE CONSEGUIRAM APRENDER SOBRE O PLANETA, SUAS CAMADAS, OS GASES QUE A COMPÕEM E SOBRE O SOLO. RESSALTA-SE QUE MUITOS ALUNOS TAMBÉM MENCIONARAM QUE APRENDERAM A TRABALHAR EM EQUIPES POR MEIO DESTA ATIVIDADE. AO AVALIAREM A METODOLOGIA UTILIZADA, 100% DOS PARTICIPANTES REFERIRAM-SE POSITIVAMENTE A ELA, EXALTANDO ESPECIALMENTE A CONDUÇÃO DA ATIVIDADE, QUE MESMO OCORRENDO DE FORMA REMOTA, CONSEGUIU ENVOLVER OS ALUNOS. AO FALAREM SOBRE COMO FOI A EXPERIÊNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE, OS PARTICIPANTES RESSALTARAM QUE GOSTARAM E QUE, POR MEIO DESTA ATIVIDADE, CONSEGUIRAM SE UNIR MAIS. QUANDO QUESTIONADOS SOBRE O QUE MAIS GOSTARAM DA ATIVIDADE AFIRMARAM QUE O APRENDIZADO QUE TIVERAM FOI IMPORTANTE E QUE CONSEGUIRAM DIVERTIR-SE ENQUANTO JOGAVAM O TORNEIO. DESTA FORMA, O TORNEIO MOSTROU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO VÁLIDO E PROVEITOSO, SUSCETÍVEL DE PROPICIAR APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS AO COLOCAR O ALUNO COMO CENTRO DO PROCESSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA, METODOLOGIAS ATIVAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID2348_18112021153347.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA GABRIELLE SANTOS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLE"
    "autor_email" => "gabrielleamanda519@gmail."
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85041
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 704
    "inscrito_id" => 2348
    "titulo" => "TORNEIO DE JOGOS EM EQUIPES COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), HÁ APROXIMADAMENTE 14 ANOS, PROMOVE A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA. NO ENTANTO, DURANTE O ANO DE 2021, AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOFRERAM MUDANÇAS CONSIDERÁVEIS, DEVIDO AO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. PROGRAMAS COMO O PIBID PRECISARAM REORGANIZAR SUAS ATIVIDADES DE FORMA QUE CONTINUASSEM A REUNIR/INTEGRAR COORDENADORES DE ÁREA, SUPERVISORES, DISCENTES E ESCOLAS NESTE NOVO CONTEXTO. CONSIDERANDO QUE A PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA VEM GANHANDO ESPAÇO NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE TEM TIDO SUA INSERÇÃO AMPLIADA NO AMBIENTE ESCOLAR, CONSTITUINDO-SE COMO METODOLOGIAS QUE COLOCAM O ALUNO COMO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E O PROFESSOR COMO MEDIADOR, ALIANDO TEORIA À PRÁTICA, ESSAS METODOLOGIAS FIZERAM PARTE DA REORGANIZAÇÃO DO PIBID DE EDUCAÇÃO DO CAMPO-CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DA UFMA OCORRIDA ENTRE 2020 E 2021.  E, COM O INTUITO DE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NA ESCOLA PARCEIRA, PROPUSEMOS O USO DE UMA METODOLOGIA ATIVA, O TORNEIO DE JOGOS EM EQUIPES, REALIZADO DE FORMA HÍBRIDA. A ATIVIDADE FOI REALIZADA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA - EFA DE SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO (MA), COM A TURMA DO 6° ANO, TENDO COMO INSTRUMENTO DE SUSTENTAÇÃO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC, UTILIZOU-SE A UNIDADE TEMÁTICA TERRA E UNIVERSO E O OBJETO DO CONHECIMENTO, FORMA, ESTRUTURA E MOVIMENTOS DA TERRA. AS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS FORAM AS (EF06CI11) IDENTIFICAR AS DIFERENTES CAMADAS QUE ESTRUTURAM O PLANETA TERRA (DA ESTRUTURA INTERNA À ATMOSFERA) E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS; E (EF06CI12) IDENTIFICAR DIFERENTES TIPOS DE ROCHA, RELACIONANDO A FORMAÇÃO DE FÓSSEIS A ROCHAS SEDIMENTARES EM DIFERENTES PERÍODOS GEOLÓGICOS. A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE OCORREU EM TRÊS MOMENTOS, O PRIMEIRO DIA FOI DEDICADO À EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE AOS ALUNOS DA ESCOLA, O QUE OCORREU DE FORMA SÍNCRONA, OS ALUNOS FORAM DIRECIONADOS PELO SUPERVISOR A UMA SALA DE AULA, NA QUAL AS PROFESSORAS QUE COORDENAM O PROJETO E ALUNOS DO PIBID OS AGUARDAVAM NO LINK DO GOOGLE MEET. AO ENTRAREM NO LINK OS ALUNOS FORAM RECEPCIONADOS COM UM VÍDEO “A TERRA VISTA DO ESPAÇO: IMAGENS DO ASTRONAUTA JEFF WILLIAMS DA NASA'', DISPONÍVEL NO YOUTUBE. ESSA ESTRATÉGIA FOI USADA PARA QUE ELES FOSSEM INTRODUZIDOS AO CONTEÚDO E DESPERTASSEM O OLHAR PARA A BELEZA DE NOSSO PLANETA. ESTA ETAPA DUROU CERCA DE 30 MINUTOS. O SEGUNDO DIA FOI DESTINADO AO ESTUDO DOS CONTEÚDOS ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE, POR MEIO PRINCIPALMENTE DO MATERIAL DIDÁTICO ELABORADO PELOS PIBIDIANOS, COM BASE NO LIVRO ADOTADO PELA ESCOLA E A ORGANIZAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DAS EQUIPES. ESTAS AÇÕES TIVERAM DURAÇÃO DE 2 HORAS E FORAM REALIZADAS PRESENCIALMENTE NA ESCOLA, COM AUXÍLIO DO SUPERVISOR DA ESCOLA. PARA A CRIAÇÃO DA IDENTIDADE DAS EQUIPES FORAM ENVIADOS À ESCOLA MATERIAIS COMO TINTAS, CARTAZES, BALÕES E TNTS, SENDO QUE CADA UMA DELAS IDENTIFICAVA-SE COM UMA COR ESPECÍFICA. AO TODO QUATRO EQUIPES PARTICIPARAM DA ATIVIDADE. NO TERCEIRO DIA OCORREU A EXECUÇÃO DO TORNEIO, MAIS UMA VEZ SUPERVISOR E ALUNOS ENCONTRAVAM-SE NA ESCOLA E A CONDUÇÃO DA ATIVIDADE FOI REALIZADA DE FORMA REMOTA PELAS PROFESSORAS E PELOS 08 PIBIDIANOS DA UFMA. RESSALTA-SE QUE, APESAR DA ESCOLA PARCEIRA ENCONTRAR-SE EM FUNCIONAMENTO HÍBRIDO, ALGUMAS ATIVIDADES OCORRERAM REMOTAMENTE, DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19 E AUSÊNCIA DE SEGURANÇA SANITÁRIA PARA SUA REALIZAÇÃO PRESENCIAL. A AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FOI FEITA POR FORMULÁRIO DO GOOGLE FORMS E OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE DOS 26 PARTICIPANTES, 69,2 % IDENTIFICARAM-SE COMO DO SEXO FEMININO E 30,8% DO SEXO MASCULINO, COM IDADES DE 11 A 14 ANOS. AO SEREM QUESTIONADOS SOBRE O QUE APRENDERAM NO TORNEIO, OS ALUNOS MENCIONARAM QUE CONSEGUIRAM APRENDER SOBRE O PLANETA, SUAS CAMADAS, OS GASES QUE A COMPÕEM E SOBRE O SOLO. RESSALTA-SE QUE MUITOS ALUNOS TAMBÉM MENCIONARAM QUE APRENDERAM A TRABALHAR EM EQUIPES POR MEIO DESTA ATIVIDADE. AO AVALIAREM A METODOLOGIA UTILIZADA, 100% DOS PARTICIPANTES REFERIRAM-SE POSITIVAMENTE A ELA, EXALTANDO ESPECIALMENTE A CONDUÇÃO DA ATIVIDADE, QUE MESMO OCORRENDO DE FORMA REMOTA, CONSEGUIU ENVOLVER OS ALUNOS. AO FALAREM SOBRE COMO FOI A EXPERIÊNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE, OS PARTICIPANTES RESSALTARAM QUE GOSTARAM E QUE, POR MEIO DESTA ATIVIDADE, CONSEGUIRAM SE UNIR MAIS. QUANDO QUESTIONADOS SOBRE O QUE MAIS GOSTARAM DA ATIVIDADE AFIRMARAM QUE O APRENDIZADO QUE TIVERAM FOI IMPORTANTE E QUE CONSEGUIRAM DIVERTIR-SE ENQUANTO JOGAVAM O TORNEIO. DESTA FORMA, O TORNEIO MOSTROU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO VÁLIDO E PROVEITOSO, SUSCETÍVEL DE PROPICIAR APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS AO COLOCAR O ALUNO COMO CENTRO DO PROCESSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA, METODOLOGIAS ATIVAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID2348_18112021153347.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA GABRIELLE SANTOS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLE"
    "autor_email" => "gabrielleamanda519@gmail."
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), HÁ APROXIMADAMENTE 14 ANOS, PROMOVE A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA. NO ENTANTO, DURANTE O ANO DE 2021, AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOFRERAM MUDANÇAS CONSIDERÁVEIS, DEVIDO AO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. PROGRAMAS COMO O PIBID PRECISARAM REORGANIZAR SUAS ATIVIDADES DE FORMA QUE CONTINUASSEM A REUNIR/INTEGRAR COORDENADORES DE ÁREA, SUPERVISORES, DISCENTES E ESCOLAS NESTE NOVO CONTEXTO. CONSIDERANDO QUE A PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA VEM GANHANDO ESPAÇO NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE TEM TIDO SUA INSERÇÃO AMPLIADA NO AMBIENTE ESCOLAR, CONSTITUINDO-SE COMO METODOLOGIAS QUE COLOCAM O ALUNO COMO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E O PROFESSOR COMO MEDIADOR, ALIANDO TEORIA À PRÁTICA, ESSAS METODOLOGIAS FIZERAM PARTE DA REORGANIZAÇÃO DO PIBID DE EDUCAÇÃO DO CAMPO-CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DA UFMA OCORRIDA ENTRE 2020 E 2021. E, COM O INTUITO DE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NA ESCOLA PARCEIRA, PROPUSEMOS O USO DE UMA METODOLOGIA ATIVA, O TORNEIO DE JOGOS EM EQUIPES, REALIZADO DE FORMA HÍBRIDA. A ATIVIDADE FOI REALIZADA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA - EFA DE SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO (MA), COM A TURMA DO 6° ANO, TENDO COMO INSTRUMENTO DE SUSTENTAÇÃO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC, UTILIZOU-SE A UNIDADE TEMÁTICA TERRA E UNIVERSO E O OBJETO DO CONHECIMENTO, FORMA, ESTRUTURA E MOVIMENTOS DA TERRA. AS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS FORAM AS (EF06CI11) IDENTIFICAR AS DIFERENTES CAMADAS QUE ESTRUTURAM O PLANETA TERRA (DA ESTRUTURA INTERNA À ATMOSFERA) E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS; E (EF06CI12) IDENTIFICAR DIFERENTES TIPOS DE ROCHA, RELACIONANDO A FORMAÇÃO DE FÓSSEIS A ROCHAS SEDIMENTARES EM DIFERENTES PERÍODOS GEOLÓGICOS. A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE OCORREU EM TRÊS MOMENTOS, O PRIMEIRO DIA FOI DEDICADO À EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE AOS ALUNOS DA ESCOLA, O QUE OCORREU DE FORMA SÍNCRONA, OS ALUNOS FORAM DIRECIONADOS PELO SUPERVISOR A UMA SALA DE AULA, NA QUAL AS PROFESSORAS QUE COORDENAM O PROJETO E ALUNOS DO PIBID OS AGUARDAVAM NO LINK DO GOOGLE MEET. AO ENTRAREM NO LINK OS ALUNOS FORAM RECEPCIONADOS COM UM VÍDEO “A TERRA VISTA DO ESPAÇO: IMAGENS DO ASTRONAUTA JEFF WILLIAMS DA NASA'', DISPONÍVEL NO YOUTUBE. ESSA ESTRATÉGIA FOI USADA PARA QUE ELES FOSSEM INTRODUZIDOS AO CONTEÚDO E DESPERTASSEM O OLHAR PARA A BELEZA DE NOSSO PLANETA. ESTA ETAPA DUROU CERCA DE 30 MINUTOS. O SEGUNDO DIA FOI DESTINADO AO ESTUDO DOS CONTEÚDOS ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE, POR MEIO PRINCIPALMENTE DO MATERIAL DIDÁTICO ELABORADO PELOS PIBIDIANOS, COM BASE NO LIVRO ADOTADO PELA ESCOLA E A ORGANIZAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DAS EQUIPES. ESTAS AÇÕES TIVERAM DURAÇÃO DE 2 HORAS E FORAM REALIZADAS PRESENCIALMENTE NA ESCOLA, COM AUXÍLIO DO SUPERVISOR DA ESCOLA. PARA A CRIAÇÃO DA IDENTIDADE DAS EQUIPES FORAM ENVIADOS À ESCOLA MATERIAIS COMO TINTAS, CARTAZES, BALÕES E TNTS, SENDO QUE CADA UMA DELAS IDENTIFICAVA-SE COM UMA COR ESPECÍFICA. AO TODO QUATRO EQUIPES PARTICIPARAM DA ATIVIDADE. NO TERCEIRO DIA OCORREU A EXECUÇÃO DO TORNEIO, MAIS UMA VEZ SUPERVISOR E ALUNOS ENCONTRAVAM-SE NA ESCOLA E A CONDUÇÃO DA ATIVIDADE FOI REALIZADA DE FORMA REMOTA PELAS PROFESSORAS E PELOS 08 PIBIDIANOS DA UFMA. RESSALTA-SE QUE, APESAR DA ESCOLA PARCEIRA ENCONTRAR-SE EM FUNCIONAMENTO HÍBRIDO, ALGUMAS ATIVIDADES OCORRERAM REMOTAMENTE, DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19 E AUSÊNCIA DE SEGURANÇA SANITÁRIA PARA SUA REALIZAÇÃO PRESENCIAL. A AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FOI FEITA POR FORMULÁRIO DO GOOGLE FORMS E OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE DOS 26 PARTICIPANTES, 69,2 % IDENTIFICARAM-SE COMO DO SEXO FEMININO E 30,8% DO SEXO MASCULINO, COM IDADES DE 11 A 14 ANOS. AO SEREM QUESTIONADOS SOBRE O QUE APRENDERAM NO TORNEIO, OS ALUNOS MENCIONARAM QUE CONSEGUIRAM APRENDER SOBRE O PLANETA, SUAS CAMADAS, OS GASES QUE A COMPÕEM E SOBRE O SOLO. RESSALTA-SE QUE MUITOS ALUNOS TAMBÉM MENCIONARAM QUE APRENDERAM A TRABALHAR EM EQUIPES POR MEIO DESTA ATIVIDADE. AO AVALIAREM A METODOLOGIA UTILIZADA, 100% DOS PARTICIPANTES REFERIRAM-SE POSITIVAMENTE A ELA, EXALTANDO ESPECIALMENTE A CONDUÇÃO DA ATIVIDADE, QUE MESMO OCORRENDO DE FORMA REMOTA, CONSEGUIU ENVOLVER OS ALUNOS. AO FALAREM SOBRE COMO FOI A EXPERIÊNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE, OS PARTICIPANTES RESSALTARAM QUE GOSTARAM E QUE, POR MEIO DESTA ATIVIDADE, CONSEGUIRAM SE UNIR MAIS. QUANDO QUESTIONADOS SOBRE O QUE MAIS GOSTARAM DA ATIVIDADE AFIRMARAM QUE O APRENDIZADO QUE TIVERAM FOI IMPORTANTE E QUE CONSEGUIRAM DIVERTIR-SE ENQUANTO JOGAVAM O TORNEIO. DESTA FORMA, O TORNEIO MOSTROU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO VÁLIDO E PROVEITOSO, SUSCETÍVEL DE PROPICIAR APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS AO COLOCAR O ALUNO COMO CENTRO DO PROCESSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.