O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DA ATUAÇÃO DO SUBPROJETO DO PIBID BIOLOGIA, REALIZADO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS PAULO FREIRE, AS ATIVIDADES INICIARAM EM OUTUBRO DE 2020 DE FORMA REMOTA EM FUNÇÃO DAS LIMITAÇÕES ESTABELECIDAS PELA PANDEMIA DE COVID-19. EM UM PRIMEIRO MOMENTO O PROGRAMA FOCOU NA FORMAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS(AS), SENDO PROPOSTAS DIVERSAS LEITURAS QUE PROPORCIONARAM NOVAS LINHAS DE CONHECIMENTO PARA COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA, TAIS QUAIS COMO: FORMAÇÃO TEÓRICA EM EPISTEMOLOGIAS DA CIÊNCIA, COM AUTORES TAIS COMO HUMBERTO MATURANA, FRITJOF CAPRA E EDGAR MORIN, ENTRE OUTROS. ALÉM DISSO, AINDA NO INÍCIO HOUVE UMA FAMILIARIZAÇÃO COM O CONTEXTO DA EJA, NOS ENCONTROS COM A SUPERVISORA, NO QUAL FOCOU-SE EM EXPLICAR E MOSTRAR A REALIDADE DESTES ALUNOS(AS). EM CONSEGUINTE, FOI PROPOSTO AOS ESTAGIÁRIOS(AS) CONSTRUÍREM PLANOS DE AULA COM TEMAS PREVIAMENTE ESTABELECIDOS QUE POSTERIORMENTE SERIAM APLICADOS. DESSE MODO FORAM ADAPTADAS AULAS PARA O ENSINO REMOTO, NAS QUAIS, ESTIVERAM PRESENTE A REALIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS, QUESTIONÁRIOS E UTILIZAÇÃO DE OUTRAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA DEIXAR AS ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS. APÓS AS AULAS DOS(AS) PIBIDIANOS(AS), CONSTATOU-SE DIFICULDADES DE ACESSO POR GRANDE PARTE DOS ALUNOS(AS) DO CEEBJA, COMO POR EXEMPLO, COMPREENDER O CONTEÚDO PELO MATERIAL DISPONIBILIZADO OU ATÉ MESMO DIFICULDADES EM ACESSAR AS PLATAFORMAS REMOTAS. A PARTIR DISSO, NOTAMOS QUE AS ESPECIFICIDADES DA EJA E A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO PROPORCIONAM UMA EXPERIÊNCIA ÓTIMA DE COMO REINVENTAR A MANEIRA DE DAR AULA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS(AS) ALUNOS(AS) EM MEIO A UMA PANDEMIA.