O USO DA FICÇÃO CIENTÍFICA PRESENTE NA CULTURA POP COMO MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84893 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 238 "inscrito_id" => 1407 "titulo" => "O USO DA FICÇÃO CIENTÍFICA PRESENTE NA CULTURA POP COMO MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "COM UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO SENDO A FALTA DE ENTUSIASMO DOS ALUNOS, FOI DECIDIDO INVESTIGAR NAS TURMAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, A EFICÁCIA DE MÉTODOS ATRELADOS AO COTIDIANO DOS ALUNOS, EM PARTICULAR A CULTURA POP. CONSTRUÍMOS UM QUESTIONÁRIO PARA OS PROFESSORES ASSISTENTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), VERIFICANDO O QUANTO A CULTURA POP INFLUENCIOU ELES PARA DECIDIR O CURSO DE FÍSICA, OS RESULTADOS FORAM MUITO POSITIVOS, TODOS TIVERAM INSPIRAÇÕES NA CULTURA POP. FIZEMOS TAMBÉM ATIVIDADES PRÁTICAS NO PIBID, COLOCANDO A CULTURA POP NOS CONTEÚDOS DA FÍSICA, ENVOLVENDO JOGOS DIGITAIS, FILMES E TRECHOS DE LIVROS, COM O INTUITO DE RELACIONAR E REPRESENTAR A FÍSICA DE UMA FORMA MAIS AMIGÁVEL PARA OS ALUNOS. OS ALUNOS ACATARAM BEM AS AULAS COM REFERÊNCIAS POPULARES, AUMENTANDO SIGNIFICATIVAMENTE SUAS PARTICIPAÇÕES NO PERÍODO REMOTO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "POP, CIÊNCIAS, ELEMENTOS DO COTIDIANO, ENSINO MÉDIO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1407_26102021111410.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEREMIAS PEREIRA AURICHIO" "autor_nome_curto" => "GEREMA" "autor_email" => "geaurichio@gmail.com" "autor_ies" => "UTFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84893 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 238 "inscrito_id" => 1407 "titulo" => "O USO DA FICÇÃO CIENTÍFICA PRESENTE NA CULTURA POP COMO MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "COM UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO SENDO A FALTA DE ENTUSIASMO DOS ALUNOS, FOI DECIDIDO INVESTIGAR NAS TURMAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, A EFICÁCIA DE MÉTODOS ATRELADOS AO COTIDIANO DOS ALUNOS, EM PARTICULAR A CULTURA POP. CONSTRUÍMOS UM QUESTIONÁRIO PARA OS PROFESSORES ASSISTENTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), VERIFICANDO O QUANTO A CULTURA POP INFLUENCIOU ELES PARA DECIDIR O CURSO DE FÍSICA, OS RESULTADOS FORAM MUITO POSITIVOS, TODOS TIVERAM INSPIRAÇÕES NA CULTURA POP. FIZEMOS TAMBÉM ATIVIDADES PRÁTICAS NO PIBID, COLOCANDO A CULTURA POP NOS CONTEÚDOS DA FÍSICA, ENVOLVENDO JOGOS DIGITAIS, FILMES E TRECHOS DE LIVROS, COM O INTUITO DE RELACIONAR E REPRESENTAR A FÍSICA DE UMA FORMA MAIS AMIGÁVEL PARA OS ALUNOS. OS ALUNOS ACATARAM BEM AS AULAS COM REFERÊNCIAS POPULARES, AUMENTANDO SIGNIFICATIVAMENTE SUAS PARTICIPAÇÕES NO PERÍODO REMOTO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "POP, CIÊNCIAS, ELEMENTOS DO COTIDIANO, ENSINO MÉDIO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1407_26102021111410.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEREMIAS PEREIRA AURICHIO" "autor_nome_curto" => "GEREMA" "autor_email" => "geaurichio@gmail.com" "autor_ies" => "UTFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }