SILVA, Eduarda Debortoli Da et al.. . Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/85082>. Acesso em: 22/11/2024 16:25
NA ATUALIDADE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA POSSUIR UM CONHECIMENTO PRÉVIO DAS PROPRIEDADES FORMAIS QUE PROPORCIONAM UM DOMÍNIO DAS FORÇAS QUE INFLUENCIAM O AMBIENTE E AS SUAS RELAÇÕES COM OS DEMAIS, FORÇAS COMO ESTAS PODE-SE NOMEAR A ECONOMIA. DESSA MANEIRA, PODE-SE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS CIDADÃOS COMO INDIVÍDUOS E COMO SOCIEDADE, ASSIM, DEVE-SE INCLUIR ESSA EDUCAÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS DESDE CEDO, TRANSMITINDO ESTA IMPORTÂNCIA NAS ESCOLAS PARA CRIANÇAS E JOVENS. NO TEXTO SÃO CITADOS ALGUNS AUTORES QUE TRATAM SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, COMO SAVOIA, SAITO E SANTANA (2007) QUE DEFINEM A MESMA, E D’AQUINO (2008) APUD. PELICIOLI (2011) QUE EXPÕE SOBRE SUA FUNÇÃO NA VIDA DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES. DIANTE DISTO, O PRESENTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA DURANTE A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FUNDADO PELA CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR, ONDE RELATARÁ ESPECIFICAMENTE UMA OFICINA DE MATEMÁTICA INTITULADA “VOCÊ VAI PASSAR ESSA CONTA NO CRÉDITO OU NO DÉBITO?”. A OFICINA DE MATEMÁTICA POSSUI COMO TEMA MATEMÁTICA FINANCEIRA, FRISANDO OS ASSUNTOS DE DÉBITO E CRÉDITO, FOCADA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM DURAÇÃO DE CINQUENTA MINUTOS. A ESCOLHA DA EXPERIÊNCIA A SER RELATADA NO PRESENTE TRABALHO SE DEU DEVIDO AO TEMA TRABALHADO, POR SER TÃO POUCO CITADO E TRABALHADO NAS ESCOLAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E AO MESMO TEMPO TÃO ESSENCIAL PARA A POPULAÇÃO COMO UM TODO. NO RELATO, PELICIOLI (2011) NOVAMENTE É MENCIONADO AO EXPOR A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS. A OFICINA FOI REALIZADA EM DOIS DIAS DE MODO REMOTO VIA PLATAFORMA ZOOM, ASSIM ESCOLAS E TURMAS DIFERENTES TIVEREM A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR. NO PRIMEIRO DIA DA OFICINA A REALIZAÇÃO SE FEZ COM DUAS ESCOLAS DIFERENTES DE CIDADES DIFERENTES, CONTANDO COM TURMAS TANTO DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO DE ENSINO MÉDIO, JÁ NO SEGUNDO DIA DE OFICINA, PARTICIPARAM NOVAMENTE DUAS ESCOLAS DIFERENTES PORÉM AS TURMAS CONSTITUINTES ERAM APENAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. COMO INÍCIO DA OFICINA DE MATEMÁTICA FOI TRANSMITIDO UM VÍDEO SOBRE OS ASSUNTOS CRÉDITO E DÉBITO, ONDE HAVIA UM DIÁLOGO ENTRE DUAS PESSOAS SOBRE O ASSUNTO, EM SEGUIDA OCORREU UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DA DIFERENÇA ENTRE ESSAS DUAS FORMAS DE PAGAMENTO, ONDE PODE-SE AFIRMAR QUE A PRINCIPAL É A DATA DE PAGAMENTO DA COMPRA. POSTERIORMENTE, FOI APLICADO UM JOGO EM UMA PLATAFORMA ONLINE RELACIONADO AS DIFERENÇAS APRENDIDAS ANTERIORMENTE, E ASSIM, COMO A APLICAÇÃO CONTOU COM PARTICIPAÇÃO DE TURMAS DIFERENTES EM AMBOS OS DIAS, FOI GERADA UMA COMPETIÇÃO ENTRE ESTAS. PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE JOGOS, FOI CITADO MULLER (2000), UMA IMPORTANTE PESQUISADORA NA ÁREA QUE DEFENDE A UTILIZAÇÃO DO JOGO NA ESCOLA, EXPRESSANDO A IMPORTÂNCIA DO MESMO NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM DIVERSAS ÁREAS. AVANÇANDO COM A OFICINA, FOI TRANSMITIDO UM NOVO VÍDEO PORÉM AGORA O ASSUNTO ERA SOBRE O PARCELAMENTO DAS COMPRAS QUANDO A FORMA DE PAGAMENTO É REALIZADA NO CRÉDITO. ASSIM, FOI CONTEXTUALIZADO QUE UMA DAS GRANDES VANTAGENS DO CARTÃO DE CRÉDITO É A POSSIBILIDADE DE PARCELAMENTO. DESSA FORMA, FOI APRESENTADO UM EXEMPLO DE COMO FUNCIONA ESTA OPÇÃO DE PARCELAMENTO, E EM SEGUIDA FORAM APLICADOS EXERCÍCIOS SOBRE O TEMA, ONDE ALGUNS MINUTOS ERAM DISPONIBILIZADOS AOS ALUNOS TENTAREM REVOLVER. PARA FINALIZAR A OFICINA, FORAM APLICADOS MAIS DOIS JOGOS NA MESMA PLATAFORMA ONLINE, ONDE O PRIMEIRO ERA SOBRE COMPRAS PARCELADAS ENVOLVENDO CONCEITOS, VALORES E NÚMEROS DE PARCELAS E O VALOR TOTAL DA COMPRA. JÁ O TERCEIRO E ÚLTIMO JOGO ENVOLVIA AS DEFINIÇÕES ESTUDADAS DURANTE A OFICINA, DESTE MODO, EM AMBOS OS DIAS, APÓS TODOS OS ALUNOS E TURMAS FINALIZAREM OS JOGOS, FOI POSSÍVEL SOMAR OS PONTOS E MONTAR UM PLACAR DOS GANHADORES, E AO ANUNCIAR OS VENCEDORES TODOS OS ALUNOS FICARAM EUFÓRICOS. A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS OCORREU DE MODO SIGNIFICATIVO EM TODOS OS MOMENTOS, ESPECIALMENTE NAS REALIZAÇÕES DOS JOGOS, ONDE TODOS SE INTERESSARAM E SE ENVOLVERAM. NO TEXTO, KRUSE (2002) É CITADO RELATANDO SOBRE A FALTA DE INTERESSE E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA, ISTO PODE OCORRER PELO FORMATO DAS AULAS, SENDO ESTAS MUITAS VEZES MONÓTONAS. COM ISSO, PODE-SE REPARAR A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS DIFERENCIADAS EM SALA DE AULA, COMO AS OFICINAS E JOGOS, POIS O ENTUSIASMO DOS ALUNOS É INDESCRITÍVEL NESTES MOMENTOS. EM SUMA, FREIRE (2011) É MENCIONADO NO RELATO DEFENDENDO O USO DE CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO NA ATUALIDADE, E COMO FUTUROS PROFESSORES TER A OPORTUNIDADE DE TRANSMITIR ESSE CONHECIMENTO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM SALA DE AULA É PRESTIGIOSO. SEMPRE QUE POSSÍVEL O PROFESSOR DEVE APROXIMAR A MATEMÁTICA AO COTIDIANO DOS ESTUDANTES E SEUS FAMILIARES, POIS DESSA FORMA ESTES SE SENTEM INSERIDOS EM SUA PRÓPRIA EDUCAÇÃO. COM O PRESENTE TRABALHO FOI POSSÍVEL ANALISAR COMO É EXTRAORDINÁRIA A CARREIRA DOCENTE, E O QUANTO PODE-SE IR AFUNDO QUANDO SE TRATA DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS A FIM DE SOLUCIONAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS QUANDO SE TRATA DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, PARA QUE ASSIM ESTES SE SINTAM MAIS MOTIVADOS E INTERESSADOS EM SUAS APRENDIZAGENS.