CONSELHO DE CLASSE COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO E ESCUTA:
REFLEXÕES A PARTIR DOS ESTUDOS REALIZADOS NO
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84664 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 163 "inscrito_id" => 423 "titulo" => """ CONSELHO DE CLASSE COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO E ESCUTA:\r\n REFLEXÕES A PARTIR DOS ESTUDOS REALIZADOS NO \r\n PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR O CONSELHO DE CLASSE COMO INSTÂNCIA COLEGIADA QUE PROMOVE A ARTICULAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES, ESTUDOS E REFLEXÕES FEITOS NA ESCOLA-CAMPO, ONDE SOMOS RESIDENTES DO PROGRAMA DE EXTENSÃO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP. PARA TANTO, METODOLOGICAMENTE, REALIZAMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DIALOGANDO COM AUTORES QUE NOS AUXILIASSEM A REFLETIR SOBRE AS OBSERVAÇÕES E ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES QUE REALIZAMOS NA ESCOLA-CAMPO POR MEIO DO PRP. BUSCAMOS EM LIVROS E ARTIGOS O AMPARO PARA AS DISCUSSÕES SOBRE O CONSELHO DE CLASSE E O TRABALHO DO PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA. NESSE CAMINHO, DIALOGAMOS INTENSAMENTE COM DALBEN (2006; 2014) E MULLER (2008), QUE ENTENDEM ESTA INSTÂNCIA COLEGIADA COMO UM ESPAÇO IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS. TRABALHAMOS TAMBÉM, COM OS CONCEITOS FREIRIANOS DE DIALOGICIDADE E ESCUTA QUE COMPREENDEMOS SER ESSENCIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE. LIMA (2007) E GADOTTI (2004) PROBLEMATIZAM A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DO LEGADO DE PAULO FREIRE (1921-1997) E NOS AUXILIAM A PENSAR A ESCOLA E O TRABALHO DOCENTE A PARTIR DESSES PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS. DISCORREMOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9394/96 A GESTÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PASSOU A PAUTAR-SE NOS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS, O QUE RESULTOU EM MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DAS ESCOLAS, COM VISTAS A CONSTRUIR UMA ESCOLA PERMEADA DE COLETIVIDADE E INCLUSÃO. COM O INTUITO DE EFETIVAR A GESTÃO DEMOCRÁTICA SE CONSTITUEM AS INSTÂNCIAS COLEGIADAS. UMA DESTAS INSTÂNCIAS É O CONSELHO DE CLASSE, ÓRGÃO COLEGIADO QUE TRATA DOS ASSUNTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS, \r\n AMPARADO PELO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E PELO REGIMENTO ESCOLAR. TRATA-SE DO MOMENTO EM QUE \r\n PROFESSORES, EQUIPE PEDAGÓGICA E DIREÇÃO SE REÚNEM PARA DISCUTIR E AVALIAR AS AÇÕES EDUCACIONAIS E \r\n INDICAR ALTERNATIVAS QUE BUSQUEM GARANTIR E EFETIVAR MELHORIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM \r\n DOS ESTUDANTES, SENDO UM ESPAÇO DE REFLEXÃO PEDAGÓGICA, ONDE TODOS OS SUJEITOS DO PROCESSO \r\n EDUCATIVO, DE FORMA COLETIVA, DISCUTEM ALTERNATIVAS E PROPÕEM AÇÕES QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA \r\n RESOLVER AS NECESSIDADES E DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS. MAS, NÃO SOMENTE SOBRE O ALUNO, O \r\n CONSELHO DE CLASSE TAMBÉM DEVE SER ORGANIZADO COM VISTAS A OPORTUNIZAR UMA ANÁLISE CRÍTICA DA REALIDADE EDUCACIONAL E DA PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA. DESTACAMOS QUE PARA O CONSELHO DE CLASSE ATINGIR DE FATO AS CARACTERÍSTICAS JÁ CITADAS, A ESCOLA E SUA EQUIPE PRECISAM ESTAR REALMENTE COMPROMETIDAS COM A EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, FAZENDO DO CONSELHO DE CLASSE UM AMBIENTE PERMEADO PELO DIÁLOGO, POIS SOMENTE ASSIM É POSSÍVEL CUMPRIR COM OS OBJETIVOS DESTA INSTÂNCIA COLEGIADA QUE É REFLETIR, DISCUTIR E REORGANIZAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTAS AO APRENDIZADO. BUSCAMOS ENTENDER TAMBÉM MAIS A FUNDO O QUE OS DOCUMENTOS DA ESCOLA-CAMPO E DO MUNICÍPIO DE \r\n MARINGÁ APRESENTAM SOBRE ESSA INSTÂNCIA, PARA ISSO, RECORREMOS AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, REGIMENTO ESCOLAR E A LEI COMPLEMENTAR Nº 1019 DE 15 DE MAIO, DE 2015. AO OBSERVARMOS A CONFIGURAÇÃO E OS OBJETIVOS DO CONSELHO DE CLASSE, PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA E DO DIÁLOGO ENTRE OS PARTICIPANTES, CONCEITOS ESTES QUE SÃO NORTEADORES DA TEORIA DE PAULO FREIRE PARA PENSARMOS O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA. APRENDEMOS COM OS ESTUDOS SOBRE PAULO FREIRE QUE O \r\n DIÁLOGO, O RESPEITO COM OS OUTROS E O CONSTANTE EXERCÍCIO DE SE DISPOR EM ENSINAR E APRENDER, SÃO AÇÕES FUNDAMENTAIS PARA UM CONSELHO DE CLASSE ORGANIZADO COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. COMPREENDEMOS COM O ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES NA ESCOLA-CAMPO E COM OS ESTUDOS REALIZADOS QUE SÃO NECESSÁRIOS UM TRABALHO COLETIVO, COMPROMISSADO, ÉTICO E ÁRDUO PARA QUE A ESCOLA DESEMPENHE SUA FUNÇÃO SOCIAL DE MANEIRA SATISFATÓRIA E CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS AUTÔNOMOS E CRÍTICOS. APRENDEMOS QUE O CONSELHO DE CLASSE PODE SE CONSTITUIR EM UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E ESCUTA PARA ORGANIZAR O TRABALHO PEDAGÓGICO COMPROMISSADO COM UMA RELAÇÃO DEMOCRÁTICA E ENRIQUECEDORA ENTRE SEUS PARTICIPANTES, NO INTUITO DE REORGANIZAR E APERFEIÇOAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "INSTÂNCIAS COLEGIADAS, ESCOLA PÚBLICA, EDUCAÇÃO, DIALOGICIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID423_25102021175457.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA ALEXANDRE CHUMARQUE DE MIRA" "autor_nome_curto" => "JOELMA" "autor_email" => "joelma_chumarque@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84664 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 163 "inscrito_id" => 423 "titulo" => """ CONSELHO DE CLASSE COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO E ESCUTA:\r\n REFLEXÕES A PARTIR DOS ESTUDOS REALIZADOS NO \r\n PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR O CONSELHO DE CLASSE COMO INSTÂNCIA COLEGIADA QUE PROMOVE A ARTICULAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES, ESTUDOS E REFLEXÕES FEITOS NA ESCOLA-CAMPO, ONDE SOMOS RESIDENTES DO PROGRAMA DE EXTENSÃO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP. PARA TANTO, METODOLOGICAMENTE, REALIZAMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DIALOGANDO COM AUTORES QUE NOS AUXILIASSEM A REFLETIR SOBRE AS OBSERVAÇÕES E ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES QUE REALIZAMOS NA ESCOLA-CAMPO POR MEIO DO PRP. BUSCAMOS EM LIVROS E ARTIGOS O AMPARO PARA AS DISCUSSÕES SOBRE O CONSELHO DE CLASSE E O TRABALHO DO PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA. NESSE CAMINHO, DIALOGAMOS INTENSAMENTE COM DALBEN (2006; 2014) E MULLER (2008), QUE ENTENDEM ESTA INSTÂNCIA COLEGIADA COMO UM ESPAÇO IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS. TRABALHAMOS TAMBÉM, COM OS CONCEITOS FREIRIANOS DE DIALOGICIDADE E ESCUTA QUE COMPREENDEMOS SER ESSENCIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE. LIMA (2007) E GADOTTI (2004) PROBLEMATIZAM A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DO LEGADO DE PAULO FREIRE (1921-1997) E NOS AUXILIAM A PENSAR A ESCOLA E O TRABALHO DOCENTE A PARTIR DESSES PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS. DISCORREMOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9394/96 A GESTÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PASSOU