MATEMÁTICA INCLUSIVA: ENSINO COM APOIO DE MODELOS CONCRETOS PARA ALUNOS SURDOS
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A MOTIVAÇÃO DESTE TRABALHO OCORREU DURANTE O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DE MATEMÁTICA E TEVE COMO OBJETIVO AUXILIAR UMA DISCENTE SURDA NO ESTUDO DA MATÉRIA DE MATEMÁTICA. ESTA ALUNA CURSAVA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO ESTADUAL RAPHAEL SERRAVALLE, EM SALVADOR-BA E NÃO CONSEGUIA ACOMPANHAR OS ASSUNTOS VISTOS DURANTE AS AULAS EM SUA TURMA REGULAR. INICIALMENTE NÃO ERA POSSÍVEL IDENTIFICAR SE O MOTIVO PRINCIPAL DE SUA DIFICULDADE ESTAVA RELACIONADO À TURMA, À FALTA DE ESTRUTURA IDEAL NA ESCOLA, ÀS BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO, À FALTA DE CONHECIMENTOS ANTERIORES OU A JUNÇÃO DOS ITENS CITADOS ANTERIORMENTE. AO CHEGAR NA ESCOLA, DURANTE O ESTÁGIO DO PIBID, FOMOS INFORMADOS QUE HAVIA UMA ALUNA SURDA NA SALA DE AULA. 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