A EJA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/UFPR - BIOLOGIA NO CEEBJA PAULO FREIRE
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84541 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 449 "inscrito_id" => 505 "titulo" => "A EJA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/UFPR - BIOLOGIA NO CEEBJA PAULO FREIRE" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DA ATUAÇÃO DO SUBPROJETO DO PIBID BIOLOGIA, REALIZADO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS PAULO FREIRE, AS ATIVIDADES INICIARAM EM OUTUBRO DE 2020 DE FORMA REMOTA EM FUNÇÃO DAS LIMITAÇÕES ESTABELECIDAS PELA PANDEMIA DE COVID-19. EM UM PRIMEIRO MOMENTO O PROGRAMA FOCOU NA FORMAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS(AS), SENDO PROPOSTAS DIVERSAS LEITURAS QUE PROPORCIONARAM NOVAS LINHAS DE CONHECIMENTO PARA COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA, TAIS QUAIS COMO: FORMAÇÃO TEÓRICA EM EPISTEMOLOGIAS DA CIÊNCIA, COM AUTORES TAIS COMO HUMBERTO MATURANA, FRITJOF CAPRA E EDGAR MORIN, ENTRE OUTROS. ALÉM DISSO, AINDA NO INÍCIO HOUVE UMA FAMILIARIZAÇÃO COM O CONTEXTO DA EJA, NOS ENCONTROS COM A SUPERVISORA, NO QUAL FOCOU-SE EM EXPLICAR E MOSTRAR A REALIDADE DESTES ALUNOS(AS). EM CONSEGUINTE, FOI PROPOSTO AOS ESTAGIÁRIOS(AS) CONSTRUÍREM PLANOS DE AULA COM TEMAS PREVIAMENTE ESTABELECIDOS QUE POSTERIORMENTE SERIAM APLICADOS. DESSE MODO FORAM ADAPTADAS AULAS PARA O ENSINO REMOTO, NAS QUAIS, ESTIVERAM PRESENTE A REALIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS, QUESTIONÁRIOS E UTILIZAÇÃO DE OUTRAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA DEIXAR AS ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS. APÓS AS AULAS DOS(AS) PIBIDIANOS(AS), CONSTATOU-SE DIFICULDADES DE ACESSO POR GRANDE PARTE DOS ALUNOS(AS) DO CEEBJA, COMO POR EXEMPLO, COMPREENDER O CONTEÚDO PELO MATERIAL DISPONIBILIZADO OU ATÉ MESMO DIFICULDADES EM ACESSAR AS PLATAFORMAS REMOTAS. A PARTIR DISSO, NOTAMOS QUE AS ESPECIFICIDADES DA EJA E A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO PROPORCIONAM UMA EXPERIÊNCIA ÓTIMA DE COMO REINVENTAR A MANEIRA DE DAR AULA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS(AS) ALUNOS(AS) EM MEIO A UMA PANDEMIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "PIBID BIOLOGIA, EJA, ENSINO REMOTO, PLANOS DE AULA, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID505_26102021210207.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE DA SILVA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE " "autor_email" => "Henrique.hayanne@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84541 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 449 "inscrito_id" => 505 "titulo" => "A EJA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/UFPR - BIOLOGIA NO CEEBJA PAULO FREIRE" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DA ATUAÇÃO DO SUBPROJETO DO PIBID BIOLOGIA, REALIZADO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS PAULO FREIRE, AS ATIVIDADES INICIARAM EM OUTUBRO DE 2020 DE FORMA REMOTA EM FUNÇÃO DAS LIMITAÇÕES ESTABELECIDAS PELA PANDEMIA DE COVID-19. EM UM PRIMEIRO MOMENTO O PROGRAMA FOCOU NA FORMAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS(AS), SENDO PROPOSTAS DIVERSAS LEITURAS QUE PROPORCIONARAM NOVAS LINHAS DE CONHECIMENTO PARA COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA, TAIS QUAIS COMO: FORMAÇÃO TEÓRICA EM EPISTEMOLOGIAS DA CIÊNCIA, COM AUTORES TAIS COMO HUMBERTO MATURANA, FRITJOF CAPRA E EDGAR MORIN, ENTRE OUTROS. ALÉM DISSO, AINDA NO INÍCIO HOUVE UMA FAMILIARIZAÇÃO COM O CONTEXTO DA EJA, NOS ENCONTROS COM A SUPERVISORA, NO QUAL FOCOU-SE EM EXPLICAR E MOSTRAR A REALIDADE DESTES ALUNOS(AS). EM CONSEGUINTE, FOI PROPOSTO AOS ESTAGIÁRIOS(AS) CONSTRUÍREM PLANOS DE AULA COM TEMAS PREVIAMENTE ESTABELECIDOS QUE POSTERIORMENTE SERIAM APLICADOS. DESSE MODO FORAM ADAPTADAS AULAS PARA O ENSINO REMOTO, NAS QUAIS, ESTIVERAM PRESENTE A REALIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS, QUESTIONÁRIOS E UTILIZAÇÃO DE OUTRAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA DEIXAR AS ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS. APÓS AS AULAS DOS(AS) PIBIDIANOS(AS), CONSTATOU-SE DIFICULDADES DE ACESSO POR GRANDE PARTE DOS ALUNOS(AS) DO CEEBJA, COMO POR EXEMPLO, COMPREENDER O CONTEÚDO PELO MATERIAL DISPONIBILIZADO OU ATÉ MESMO DIFICULDADES EM ACESSAR AS PLATAFORMAS REMOTAS. A PARTIR DISSO, NOTAMOS QUE AS ESPECIFICIDADES DA EJA E A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO PROPORCIONAM UMA EXPERIÊNCIA ÓTIMA DE COMO REINVENTAR A MANEIRA DE DAR AULA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS(AS) ALUNOS(AS) EM MEIO A UMA PANDEMIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "PIBID BIOLOGIA, EJA, ENSINO REMOTO, PLANOS DE AULA, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID505_26102021210207.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE DA SILVA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE " "autor_email" => "Henrique.hayanne@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }