ENSINO REMOTO: OS DESAFIOS DE ENGAJAMENTOS E SUAS POSSIBILIDADES
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84738 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 303 "inscrito_id" => 1173 "titulo" => "ENSINO REMOTO: OS DESAFIOS DE ENGAJAMENTOS E SUAS POSSIBILIDADES" "resumo" => "O CONTEXTO PAND?MICO QUE SEGUE-SE DESDE MAR?O DE 2020 TROUXE GRANDES MUDAN?AS EM V?RIOS ?MBITOS DA SOCIEDADE, INCLUINDO A EDUCA??O, E AT? JULHO/AGOSTO DE 2021 AS AULAS DA EDUCA??O B?SICA SEGUIRAM OSCILANDO ENTRE REMOTAS E SEMI PRESENCIAIS, O QUE TROUXE UM DISTANCIAMENTO ENTRE O ALUNO E A ESCOLA DA MANEIRA COMO ELE A CONHECIA, F?SICA, TORNANDO DIF?CIL A INTERA??O E ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE CONSIDERANDO A FALTA DE RECURSOS E DE ASSIST?NCIA EM CASA. NESSE CEN?RIO, ESTE RELATO TRAZ A EXPERI?NCIA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021, NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS E SEMI PRESENCIAIS COM A TURMA DO AVAN?AR 4? FASE, APONTANDO AS ESTRAT?GIAS E INSTRUMENTOS QUE FORAM UTILIZADOS AO LONGO DOS MESES PARA ALCAN?AR E ATRAIR OS DISCENTES, MELHORANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MESMO COM AS CONDI??ES DESFAVOR?VEIS, BUSCANDO ADAPTAR AS AULAS, ATIVIDADES E AVALIA??ES COM FERRAMENTAS ACESS?VEIS E O AUX?LIO DAS TIC'S, PROCURANDO O USO DE METODOLOGIAS QUE SE ADEQUEM A ESSA REALIDADE E PERMITAM, COMO COLOCA STURMER (2011), AJUDAR NA CONSTRU??O E RENOVA??O DO ENSINO DE GEOGRAFIA QUE J? ? DIF?CIL MESMO DE FORMA PRESENCIAL, TORNANDO-SE AINDA MAIS DESAFIADOR NO MEIO REMOTO, COMO APRESENTA MAC?DO E MOREIRA (2020). PORTANTO, ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE AS DIFICULDADES E EXPERI?NCIAS COM O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO REMOTO, TRAZENDO OS ACESS?RIOS E M?TODOS UTILIZADOS AO LONGO DA EXPERI?NCIA PARA MEDIAR O APRENDIZADO E O CONTATO COM OS ALUNOS, RELATANDO COMO FORAM ?TEIS PARA ALCAN?AR MELHORES RESULTADOS DE APRENDIZAGEM E ENGAJAMENTO NO ENSINO GEOGR?FICO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ENGAJAMENTO ESCOLAR, POSSIBILIDADES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA102_ID1173_26102021153901.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA ESTHER CRUZ SOUZA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "jecs.geo18@uea.edu.br" "autor_ies" => "UEA- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84738 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 303 "inscrito_id" => 1173 "titulo" => "ENSINO REMOTO: OS DESAFIOS DE ENGAJAMENTOS E SUAS POSSIBILIDADES" "resumo" => "O CONTEXTO PAND?MICO QUE SEGUE-SE DESDE MAR?O DE 2020 TROUXE GRANDES MUDAN?AS EM V?RIOS ?MBITOS DA SOCIEDADE, INCLUINDO A EDUCA??O, E AT? JULHO/AGOSTO DE 2021 AS AULAS DA EDUCA??O B?SICA SEGUIRAM OSCILANDO ENTRE REMOTAS E SEMI PRESENCIAIS, O QUE TROUXE UM DISTANCIAMENTO ENTRE O ALUNO E A ESCOLA DA MANEIRA COMO ELE A CONHECIA, F?SICA, TORNANDO DIF?CIL A INTERA??O E ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE CONSIDERANDO A FALTA DE RECURSOS E DE ASSIST?NCIA EM CASA. NESSE CEN?RIO, ESTE RELATO TRAZ A EXPERI?NCIA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021, NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS E SEMI PRESENCIAIS COM A TURMA DO AVAN?AR 4? FASE, APONTANDO AS ESTRAT?GIAS E INSTRUMENTOS QUE FORAM UTILIZADOS AO LONGO DOS MESES PARA ALCAN?AR E ATRAIR OS DISCENTES, MELHORANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MESMO COM AS CONDI??ES DESFAVOR?VEIS, BUSCANDO ADAPTAR AS AULAS, ATIVIDADES E AVALIA??ES COM FERRAMENTAS ACESS?VEIS E O AUX?LIO DAS TIC'S, PROCURANDO O USO DE METODOLOGIAS QUE SE ADEQUEM A ESSA REALIDADE E PERMITAM, COMO COLOCA STURMER (2011), AJUDAR NA CONSTRU??O E RENOVA??O DO ENSINO DE GEOGRAFIA QUE J? ? DIF?CIL MESMO DE FORMA PRESENCIAL, TORNANDO-SE AINDA MAIS DESAFIADOR NO MEIO REMOTO, COMO APRESENTA MAC?DO E MOREIRA (2020). PORTANTO, ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE AS DIFICULDADES E EXPERI?NCIAS COM O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO REMOTO, TRAZENDO OS ACESS?RIOS E M?TODOS UTILIZADOS AO LONGO DA EXPERI?NCIA PARA MEDIAR O APRENDIZADO E O CONTATO COM OS ALUNOS, RELATANDO COMO FORAM ?TEIS PARA ALCAN?AR MELHORES RESULTADOS DE APRENDIZAGEM E ENGAJAMENTO NO ENSINO GEOGR?FICO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ENGAJAMENTO ESCOLAR, POSSIBILIDADES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA102_ID1173_26102021153901.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA ESTHER CRUZ SOUZA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "jecs.geo18@uea.edu.br" "autor_ies" => "UEA- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }