DESENVOLVENDO MAQUETES DIDÁTICAS COM MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS: ILUSTRANDO O ENSINO DE CITOLOGIA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84688 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 657 "inscrito_id" => 2411 "titulo" => "DESENVOLVENDO MAQUETES DIDÁTICAS COM MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS: ILUSTRANDO O ENSINO DE CITOLOGIA" "resumo" => "NO INTUITO DE ROMPER AS TRADIÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMPREENDIDAS PELA FALA DO PROFESSOR E A ESCUTA ESTUDANTIL PASSIVA, APRESENTAMOS O PROJETO DESENVOLVENDO MAQUETES DIDÁTICAS COM MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS: ILUSTRANDO O ENSINO DE CITOLOGIA. ESSE TRABALHO FOI REALIZADO À DISTÂNCIA, VIA PLATAFORMAS VIRTUAIS E UTILIZOU RECURSOS CUJO ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL CASSIANO DO NASCIMENTO (LOCALIZADO NA CIDADE DE PELOTAS/RS) TINHAM EM SUAS CASAS. O FOCO DA PROPOSTA FOI O DESENVOLVIMENTO DE UMA MAQUETE DIDÁTICA DE CÉLULA EUCARIÓTICA ANIMAL, QUE PUDESSE AUXILIAR NA APRENDIZAGEM, ALÉM DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE DOS/AS ESTUDANTES. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, FIZEMOS ABORDAGENS REFERENTES À DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, BUSCANDO ESTABELECER UMA PONTE ENTRE DISCENTES E CONTEÚDOS. O PROCESSO METODOLÓGICO ADOTADO FOI DIVIDIDO EM DUAS ETAPAS: APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E CONSTRUÇÃO DAS MAQUETES. CADA DISCENTE CONSTRUIU SUA PRÓPRIA MAQUETE SOB ORIENTAÇÃO DAS ALUNAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO, O PROJETO SOFREU DIMINUIÇÃO DE PARTICIPANTES POR CONTA DO AGRAVAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19, DO AFASTAMENTO SOCIAL, E DAS DIFICULDADES ECONÔMICAS DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS PELOS/AS ESTUDANTES. ESSAS QUESTÕES DIFICULTARAM AS CONDIÇÕES DE ACESSO À INTERNET POR PARTE DOS/AS ALUNOS/AS, QUE ACABOU CULMINANDO NO DESLIGAMENTO DE ALGUNS/MAS DISCENTES TANTO DO PROJETO, COMO DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. OS QUESTIONÁRIOS RECEBIDOS FORAM AVALIADOS SEGUINDO A ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE BARDIN E AS MAQUETES FORAM CORRIGIDAS COM AUXÍLIO DA PROFESSORA REGENTE DO COMPONENTE CURRICULAR. O PROJETO APRESENTOU BOA VIABILIDADE E ATINGIU A MAIORIA DOS OBJETIVOS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, MODELO DIDÁTICO, REUTILIZAÇÃO, PIBID, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2411_17112021192034.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNE LANGONI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "TAYNE PEREIRA" "autor_email" => "taynelpereira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE, CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84688 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 657 "inscrito_id" => 2411 "titulo" => "DESENVOLVENDO MAQUETES DIDÁTICAS COM MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS: ILUSTRANDO O ENSINO DE CITOLOGIA" "resumo" => "NO INTUITO DE ROMPER AS TRADIÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMPREENDIDAS PELA FALA DO PROFESSOR E A ESCUTA ESTUDANTIL PASSIVA, APRESENTAMOS O PROJETO DESENVOLVENDO MAQUETES DIDÁTICAS COM MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS: ILUSTRANDO O ENSINO DE CITOLOGIA. ESSE TRABALHO FOI REALIZADO À DISTÂNCIA, VIA PLATAFORMAS VIRTUAIS E UTILIZOU RECURSOS CUJO ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL CASSIANO DO NASCIMENTO (LOCALIZADO NA CIDADE DE PELOTAS/RS) TINHAM EM SUAS CASAS. O FOCO DA PROPOSTA FOI O DESENVOLVIMENTO DE UMA MAQUETE DIDÁTICA DE CÉLULA EUCARIÓTICA ANIMAL, QUE PUDESSE AUXILIAR NA APRENDIZAGEM, ALÉM DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE DOS/AS ESTUDANTES. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, FIZEMOS ABORDAGENS REFERENTES À DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, BUSCANDO ESTABELECER UMA PONTE ENTRE DISCENTES E CONTEÚDOS. O PROCESSO METODOLÓGICO ADOTADO FOI DIVIDIDO EM DUAS ETAPAS: APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E CONSTRUÇÃO DAS MAQUETES. CADA DISCENTE CONSTRUIU SUA PRÓPRIA MAQUETE SOB ORIENTAÇÃO DAS ALUNAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO, O PROJETO SOFREU DIMINUIÇÃO DE PARTICIPANTES POR CONTA DO AGRAVAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19, DO AFASTAMENTO SOCIAL, E DAS DIFICULDADES ECONÔMICAS DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS PELOS/AS ESTUDANTES. ESSAS QUESTÕES DIFICULTARAM AS CONDIÇÕES DE ACESSO À INTERNET POR PARTE DOS/AS ALUNOS/AS, QUE ACABOU CULMINANDO NO DESLIGAMENTO DE ALGUNS/MAS DISCENTES TANTO DO PROJETO, COMO DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. OS QUESTIONÁRIOS RECEBIDOS FORAM AVALIADOS SEGUINDO A ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE BARDIN E AS MAQUETES FORAM CORRIGIDAS COM AUXÍLIO DA PROFESSORA REGENTE DO COMPONENTE CURRICULAR. O PROJETO APRESENTOU BOA VIABILIDADE E ATINGIU A MAIORIA DOS OBJETIVOS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, MODELO DIDÁTICO, REUTILIZAÇÃO, PIBID, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2411_17112021192034.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNE LANGONI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "TAYNE PEREIRA" "autor_email" => "taynelpereira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE, CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }