RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85010 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 564 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => """ O ANO DE 2020 FICOU MARCADO PELO SURGIMENTO DO COVID-19, QUE ACARRETOU UMA PANDEMIA \r\n MUNDIAL CARACTERIZADA POR DISTANCIAMENTO SOCIAL. DIANTE DE TAL SITUAÇÃO AS REDES DE ENSINO NÃO \r\n TIVERAM OUTRA ESCOLHA ALÉM DE CANCELAR AS AULAS PRESENCIAIS E PASSAR AO ENSINO REMOTO, \r\n CARACTERIZADO PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). O \r\n ESTADO DE MINAS GERAIS ADOTOU O PLANO DE ESTUDO TUTORADO (PET) E O USO DO APLICATIVO \r\n CONEXÃO ESCOLA, ALÉM DE AULAS VIA GOOGLE MEET. OS PROFESSORES VIRAM-SE ENFRENTANDO O \r\n DESAFIO DE ADAPTAR SUA FORMA DE ENSINAR E AO MESMO TEMPO LIDAR COM UMA GRANDE EVASÃO DOS \r\n ESTUDANTES. ASSIM, BUSCANDO AUXILIAR OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS \r\n ESCOLAS PARCEIRAS, O PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (UNIFAL-MG), ACOMPANHOU AS AULAS ONLINE \r\n ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET E DESENVOLVEU ATIVIDADES UTILIZANDO TDIC DIVERSAS DE \r\n MANEIRA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA VISANDO ATRAIR ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, FACILITAR O ACESSO DOS \r\n CONTEÚDOS MINISTRADOS E DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR. ASSIM, FOI CRIADO UM CANAL NO YOUTUBE, E \r\n PÁGINAS NAS REDES SOCIAIS (INSTAGRAM E FACEBOOK), PARA POSTAGEM DE CONTEÚDOS RELACIONADOS A \r\n CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COMO: CURIOSIDADES, ATIVIDADES COMPLEMENTARES, MAPAS MENTAIS, GUIA DE \r\n EXPERIÊNCIAS, ENQUETES E CORREÇÃO DOS PETS. ALÉM DISSO, FORAM DESENVOLVIDOS MINICURSOS \r\n PARA COMPLEMENTAR O CONHECIMENTO DESSES JOVENS. NO ENTANTO, APESAR DAS TDIC TEREM SE \r\n MOSTRADO EFICAZES PARA MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM, ELAS NÃO FORAM SUFICIENTES PARA \r\n REDUZIR A EVASÃO ESCOLAR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, CABENDO UMA AVALIAÇÃO MAIS MINUCIOSA DOS \r\n MOTIVOS QUE ACARRETARAM O EVENTO DE ALTA EVASÃO ESCOLAR. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "PIBID, TDIC, PANDEMIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID311_08112021115847.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA DE PAULA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAURA" "autor_email" => "lauramdepaulasilva@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85010 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 564 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => """ O ANO DE 2020 FICOU MARCADO PELO SURGIMENTO DO COVID-19, QUE ACARRETOU UMA PANDEMIA \r\n MUNDIAL CARACTERIZADA POR DISTANCIAMENTO SOCIAL. DIANTE DE TAL SITUAÇÃO AS REDES DE ENSINO NÃO \r\n TIVERAM OUTRA ESCOLHA ALÉM DE CANCELAR AS AULAS PRESENCIAIS E PASSAR AO ENSINO REMOTO, \r\n CARACTERIZADO PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). O \r\n ESTADO DE MINAS GERAIS ADOTOU O PLANO DE ESTUDO TUTORADO (PET) E O USO DO APLICATIVO \r\n CONEXÃO ESCOLA, ALÉM DE AULAS VIA GOOGLE MEET. OS PROFESSORES VIRAM-SE ENFRENTANDO O \r\n DESAFIO DE ADAPTAR SUA FORMA DE ENSINAR E AO MESMO TEMPO LIDAR COM UMA GRANDE EVASÃO DOS \r\n ESTUDANTES. ASSIM, BUSCANDO AUXILIAR OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS \r\n ESCOLAS PARCEIRAS, O PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (UNIFAL-MG), ACOMPANHOU AS AULAS ONLINE \r\n ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET E DESENVOLVEU ATIVIDADES UTILIZANDO TDIC DIVERSAS DE \r\n MANEIRA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA VISANDO ATRAIR ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, FACILITAR O ACESSO DOS \r\n CONTEÚDOS MINISTRADOS E DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR. ASSIM, FOI CRIADO UM CANAL NO YOUTUBE, E \r\n PÁGINAS NAS REDES SOCIAIS (INSTAGRAM E FACEBOOK), PARA POSTAGEM DE CONTEÚDOS RELACIONADOS A \r\n CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COMO: CURIOSIDADES, ATIVIDADES COMPLEMENTARES, MAPAS MENTAIS, GUIA DE \r\n EXPERIÊNCIAS, ENQUETES E CORREÇÃO DOS PETS. ALÉM DISSO, FORAM DESENVOLVIDOS MINICURSOS \r\n PARA COMPLEMENTAR O CONHECIMENTO DESSES JOVENS. NO ENTANTO, APESAR DAS TDIC TEREM SE \r\n MOSTRADO EFICAZES PARA MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM, ELAS NÃO FORAM SUFICIENTES PARA \r\n REDUZIR A EVASÃO ESCOLAR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, CABENDO UMA AVALIAÇÃO MAIS MINUCIOSA DOS \r\n MOTIVOS QUE ACARRETARAM O EVENTO DE ALTA EVASÃO ESCOLAR. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "PIBID, TDIC, PANDEMIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID311_08112021115847.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA DE PAULA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAURA" "autor_email" => "lauramdepaulasilva@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }