MARTINS, Priscila Roza et al.. O desafio de ensinar em tempos de pandemia. Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/84846>. Acesso em: 22/11/2024 21:58
ESTE TRABALHO INTENCIONA-SE A DISCUTIR SOBRE O DESAFIO DE ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL DISCUTIR SOBRE A DIFICULDADE ENCONTRADA PELO PROFESSOR EM ENSINAR NO ENSINO REMOTO. DIANTE DAS BIBLIOGRAFIAS PESQUISADAS NOS CABE AINDA ANALISAR COMO SE DÁ A ADAPTAÇÃO DO ALUNO NESSE NOVO MÉTODO DE ENSINO, QUE É O ENSINO REMOTO. PARA TAL NOS PAUTAREMOS NAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE FREIRE (2001) E HARASIM (2005). NUM PRIMEIRO MOMENTO ABORDAREMOS O CONTEXTO HISTÓRICO DA PANDEMIA DA COVID-19, PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DO PERÍODO HISTÓRICO, MOSTRANDO DADOS DE COMO AFETOU A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, LOGO OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES ENCONTRAM AO ENSINAR COM A METODOLOGIA DO ENSINO REMOTO BEM COMO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DURANTE AS AULAS REMOTAS. POR FIM, POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID-19 É NECESSÁRIO, AINDA MAIS, ESTREITAR O ELO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA, PARA QUE O ENSINO OCORRA DE FORMA EFICAZ, ATENDENDO AS ESPECIFICIDADES DE CADA ALUNO.