A PAUTAR-SE NOS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS, O QUE RESULTOU EM MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DAS ESCOLAS, COM VISTAS A CONSTRUIR UMA ESCOLA PERMEADA DE COLETIVIDADE E INCLUSÃO. COM O INTUITO DE EFETIVAR A GESTÃO DEMOCRÁTICA SE CONSTITUEM AS INSTÂNCIAS COLEGIADAS. UMA DESTAS INSTÂNCIAS É O CONSELHO DE CLASSE, ÓRGÃO COLEGIADO QUE TRATA DOS ASSUNTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS, \r\n AMPARADO PELO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E PELO REGIMENTO ESCOLAR. TRATA-SE DO MOMENTO EM QUE \r\n PROFESSORES, EQUIPE PEDAGÓGICA E DIREÇÃO SE REÚNEM PARA DISCUTIR E AVALIAR AS AÇÕES EDUCACIONAIS E \r\n INDICAR ALTERNATIVAS QUE BUSQUEM GARANTIR E EFETIVAR MELHORIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM \r\n DOS ESTUDANTES, SENDO UM ESPAÇO DE REFLEXÃO PEDAGÓGICA, ONDE TODOS OS SUJEITOS DO PROCESSO \r\n EDUCATIVO, DE FORMA COLETIVA, DISCUTEM ALTERNATIVAS E PROPÕEM AÇÕES QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA \r\n RESOLVER AS NECESSIDADES E DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS. MAS, NÃO SOMENTE SOBRE O ALUNO, O \r\n CONSELHO DE CLASSE TAMBÉM DEVE SER ORGANIZADO COM VISTAS A OPORTUNIZAR UMA ANÁLISE CRÍTICA DA REALIDADE EDUCACIONAL E DA PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA. DESTACAMOS QUE PARA O CONSELHO DE CLASSE ATINGIR DE FATO AS CARACTERÍSTICAS JÁ CITADAS, A ESCOLA E SUA EQUIPE PRECISAM ESTAR REALMENTE COMPROMETIDAS COM A EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, FAZENDO DO CONSELHO DE CLASSE UM AMBIENTE PERMEADO PELO DIÁLOGO, POIS SOMENTE ASSIM É POSSÍVEL CUMPRIR COM OS OBJETIVOS DESTA INSTÂNCIA COLEGIADA QUE É REFLETIR, DISCUTIR E REORGANIZAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTAS AO APRENDIZADO. BUSCAMOS ENTENDER TAMBÉM MAIS A FUNDO O QUE OS DOCUMENTOS DA ESCOLA-CAMPO E DO MUNICÍPIO DE \r\n MARINGÁ APRESENTAM SOBRE ESSA INSTÂNCIA, PARA ISSO, RECORREMOS AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, REGIMENTO ESCOLAR E A LEI COMPLEMENTAR Nº 1019 DE 15 DE MAIO, DE 2015. AO OBSERVARMOS A CONFIGURAÇÃO E OS OBJETIVOS DO CONSELHO DE CLASSE, PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA E DO DIÁLOGO ENTRE OS PARTICIPANTES, CONCEITOS ESTES QUE SÃO NORTEADORES DA TEORIA DE PAULO FREIRE PARA PENSARMOS O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA. APRENDEMOS COM OS ESTUDOS SOBRE PAULO FREIRE QUE O \r\n DIÁLOGO, O RESPEITO COM OS OUTROS E O CONSTANTE EXERCÍCIO DE SE DISPOR EM ENSINAR E APRENDER, SÃO AÇÕES FUNDAMENTAIS PARA UM CONSELHO DE CLASSE ORGANIZADO COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. COMPREENDEMOS COM O ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES NA ESCOLA-CAMPO E COM OS ESTUDOS REALIZADOS QUE SÃO NECESSÁRIOS UM TRABALHO COLETIVO, COMPROMISSADO, ÉTICO E ÁRDUO PARA QUE A ESCOLA DESEMPENHE SUA FUNÇÃO SOCIAL DE MANEIRA SATISFATÓRIA E CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS AUTÔNOMOS E CRÍTICOS. APRENDEMOS QUE O CONSELHO DE CLASSE PODE SE CONSTITUIR EM UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E ESCUTA PARA ORGANIZAR O TRABALHO PEDAGÓGICO COMPROMISSADO COM UMA RELAÇÃO DEMOCRÁTICA E ENRIQUECEDORA ENTRE SEUS PARTICIPANTES, NO INTUITO DE REORGANIZAR E APERFEIÇOAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "INSTÂNCIAS COLEGIADAS, ESCOLA PÚBLICA, EDUCAÇÃO, DIALOGICIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID423_25102021175457.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA ALEXANDRE CHUMARQUE DE MIRA" "autor_nome_curto" => "JOELMA" "autor_email" => "joelma_chumarque@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }