“CONTOS NA CIBERCULTURA: DA TELA À PÁGINA”: O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO REMOTO.
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85081 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 241 "inscrito_id" => 45 "titulo" => "“CONTOS NA CIBERCULTURA: DA TELA À PÁGINA”: O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO REMOTO." "resumo" => "NO CAMPO EDUCACIONAL HOUVE ALGUMAS MUDANÇAS NA ESTRUTURA DAS AULAS PRESENCIAIS DEVIDO À CRISE SANITÁRIA CAUSADA PELA COVID-19. COM O ISOLAMENTO SOCIAL, PRINCIPAL MEDIDA PARA EVITAR O CONTÁGIO, FOI NECESSÁRIO SUBSTITUIR O MODELO TRADICIONAL PELO ESTUDO REMOTO, O QUE SE TORNOU UM DESAFIO PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. NESSE SENTIDO, ESTE ESTUDO CONSISTE EM DISCUTIR AS FERRAMENTAS DE ENSINO UTILIZADAS, SOB A PERSPECTIVA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA ESTADUAL CAIO MARTINS, NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA-MG. A PARTIR DO PROJETO DE INTERVENÇÃO “CONTOS NA CIBERCULTURA: DA TELA À PÁGINA”, ORGANIZOU-SE UM MATERIAL COM TEXTOS ADAPTADOS E ATIVIDADES FEITAS PELOS PRÓPRIOS ACADÊMICOS, COM BASE NA TEORIA DOS MULTILETRAMENTOS. O MATERIAL FOI DISPONIBILIZADO EM PDF E IMPRESSO, JÁ QUE A MAIORIA DOS ALUNOS POSSUI POUCO OU NENHUM ACESSO TECNOLÓGICO. AS ATIVIDADES FORAM FEITAS SEMANALMENTE DE ACORDO COM A DISTRIBUIÇÃO PROPOSTA, SIMULTANEAMENTE, VÍDEOS E JOGOS ERAM DISPONIBILIZADOS NOS GRUPOS DE WHATSAPP, PARA DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO. NO MOMENTO EM QUE AS ATIVIDADES ERAM CONCLUÍDAS, OS ALUNOS ENCAMINHAVAM FOTOS PARA CONTABILIZAR A PARTICIPAÇÃO. AO FIM, 14 ALUNOS DOS 27 ALUNOS DA TURMA DEVOLVERAM AS ATIVIDADES PARA CORREÇÃO, DENTRE ELES, ALGUNS PARCIALMENTE RESOLVIDOS E OUTROS COMPLETOS. ASSIM, MESMO QUE HOUVESSE ALGUNS ALUNOS COM POUCAS CONDIÇÕES PARA UTILIZAR A INTERNET E INTERAGIR NO GRUPO DA TURMA OU ACESSAR O MATERIAL, AS ATIVIDADES FORAM BEM ACEITAS E SE ADEQUARAM, AO SEU MODO, A REALIDADE DAQUELE MOMENTO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, ENSINO REMOTO, LEITURA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID45_26102021112237.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADYLA GONÇALVES QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ADY" "autor_email" => "qadyla98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85081 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 241 "inscrito_id" => 45 "titulo" => "“CONTOS NA CIBERCULTURA: DA TELA À PÁGINA”: O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO REMOTO." "resumo" => "NO CAMPO EDUCACIONAL HOUVE ALGUMAS MUDANÇAS NA ESTRUTURA DAS AULAS PRESENCIAIS DEVIDO À CRISE SANITÁRIA CAUSADA PELA COVID-19. COM O ISOLAMENTO SOCIAL, PRINCIPAL MEDIDA PARA EVITAR O CONTÁGIO, FOI NECESSÁRIO SUBSTITUIR O MODELO TRADICIONAL PELO ESTUDO REMOTO, O QUE SE TORNOU UM DESAFIO PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. NESSE SENTIDO, ESTE ESTUDO CONSISTE EM DISCUTIR AS FERRAMENTAS DE ENSINO UTILIZADAS, SOB A PERSPECTIVA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA ESTADUAL CAIO MARTINS, NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA-MG. A PARTIR DO PROJETO DE INTERVENÇÃO “CONTOS NA CIBERCULTURA: DA TELA À PÁGINA”, ORGANIZOU-SE UM MATERIAL COM TEXTOS ADAPTADOS E ATIVIDADES FEITAS PELOS PRÓPRIOS ACADÊMICOS, COM BASE NA TEORIA DOS MULTILETRAMENTOS. O MATERIAL FOI DISPONIBILIZADO EM PDF E IMPRESSO, JÁ QUE A MAIORIA DOS ALUNOS POSSUI POUCO OU NENHUM ACESSO TECNOLÓGICO. AS ATIVIDADES FORAM FEITAS SEMANALMENTE DE ACORDO COM A DISTRIBUIÇÃO PROPOSTA, SIMULTANEAMENTE, VÍDEOS E JOGOS ERAM DISPONIBILIZADOS NOS GRUPOS DE WHATSAPP, PARA DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO. NO MOMENTO EM QUE AS ATIVIDADES ERAM CONCLUÍDAS, OS ALUNOS ENCAMINHAVAM FOTOS PARA CONTABILIZAR A PARTICIPAÇÃO. AO FIM, 14 ALUNOS DOS 27 ALUNOS DA TURMA DEVOLVERAM AS ATIVIDADES PARA CORREÇÃO, DENTRE ELES, ALGUNS PARCIALMENTE RESOLVIDOS E OUTROS COMPLETOS. ASSIM, MESMO QUE HOUVESSE ALGUNS ALUNOS COM POUCAS CONDIÇÕES PARA UTILIZAR A INTERNET E INTERAGIR NO GRUPO DA TURMA OU ACESSAR O MATERIAL, AS ATIVIDADES FORAM BEM ACEITAS E SE ADEQUARAM, AO SEU MODO, A REALIDADE DAQUELE MOMENTO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, ENSINO REMOTO, LEITURA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID45_26102021112237.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADYLA GONÇALVES QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ADY" "autor_email" => "qadyla98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }