Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UTILIZANDO O JOGO DO BINGO NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA PIBID/UFS – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: AULAS DE GEOGRAFIA, ESCOLA PÚBLICA, METODOLOGIAS ATIVAS, JOGO DO BINGO, Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85070
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 158
    "inscrito_id" => 1293
    "titulo" => "UTILIZANDO O JOGO DO BINGO NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA PIBID/UFS – RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A PANDEMIA NOS IMPÔS NOVOS DESAFIOS EM TODOS OS ASPECTOS DE VIVÊNCIA, INCLUSIVE NA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL QUE ACARRETOU EM AULAS REMOTAS COM AUXÍLIO DA TECNOLOGIA. LOGO, MUITAS DIFICULDADES FORAM ENFRENTADAS PELOS DOCENTES EM BUSCA DE TRANSMITIR O CONHECIMENTO PARA SEUS ALUNOS, DE MODO QUE, TORNOU-SE NECESSÁRIO A BUSCA POR RECURSOS DIDÁTICOS QUE MELHORASSEM A PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS VIRTUAIS. ESTE RELATO RESULTA DA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES(2020-2022) E TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR O USO DO JOGO DO BINGO COMO ATIVIDADE LÚDICA, QUE PROPICIOU MAIOR ESTÍMULO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A SE INTERESSAREM PELAS AULAS DE GEOGRAFIA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A ESCRITA DESTE ARTIGO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA A PARTIR DE LEITURA DE MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS E PELA PRÁTICA DOS BOLSISTAS DURANTE AS AULAS. OS RESULTADOS ADQUIRIDOS FORAM POSITIVOS, JÁ QUE O USO DO BINGO MOSTROU-SE EFICAZ ATRAINDO E DESPERTANDO NOS DISCENTES ENGAJAMENTO E UMA EXCELENTE PARTICIPAÇÃO. ASSIM, AS DIFICULDADES CAUSADAS PELO ISOLAMENTO SOCIAL FORAM EM PARTE MINIMIZADAS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PÔDE SER CONCRETIZADO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "AULAS DE GEOGRAFIA, ESCOLA PÚBLICA, METODOLOGIAS ATIVAS, JOGO DO BINGO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1293_25102021171921.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ATHAWANA ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TATA"
    "autor_email" => "athawanaandrade18@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85070
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 158
    "inscrito_id" => 1293
    "titulo" => "UTILIZANDO O JOGO DO BINGO NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA PIBID/UFS – RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A PANDEMIA NOS IMPÔS NOVOS DESAFIOS EM TODOS OS ASPECTOS DE VIVÊNCIA, INCLUSIVE NA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL QUE ACARRETOU EM AULAS REMOTAS COM AUXÍLIO DA TECNOLOGIA. LOGO, MUITAS DIFICULDADES FORAM ENFRENTADAS PELOS DOCENTES EM BUSCA DE TRANSMITIR O CONHECIMENTO PARA SEUS ALUNOS, DE MODO QUE, TORNOU-SE NECESSÁRIO A BUSCA POR RECURSOS DIDÁTICOS QUE MELHORASSEM A PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS VIRTUAIS. ESTE RELATO RESULTA DA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES(2020-2022) E TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR O USO DO JOGO DO BINGO COMO ATIVIDADE LÚDICA, QUE PROPICIOU MAIOR ESTÍMULO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A SE INTERESSAREM PELAS AULAS DE GEOGRAFIA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A ESCRITA DESTE ARTIGO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA A PARTIR DE LEITURA DE MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS E PELA PRÁTICA DOS BOLSISTAS DURANTE AS AULAS. OS RESULTADOS ADQUIRIDOS FORAM POSITIVOS, JÁ QUE O USO DO BINGO MOSTROU-SE EFICAZ ATRAINDO E DESPERTANDO NOS DISCENTES ENGAJAMENTO E UMA EXCELENTE PARTICIPAÇÃO. ASSIM, AS DIFICULDADES CAUSADAS PELO ISOLAMENTO SOCIAL FORAM EM PARTE MINIMIZADAS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PÔDE SER CONCRETIZADO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "AULAS DE GEOGRAFIA, ESCOLA PÚBLICA, METODOLOGIAS ATIVAS, JOGO DO BINGO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1293_25102021171921.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ATHAWANA ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TATA"
    "autor_email" => "athawanaandrade18@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A PANDEMIA NOS IMPÔS NOVOS DESAFIOS EM TODOS OS ASPECTOS DE VIVÊNCIA, INCLUSIVE NA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL QUE ACARRETOU EM AULAS REMOTAS COM AUXÍLIO DA TECNOLOGIA. LOGO, MUITAS DIFICULDADES FORAM ENFRENTADAS PELOS DOCENTES EM BUSCA DE TRANSMITIR O CONHECIMENTO PARA SEUS ALUNOS, DE MODO QUE, TORNOU-SE NECESSÁRIO A BUSCA POR RECURSOS DIDÁTICOS QUE MELHORASSEM A PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS VIRTUAIS. ESTE RELATO RESULTA DA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES(2020-2022) E TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR O USO DO JOGO DO BINGO COMO ATIVIDADE LÚDICA, QUE PROPICIOU MAIOR ESTÍMULO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A SE INTERESSAREM PELAS AULAS DE GEOGRAFIA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A ESCRITA DESTE ARTIGO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA A PARTIR DE LEITURA DE MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS E PELA PRÁTICA DOS BOLSISTAS DURANTE AS AULAS. OS RESULTADOS ADQUIRIDOS FORAM POSITIVOS, JÁ QUE O USO DO BINGO MOSTROU-SE EFICAZ ATRAINDO E DESPERTANDO NOS DISCENTES ENGAJAMENTO E UMA EXCELENTE PARTICIPAÇÃO. ASSIM, AS DIFICULDADES CAUSADAS PELO ISOLAMENTO SOCIAL FORAM EM PARTE MINIMIZADAS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PÔDE SER CONCRETIZADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.