REALIDADE E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE NO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84984 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 753 "inscrito_id" => 942 "titulo" => "REALIDADE E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE NO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA" "resumo" => "A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS TROUXE MUDANÇAS DRÁSTICAS NO CONTEXTO SOCIAL, DENTRE ELAS, NA EDUCAÇÃO, QUE EM POUCO TEMPO TEVE QUE SE ADAPTAR AO DISTANCIAMENTO, UTILIZANDO O ENSINO REMOTO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTAS MODIFICAÇÕES OCORRERAM EM TODOS OS NÍVEIS, ETAPAS E MODALIDADES DE ENSINO. DIANTE DESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A REALIDADE E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS OFERTADO PELO IFPB-CAMPUS SOUSA. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 45 ALUNOS DO CURSO DE AGROINDÚSTRIA NA MODALIDADE PROEJA, COM ALUNOS COM IDADES ENTRE 18 A 63 ANOS. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS, FOI REALIZADO UM FORMULÁRIO COM 13 PERGUNTAS. DOS ESTUDANTES PESQUISADOS, 78% É DO SEXO FEMININO E 22% DO SEXO MASCULINO, DENTRE ESTES, 47,8% POSSUEM 1 OU MAIS DE DOIS FILHOS, ALÉM DISSO, 19,6% DOS ALUNOS TÊM ALGUMA ATIVIDADE REMUNERADA EM PELO MENOS UM TURNO. DENTRE AS DIFICULDADES, ALGUNS RELATAM A FALTA DE DESTREZA COM AS NOVAS TECNOLOGIAS, ALÉM DA INABILIDADE DE MANUSEIO DAS PLATAFORMAS OFERECIDAS PARA O ENSINO REMOTO. DESTACA-SE AINDA, QUE A MAIORIA DOS ALUNOS TÊM ACESSO LIMITADO AOS DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS, POIS 80,4% USAM SOMENTE O CELULAR PARA ACESSAREM AS PLATAFORMAS E PARA ACOMPANHAREM AS AULAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => "PROEJA, EJA, DESAFIOS, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA104_ID942_18112021204524.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÁLETE RODRIGUES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "DÁLETE" "autor_email" => "dalete.rodrigues@academic" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84984 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 753 "inscrito_id" => 942 "titulo" => "REALIDADE E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE NO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA" "resumo" => "A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS TROUXE MUDANÇAS DRÁSTICAS NO CONTEXTO SOCIAL, DENTRE ELAS, NA EDUCAÇÃO, QUE EM POUCO TEMPO TEVE QUE SE ADAPTAR AO DISTANCIAMENTO, UTILIZANDO O ENSINO REMOTO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTAS MODIFICAÇÕES OCORRERAM EM TODOS OS NÍVEIS, ETAPAS E MODALIDADES DE ENSINO. DIANTE DESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A REALIDADE E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS OFERTADO PELO IFPB-CAMPUS SOUSA. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 45 ALUNOS DO CURSO DE AGROINDÚSTRIA NA MODALIDADE PROEJA, COM ALUNOS COM IDADES ENTRE 18 A 63 ANOS. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS, FOI REALIZADO UM FORMULÁRIO COM 13 PERGUNTAS. DOS ESTUDANTES PESQUISADOS, 78% É DO SEXO FEMININO E 22% DO SEXO MASCULINO, DENTRE ESTES, 47,8% POSSUEM 1 OU MAIS DE DOIS FILHOS, ALÉM DISSO, 19,6% DOS ALUNOS TÊM ALGUMA ATIVIDADE REMUNERADA EM PELO MENOS UM TURNO. DENTRE AS DIFICULDADES, ALGUNS RELATAM A FALTA DE DESTREZA COM AS NOVAS TECNOLOGIAS, ALÉM DA INABILIDADE DE MANUSEIO DAS PLATAFORMAS OFERECIDAS PARA O ENSINO REMOTO. DESTACA-SE AINDA, QUE A MAIORIA DOS ALUNOS TÊM ACESSO LIMITADO AOS DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS, POIS 80,4% USAM SOMENTE O CELULAR PARA ACESSAREM AS PLATAFORMAS E PARA ACOMPANHAREM AS AULAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => "PROEJA, EJA, DESAFIOS, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA104_ID942_18112021204524.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÁLETE RODRIGUES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "DÁLETE" "autor_email" => "dalete.rodrigues@academic" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }