GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL INVESTIGADA EM PRÁTICAS DO (PIBID/UTFPR/LÍNGUA PORTUGUESA) - PÔSTER
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84785 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 1479 "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL INVESTIGADA EM PRÁTICAS DO (PIBID/UTFPR/LÍNGUA PORTUGUESA) - PÔSTER" "resumo" => "A PARTIR DA NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE AULAS DE PORTUGUÊS SOBRE O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA, PARA UMA TURMA DE 6.° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROMOVIDA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DESENVOLVEU-SE UM TRABALHO MULTIDISCIPLINAR DENTRO DA SALA VIA MEET. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, UTILIZOU-SE COMO BASE BAKHTIN (2011); CLüVER (2006); MARCUSCHI (2003; 2008); ROJO (2012); SILVA (2011); SCHNEUWLY, DOLZ E NOVERRAZ (2004). EMBASADOS NA INTERMIDIALIDADE, OBJETIVOU-SE APRESENTAR AOS ALUNOS TEXTOS QUE COMBINASSEM ELEMENTOS VERBAIS, VISUAIS, SONOROS E AUDIOVISUAIS. AS AULAS TAMBÉM FORAM PAUTADAS NA IDEIA DE MULTILETRAMENTO, PORTANTO O GÊNERO NOTÍCIA FOI ESTUDADO PARA ALÉM DA SIMPLES EXPOSIÇÃO E CONCEITUAÇÃO. ENTENDEU-SE A SALA COMO UM ESPAÇO DE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO E A PROGRESSÃO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS E DE AUMENTO DO REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL DOS ESTUDANTES, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO A MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS ENVOLVIDAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS QUE ESTES VIVENCIAM. ALÉM DISSO, ADOTOU-SE UMA PRÁTICA DE ENSINO COMO UM PROCESSO CONJUNTO E GRADUAL, DO QUAL O ALUNO É O PROTAGONISTA ATIVO E O PROFESSOR NÃO É MAIS O ÚNICO DETENTOR DO CONHECIMENTO. PARA QUE OS DISCENTES ESTIVESSEM NESTA POSIÇÃO DE AGENTE DO PRÓPRIO APRENDIZADO, ESTIMULOU-SE A INTERAÇÃO POR MEIO DE CAÇA-PALAVRAS, TABELAS, VÍDEOS E PERGUNTAS. ESSA POSTURA MOSTROU-SE FRUTÍFERA, UMA VEZ QUE OS ALUNOS DEMONSTRARAM, DURANTE E APÓS A AULA, AUTONOMIA E AUTENTICIDADE NAS SUAS OBSERVAÇÕES ACERCA DO QUE FOI ESTUDADO. ISSO DEMONSTRA QUE O ENSINO ATRAVESSOU A SUPERFÍCIE INFÉRTIL DO CONHECIMENTO PURAMENTE MECÂNICO E DESCONTEXTUALIZADO DO MUNDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA, INTERMIDIALIDADE, MÍDIAS, MULTILETRAMENTO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA105_ID1479_21102021193745.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIALI RIBAS DE MATOS" "autor_nome_curto" => "NAIALI" "autor_email" => "naialiribas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84785 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 1479 "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL INVESTIGADA EM PRÁTICAS DO (PIBID/UTFPR/LÍNGUA PORTUGUESA) - PÔSTER" "resumo" => "A PARTIR DA NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE AULAS DE PORTUGUÊS SOBRE O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA, PARA UMA TURMA DE 6.° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROMOVIDA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DESENVOLVEU-SE UM TRABALHO MULTIDISCIPLINAR DENTRO DA SALA VIA MEET. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, UTILIZOU-SE COMO BASE BAKHTIN (2011); CLüVER (2006); MARCUSCHI (2003; 2008); ROJO (2012); SILVA (2011); SCHNEUWLY, DOLZ E NOVERRAZ (2004). EMBASADOS NA INTERMIDIALIDADE, OBJETIVOU-SE APRESENTAR AOS ALUNOS TEXTOS QUE COMBINASSEM ELEMENTOS VERBAIS, VISUAIS, SONOROS E AUDIOVISUAIS. AS AULAS TAMBÉM FORAM PAUTADAS NA IDEIA DE MULTILETRAMENTO, PORTANTO O GÊNERO NOTÍCIA FOI ESTUDADO PARA ALÉM DA SIMPLES EXPOSIÇÃO E CONCEITUAÇÃO. ENTENDEU-SE A SALA COMO UM ESPAÇO DE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO E A PROGRESSÃO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS E DE AUMENTO DO REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL DOS ESTUDANTES, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO A MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS ENVOLVIDAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS QUE ESTES VIVENCIAM. ALÉM DISSO, ADOTOU-SE UMA PRÁTICA DE ENSINO COMO UM PROCESSO CONJUNTO E GRADUAL, DO QUAL O ALUNO É O PROTAGONISTA ATIVO E O PROFESSOR NÃO É MAIS O ÚNICO DETENTOR DO CONHECIMENTO. PARA QUE OS DISCENTES ESTIVESSEM NESTA POSIÇÃO DE AGENTE DO PRÓPRIO APRENDIZADO, ESTIMULOU-SE A INTERAÇÃO POR MEIO DE CAÇA-PALAVRAS, TABELAS, VÍDEOS E PERGUNTAS. ESSA POSTURA MOSTROU-SE FRUTÍFERA, UMA VEZ QUE OS ALUNOS DEMONSTRARAM, DURANTE E APÓS A AULA, AUTONOMIA E AUTENTICIDADE NAS SUAS OBSERVAÇÕES ACERCA DO QUE FOI ESTUDADO. ISSO DEMONSTRA QUE O ENSINO ATRAVESSOU A SUPERFÍCIE INFÉRTIL DO CONHECIMENTO PURAMENTE MECÂNICO E DESCONTEXTUALIZADO DO MUNDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA, INTERMIDIALIDADE, MÍDIAS, MULTILETRAMENTO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA105_ID1479_21102021193745.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIALI RIBAS DE MATOS" "autor_nome_curto" => "NAIALI" "autor_email" => "naialiribas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }