ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MEIO ÀS AULAS REMOTAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS – TO.
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84749 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 412 "titulo" => "ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MEIO ÀS AULAS REMOTAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS – TO." "resumo" => "NO INÍCIO DO ANO DE 2020 O MUNDO FOI AFETADO DRASTICAMENTE PELA PANDEMIA COVID- 19. LOGO, NO BRASIL FOI EXIGIDO UMA NOVA MODALIDADE DE ENSINO, SENDO NECESSÁRIA A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS E A ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO. EM MEIO A ESSE CONTEXTO FOI INICIADO NO PAÍS O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP, QUE TEM COMO FINALIDADE PROMOVER A EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA EM SALA DE AULA A DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURAS. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É RELATAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS RESIDENTES DURANTE ESSE MODELO DE ENSINO, ASSIM COMO AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO DECORRER DA PANDEMIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS- TO. OS RESIDENTES REALIZARAM APLICAÇÕES DE DIVERSAS METODOLOGIAS ATIVAS COM OS ESTUDANTES PARA TORNAR O ENSINO SIGNIFICATIVO FORA DO AMBIENTE ESCOLAR, COMO A APLICAÇÃO DE QUIZ PELA PLATAFORMA WORDWALL, TRILHA DE APRENDIZAGEM POR MEIO DO SUTORI E MAPAS MENTAIS CONFORME OS CONTEÚDOS MINISTRADOS. ALÉM DISSO, FORAM ENFRENTADOS DIVERSOS DESAFIOS, ONDE RESSALTA-SE A EVASÃO E POUCA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS VIA GOOGLE MEET, QUE SE DERAM POR DIVERSOS MOTIVOS :FALTA DO ACESSO À INTERNET, E O AMBIENTE INADEQUADO PARA PODER SE CONCENTRAR NAS AULAS, GERANDO UMA MAIOR DIFICULDADE DE COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS. PORTANTO APESAR DAS DIFICULDADES VIVENCIADAS, E DAS AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS O PROGRAMA VÊM PROPORCIONANDO O APRIMORAMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES AOS RESIDENTES, QUE SERÁ ESSENCIAL NA SUA FORMAÇÃO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, RESIDENTES, DIFICULDADES, ESTRATÉGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID412_25102021152722.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOURRANE LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÃO" "autor_email" => "lourrane.silva@estudante." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS ARAGUATINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84749 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 412 "titulo" => "ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MEIO ÀS AULAS REMOTAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS – TO." "resumo" => "NO INÍCIO DO ANO DE 2020 O MUNDO FOI AFETADO DRASTICAMENTE PELA PANDEMIA COVID- 19. LOGO, NO BRASIL FOI EXIGIDO UMA NOVA MODALIDADE DE ENSINO, SENDO NECESSÁRIA A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS E A ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO. EM MEIO A ESSE CONTEXTO FOI INICIADO NO PAÍS O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP, QUE TEM COMO FINALIDADE PROMOVER A EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA EM SALA DE AULA A DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURAS. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É RELATAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS RESIDENTES DURANTE ESSE MODELO DE ENSINO, ASSIM COMO AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO DECORRER DA PANDEMIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS- TO. OS RESIDENTES REALIZARAM APLICAÇÕES DE DIVERSAS METODOLOGIAS ATIVAS COM OS ESTUDANTES PARA TORNAR O ENSINO SIGNIFICATIVO FORA DO AMBIENTE ESCOLAR, COMO A APLICAÇÃO DE QUIZ PELA PLATAFORMA WORDWALL, TRILHA DE APRENDIZAGEM POR MEIO DO SUTORI E MAPAS MENTAIS CONFORME OS CONTEÚDOS MINISTRADOS. ALÉM DISSO, FORAM ENFRENTADOS DIVERSOS DESAFIOS, ONDE RESSALTA-SE A EVASÃO E POUCA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS VIA GOOGLE MEET, QUE SE DERAM POR DIVERSOS MOTIVOS :FALTA DO ACESSO À INTERNET, E O AMBIENTE INADEQUADO PARA PODER SE CONCENTRAR NAS AULAS, GERANDO UMA MAIOR DIFICULDADE DE COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS. PORTANTO APESAR DAS DIFICULDADES VIVENCIADAS, E DAS AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS O PROGRAMA VÊM PROPORCIONANDO O APRIMORAMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES AOS RESIDENTES, QUE SERÁ ESSENCIAL NA SUA FORMAÇÃO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, RESIDENTES, DIFICULDADES, ESTRATÉGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID412_25102021152722.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOURRANE LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÃO" "autor_email" => "lourrane.silva@estudante." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS ARAGUATINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }