PANDEMIA DE COVID19: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84921 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 687 "inscrito_id" => 2450 "titulo" => "PANDEMIA DE COVID19: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DO CURSO, SOBRE COVID-19, ELABORADO E OFERECIDO PELO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - USP/PIRACICABA, JUNTAMENTE COM A EVOLUÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS DIFERENTES EDIÇÕES DO CURSO. FORAM REALIZADAS 3 EDIÇÕES EM PERÍODOS DIFERENTES DA PANDEMIA, SENDO A MAIS RECENTE REALIZADA NO FINAL DE SETEMBRO/COMEÇO DE OUTUBRO, EM UMA SEGUNDA ESCOLA. DURANTE A ELABORAÇÃO DO CURSO, A RESPEITO DA PANDEMIA ATUAL, TRATOU-SE, ENTRE OUTROS TEMAS, OS SEGUINTES: O VÍRUS EM SI, O PROCESSO DE INFECÇÃO E AS VACINAS, ABORDADAS PELOS AUTORES DO TRABALHO. ALÉM DISSO, DISCUTIRAM-SE AS FAKE-NEWS, O HISTÓRICO DAS PANDEMIAS, E OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS EM AULAS ONLINE E GRAVADAS. OS 8 RESIDENTES REALIZARAM LEITURAS, ALÉM DAS NECESSÁRIAS PARA CONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO DAS AULAS, DE ALGUNS AUTORES A RESPEITO DO PROCESSO DE APRENDIZADO E PARA APRIMORAR A APLICAÇÃO DAS AULAS, DESTACANDO, POR EXEMPLO, MODERNIDADE LÍQUIDA, DE ZYGMUNT BAUMAN; O CURRÍCULO, DE GIMENO SACRISTÁN; E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSÃO DOCENTE, DE ANTÔNIO NÓVOA. UTILIZOU-SE, COMO METODOLOGIA DE ENSINO, AS AULAS EXPOSITIVAS COM O ENSINO BASEADO EM TAREFAS, ALÉM DE JOGOS. OS RESULTADOS DESTAS 3 EDIÇÕES DO CURSO, ALÉM DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES QUE PODEM TER CONTRIBUÍDO PARA O ENTENDIMENTO DO ASSUNTO ENTRE OS ALUNOS, FOI NOTADO NA FORMA DE UM AMADURECIMENTO DAS IDEIAS E DAS OPINIÕES A RESPEITO DA PANDEMIA, UMA VEZ QUE ELA SE TORNAVA ALGO CADA VEZ MENOS PECULIAR PARA ELES, QUE INTERAGIAM COM MAIS CURIOSIDADE E INTERESSE." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, RESIDÊNCIA, PANDEMIA, CURSO, COVID-19" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2450_18112021123032.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE MARTINELLI DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "10755488@usp.br" "autor_ies" => "ESALQ - USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84921 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 687 "inscrito_id" => 2450 "titulo" => "PANDEMIA DE COVID19: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DO CURSO, SOBRE COVID-19, ELABORADO E OFERECIDO PELO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - USP/PIRACICABA, JUNTAMENTE COM A EVOLUÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS DIFERENTES EDIÇÕES DO CURSO. FORAM REALIZADAS 3 EDIÇÕES EM PERÍODOS DIFERENTES DA PANDEMIA, SENDO A MAIS RECENTE REALIZADA NO FINAL DE SETEMBRO/COMEÇO DE OUTUBRO, EM UMA SEGUNDA ESCOLA. DURANTE A ELABORAÇÃO DO CURSO, A RESPEITO DA PANDEMIA ATUAL, TRATOU-SE, ENTRE OUTROS TEMAS, OS SEGUINTES: O VÍRUS EM SI, O PROCESSO DE INFECÇÃO E AS VACINAS, ABORDADAS PELOS AUTORES DO TRABALHO. ALÉM DISSO, DISCUTIRAM-SE AS FAKE-NEWS, O HISTÓRICO DAS PANDEMIAS, E OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS EM AULAS ONLINE E GRAVADAS. OS 8 RESIDENTES REALIZARAM LEITURAS, ALÉM DAS NECESSÁRIAS PARA CONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO DAS AULAS, DE ALGUNS AUTORES A RESPEITO DO PROCESSO DE APRENDIZADO E PARA APRIMORAR A APLICAÇÃO DAS AULAS, DESTACANDO, POR EXEMPLO, MODERNIDADE LÍQUIDA, DE ZYGMUNT BAUMAN; O CURRÍCULO, DE GIMENO SACRISTÁN; E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSÃO DOCENTE, DE ANTÔNIO NÓVOA. UTILIZOU-SE, COMO METODOLOGIA DE ENSINO, AS AULAS EXPOSITIVAS COM O ENSINO BASEADO EM TAREFAS, ALÉM DE JOGOS. OS RESULTADOS DESTAS 3 EDIÇÕES DO CURSO, ALÉM DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES QUE PODEM TER CONTRIBUÍDO PARA O ENTENDIMENTO DO ASSUNTO ENTRE OS ALUNOS, FOI NOTADO NA FORMA DE UM AMADURECIMENTO DAS IDEIAS E DAS OPINIÕES A RESPEITO DA PANDEMIA, UMA VEZ QUE ELA SE TORNAVA ALGO CADA VEZ MENOS PECULIAR PARA ELES, QUE INTERAGIAM COM MAIS CURIOSIDADE E INTERESSE." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, RESIDÊNCIA, PANDEMIA, CURSO, COVID-19" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2450_18112021123032.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE MARTINELLI DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "10755488@usp.br" "autor_ies" => "ESALQ - USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }