O PRESENTE ARTIGO PRETENDE APRESENTAR OS OBJETIVOS, FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, METODOLOGIAS E RESULTADOS DAS AÇÕES DO NÚCLEO DE ARTES DO PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) DURANTE OS ANOS DE 2020 E 2021. DEVIDO A PANDEMIA GLOBAL DO SARS-COV-2, ESSAS AÇÕES - QUE DESENROLARAM-SE DE FORMA REMOTA, RESPEITANDO AS NORMAS SANITÁRIAS IMPOSTAS PELO CONTEXTO - TIVERAM UM FOCO PRINCIPAL: OS ESTUDANTES. SE ADAPTAR ÀS CIRCUNSTÂNCIAS E PESQUISAR SOBRE COMO OS DESAFIOS DO MOMENTO INTERFERIRAM NA FORMA COMO OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA ENXERGAM E LIDAM COM A EDUCAÇÃO, OUVINDO SOBRE SUAS REALIDADES, INDO DE ENCONTRO ÀS SUAS ASPIRAÇÕES E EXPECTATIVAS, RESPEITANDO AS LIMITAÇÕES DE CADA UM A FIM DE QUE NOSSO AMBIENTE FOSSE O MAIS ACESSÍVEL E DEMOCRÁTICO POSSÍVEL - SE APROXIMANDO À DISTÂNCIA -, ATRAVÉS DE OFICINAS E TROCAS QUE EXPLORASSEM O SENSÍVEL EM TEMPOS DE INSTABILIDADE, FORAM OS OBJETIVOS FINAIS DO SUBPROJETO. PORTANTO, O ARTIGO NARRA DIFERENTES ASPECTOS DA ATUAÇÃO DE BOLSISTAS, VOLUNTÁRIOS E COORDENADORES DE UMA INICIATIVA QUE APROXIMA A UNIVERSIDADE PÚBLICA DA SOCIEDADE E DA REALIDADE ESCOLAR, UTILIZANDO COMO FUNDAMENTOS TEÓRICOS AS AÇÕES DESEMPENHADAS, SUAS REFERÊNCIAS E RESULTADOS, A FIM DE REITERAR O PAPEL ESSENCIAL DA ARTE, DA DOCÊNCIA, DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E DO BEM PÚBLICO - DA EDUCAÇÃO - EM UM MOMENTO DE CRISE.