O DIÁLOGO NO CONSELHO DE CLASSE: REFLEXÕES FREIREANAS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84848 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 1362 "titulo" => "O DIÁLOGO NO CONSELHO DE CLASSE: REFLEXÕES FREIREANAS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "ESSE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS REFLEXÕES FREIREANAS DESENCADEADAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAR DO CONSELHO DE CLASSE EM UMA ESCOLA-CAMPO, DURANTE NOSSA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. PARA TANTO, ESSE TEXTO ESTÁ ORGANIZADO A PARTIR DOS REGISTROS EM DIÁRIO DE BORDO, INSTRUMENTO QUE UTILIZAMOS PARA DOCUMENTAR E REGISTRAR AS ATIVIDADES REALIZADAS COM O NÚCLEO 2 E COM A ESCOLA-CAMPO. PARA ABORDARMOS ESSA TEMÁTICA, RECORREMOS ÀS FONTES BIBLIOGRÁFICAS DE PAULO FREIRE (1979; 2002) E LIMA (2007), NO QUAL FORAM UTILIZADAS DURANTE NOSSOS ESTUDOS COLETIVOS NO PROGRAMA, EM RAZÃO DO CENTENÁRIO DO EDUCADOR, E QUE NOS AUXILIA A REFLETIR SOBRE OS PRINCÍPIOS PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E HUMANIZADORA. PARA COMPREENDER O CONSELHO DE CLASSE E SUA ORGANIZAÇÃO, RECORREMOS ÀS INDICAÇÕES DE DALBEN (2006) ONDE O CONSELHO DE CLASSE É ENTENDIDO COMO UM ESPAÇO DA ESCOLA QUE PRECISA ESTAR FUNDAMENTADO EM UM MOVIMENTO DIALÉTICO QUE COMPREENDE A COMUNICAÇÃO ENTRE TODOS OS MEMBROS ATUANTES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES, PERCEBEMOS QUE O LEGADO DE PAULO FREIRE PERMANECE VIVA, NO QUAL PERCEBEMOS SOLUÇÕES PENSADAS DE FORMA COLETIVA, A FIM DE INTENSIFICAR O DIÁLOGO ENTRE OS INDIVÍDUOS QUE FORMAM A COMUNIDADE ESCOLAR. DESTE MODO, CONFORME APRENDEMOS COM PAULO FREIRE, A PRÁTICA DOCENTE CRÍTICA DEVE SER REALIZADA ATRAVÉS DO MOVIMENTO DINÂMICO/DIALÉTICO E COLETIVO, OBJETIVANDO UMA TOMADA DE DECISÃO DESCENTRALIZADORA, PARTICIPATIVA E QUE COMPREENDE O CONTEXTO SOCIAL EM QUE O ALUNO ESTÁ INSERIDO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "CONSELHO DE CLASSE, PAULO FREIRE, DIÁLOGO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1362_26102021205643.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA FIORATI DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JESSICA FIORATI" "autor_email" => "jessica.fiorati@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84848 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 1362 "titulo" => "O DIÁLOGO NO CONSELHO DE CLASSE: REFLEXÕES FREIREANAS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "ESSE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS REFLEXÕES FREIREANAS DESENCADEADAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAR DO CONSELHO DE CLASSE EM UMA ESCOLA-CAMPO, DURANTE NOSSA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. PARA TANTO, ESSE TEXTO ESTÁ ORGANIZADO A PARTIR DOS REGISTROS EM DIÁRIO DE BORDO, INSTRUMENTO QUE UTILIZAMOS PARA DOCUMENTAR E REGISTRAR AS ATIVIDADES REALIZADAS COM O NÚCLEO 2 E COM A ESCOLA-CAMPO. PARA ABORDARMOS ESSA TEMÁTICA, RECORREMOS ÀS FONTES BIBLIOGRÁFICAS DE PAULO FREIRE (1979; 2002) E LIMA (2007), NO QUAL FORAM UTILIZADAS DURANTE NOSSOS ESTUDOS COLETIVOS NO PROGRAMA, EM RAZÃO DO CENTENÁRIO DO EDUCADOR, E QUE NOS AUXILIA A REFLETIR SOBRE OS PRINCÍPIOS PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E HUMANIZADORA. PARA COMPREENDER O CONSELHO DE CLASSE E SUA ORGANIZAÇÃO, RECORREMOS ÀS INDICAÇÕES DE DALBEN (2006) ONDE O CONSELHO DE CLASSE É ENTENDIDO COMO UM ESPAÇO DA ESCOLA QUE PRECISA ESTAR FUNDAMENTADO EM UM MOVIMENTO DIALÉTICO QUE COMPREENDE A COMUNICAÇÃO ENTRE TODOS OS MEMBROS ATUANTES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES, PERCEBEMOS QUE O LEGADO DE PAULO FREIRE PERMANECE VIVA, NO QUAL PERCEBEMOS SOLUÇÕES PENSADAS DE FORMA COLETIVA, A FIM DE INTENSIFICAR O DIÁLOGO ENTRE OS INDIVÍDUOS QUE FORMAM A COMUNIDADE ESCOLAR. DESTE MODO, CONFORME APRENDEMOS COM PAULO FREIRE, A PRÁTICA DOCENTE CRÍTICA DEVE SER REALIZADA ATRAVÉS DO MOVIMENTO DINÂMICO/DIALÉTICO E COLETIVO, OBJETIVANDO UMA TOMADA DE DECISÃO DESCENTRALIZADORA, PARTICIPATIVA E QUE COMPREENDE O CONTEXTO SOCIAL EM QUE O ALUNO ESTÁ INSERIDO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "CONSELHO DE CLASSE, PAULO FREIRE, DIÁLOGO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1362_26102021205643.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA FIORATI DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JESSICA FIORATI" "autor_email" => "jessica.fiorati@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }