A PARTIR DA NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE AULAS DE PORTUGUÊS SOBRE O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA, PARA UMA TURMA DE 6.° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROMOVIDA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DESENVOLVEU-SE UM TRABALHO MULTIDISCIPLINAR DENTRO DA SALA VIA MEET. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, UTILIZOU-SE COMO BASE BAKHTIN (2011); CLüVER (2006); MARCUSCHI (2003; 2008); ROJO (2012); SILVA (2011); SCHNEUWLY, DOLZ E NOVERRAZ (2004). EMBASADOS NA INTERMIDIALIDADE, OBJETIVOU-SE APRESENTAR AOS ALUNOS TEXTOS QUE COMBINASSEM ELEMENTOS VERBAIS, VISUAIS, SONOROS E AUDIOVISUAIS. AS AULAS TAMBÉM FORAM PAUTADAS NA IDEIA DE MULTILETRAMENTO, PORTANTO O GÊNERO NOTÍCIA FOI ESTUDADO PARA ALÉM DA SIMPLES EXPOSIÇÃO E CONCEITUAÇÃO. ENTENDEU-SE A SALA COMO UM ESPAÇO DE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO E A PROGRESSÃO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS E DE AUMENTO DO REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL DOS ESTUDANTES, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO A MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS ENVOLVIDAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS QUE ESTES VIVENCIAM. ALÉM DISSO, ADOTOU-SE UMA PRÁTICA DE ENSINO COMO UM PROCESSO CONJUNTO E GRADUAL, DO QUAL O ALUNO É O PROTAGONISTA ATIVO E O PROFESSOR NÃO É MAIS O ÚNICO DETENTOR DO CONHECIMENTO. PARA QUE OS DISCENTES ESTIVESSEM NESTA POSIÇÃO DE AGENTE DO PRÓPRIO APRENDIZADO, ESTIMULOU-SE A INTERAÇÃO POR MEIO DE CAÇA-PALAVRAS, TABELAS, VÍDEOS E PERGUNTAS. ESSA POSTURA MOSTROU-SE FRUTÍFERA, UMA VEZ QUE OS ALUNOS DEMONSTRARAM, DURANTE E APÓS A AULA, AUTONOMIA E AUTENTICIDADE NAS SUAS OBSERVAÇÕES ACERCA DO QUE FOI ESTUDADO. ISSO DEMONSTRA QUE O ENSINO ATRAVESSOU A SUPERFÍCIE INFÉRTIL DO CONHECIMENTO PURAMENTE MECÂNICO E DESCONTEXTUALIZADO DO MUNDO.