ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA E RELATAR A EXPERIÊNCIA DO USO DE METODOLOGIA ATIVA ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS ON-LINE COMO COMPLEMENTO DAS AULAS REMOTAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II. A METODOLOGIA SE TRATA DE UM ESTUDO DESCRITIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO PELA RESIDENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/SUBPROJETO BIOLOGIA, NO PERÍODO DE REGÊNCIA, ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS ON-LINE NA PLATAFORMA VIRTUAL WORDWALL, QUE FORAM REALIZADOS DURANTES AS AULAS ASSÍNCRONAS COM OBJETOS DE CONHECIMENTOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O USO DA PLATAFORMA NA CRIAÇÃO DE JOGOS PERMITIU DINAMIZAR O CONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DO USO DE NOVAS METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA COLABORANDO PARA UMA EDUCAÇÃO INTERATIVA ENTRE OS ALUNOS. FOI VISTO QUE O USO DE NOVAS METODOLOGIAS FAVORECEU, FACILITOU, MOTIVOU E ENGAJOU OS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MELHORANDO A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA.