Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PANDEMIA DO COVID-19 E A DURA REALIDADE ENFRENTADA PELA ESCOLA “ANACLETO RAMOS” EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Palavra-chaves: COVID-19, ESCOLAS, VULNERABILIDADE, LINGUAGENS, Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
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A LEI N°13.979 DE FEVEREIRO DE 2020, ESTABELECE A QUARENTENA E O DISTANCIAMENTO SOCIAL COMO ALTERNATIVAS A FIM DE EVITAR A PROPAGAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS. DESTA FORMA, DEVIDO A IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS, SENDO A PRINCIPAL DELAS O ISOLAMENTO SOCIAL, ESCOLAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO VEM SENDO FORTEMENTE AFETADA. OS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO SOFRERAM INSTABILIDADES DEVIDO A IMPREVISIBILIDADE PROVOCADA PELA PROPAGAÇÃO DA COVID-19.O QUE CONSEQUENTEMENTE TRANSFORMOU-SE EM UM ENORME DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO, POIS TORNOU-SE CRUCIAL O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA ADEQUAÇÃO DESTA NOVA REALIDADE A ESCOLAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO. DESTA MANEIRA, O SETOR EDUCACIONAL FOI UM DOS PRINCIPAIS AFETADOS PELAS MEDIDAS DE SEGURANÇA, NAS QUAIS AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUBSTITUÍDAS POR AULAS REMOTAS, TELEPRESENCIAIS OU NA MODALIDADE EAD, A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO NÃO OBEDECEU UMA ORDEM PEDAGÓGICA, MAIS SIM FINANCEIRA E RESTRITA, UM TEMA RECORRENTE FOI E TEM SIDO A DIFICULDADE DE TRABALHAR O ENSINO A DISTÂNCIA EM ESCOLA PÚBLICAS PELA FALTA DE RECURSOS DOS ALUNOS E DAS ESCOLAS, O QUE VEM ACENTUANDO AS DESIGUALDADES GIGANTESCAS ENTRE AS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, O QUE ATINGIU E AINDA ATINGE DIRETAMENTE ALUNOS E SEUS FAMILIARES QUE NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA O NOVO MODELO QUE FOI AJUSTADO PARA REALIDADE PANDÊMICA. ESTE FATO NÃO SE RESUME APENAS AO ACESSO A INTERNET, MAS TAMBÉM EXPÕEM DESIGUALDADES E DIFICULDADES DE CUNHO ESTRUTURAL, POIS DIVERSOS ALUNOS, OS MAIS CARENTES NÃO PODEM NEM TER ACESSO A MERENDA ESCOLAR E PASSAM FOME. ALÉM DA VULNERABILIDADE SOCIAL QUE OUTROS SE ENCONTRAM, QUE NÃO LHES DÁ ACESSO E NEM DIREITO A UM AMPLO ACESSO À REDE. ASSIM SENDO, SEGUNDO A FIOCRUZ, EM 2019 O BRASIL POSSUÍA 51,7 MILHÕES DE BRASILEIROS ABAIXO DA LINHA DA POBREZA, CERCA DE 24,7% COM UMA RENDA MENSAL DE R$387,07 DA MESMA MANEIRA, DE AGOSTO DE 2020 A FEVEREIRO DE 2021, CERCA 17,7 MILHÕES DE PESSOAS VOLTARAM À POBREZA, PASSANDO DE 9,5 MILHÕES (4,5% DA POPULAÇÃO) PARA 27,2 MILHÕES (12,2 % DA POPULAÇÃO). OS DADOS ACIMA SÃO ALARMANTES, POIS PODEM DEMONSTRAR A REALIDADE DE ALUNOS DOS SISTEMAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE NOSSO PAÍS, ESTADOS E MUNICÍPIOS. MESMO ANTES DA PANDEMIA, A ESCOLA ERA UM MEIO ONDE DIVERSAS CRIANÇAS QUE VIVEM EM ESTADO DE EXTREMA POBREZA E VULNERABILIDADE SOCIAL SE ALIMENTAVAM E AMPLIAVAM SEU CAPITAL INTELECTUAL, PORÉM COM A NOVA REALIDADE ESTAS FORAM FORTEMENTE AFETADAS, POIS ALÉM DE NÃO CONSEGUIREM SE ALIMENTAR, A FALTA DE ACESSO A INTERNET OU A REDES TELEPRESENCIAIS, QUE EM PRIMEIRO MOMENTO FORAM CRIADAS PARA "DEMOCRATIZAR" A EDUCAÇÃO, MAS AFETOU DE FORMA INCISIVA O SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM, O QUE GEROU ÔNUS TANTO A INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO AO DESENVOLVIMENTO DOS PRÓPRIOS ALUNOS. SENDO ASSIM, A REALIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL "ANACLETO RAMOS", NÃO FOI DIFERENTE. A PARTIR DA VIVÊNCIA DENTRO DA ESCOLA E COM O ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, FOI IDENTIFICADO QUE ALGUNS ALUNOS NÃO OBTIVERAM UMA PROGRESSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA, QUE SEGUNDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR\u{A0} É NECESSÁRIO COM FIM DE PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUAM PARA A AMPLIAÇÃO DOS LETRAMENTOS, POSSIBILITANDO UMA PARTICIPAÇÃO SIGNIFICATIVA E CRÍTICA DURANTE AS PRÁTICAS SOCIAIS ENVOLVIDAS PELA ORALIDADE, ESCRITA E OUTRAS LINGUAGENS, OU SEJA, ESSES ALUNOS FORAM ATINGIDOS DE NEGATIVAMENTE, POIS NÃO CONSEGUE TER UMA PARTICIPAÇÃO SIGNIFICATIVA NA PRÁTICA DE ATIVIDADES DENTRO DE SALA DE AULA, POIS NÃO CONTARAM COM UM ACESSO ADEQUADO AOS MEIOS DE TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO E MUITO MENOS CONTARAM COM O AUXÍLIO DE SEUS FAMILIARES. CASO ESTES ALUNOS NÃO SEJAM ASSISTIDOS DA MANEIRA CORRETA, COM O OBJETIVO DEFINIDOS, BUSCANDO SEU DESENVOLVIMENTO, TANTO DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL QUANTO DA FORMAÇÃO SOCIAL, DANDO PROSSEGUIMENTO PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS DE ENSINO, O RESULTADO QUE SE PODE ESPERAR SERÁ DE ALUNOS COM POUCA CAPACIDADE CRÍTICA, SEM PARTICIPAÇÃO EFETIVA DURANTE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DENTRO DE SALA, DESESTIMULADOS, OU SEJA FUTUROS CIDADÃOS QUE NÃO IRÃO COMPREENDER DA MANEIRA QUE SE ESPERA O QUE OCORRE NAS DIVERSAS ESFERAS DA COMUNIDADE AO SEU REDOR."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO ATUAL, OU SEJA, O DA PANDEMIA DO COVID-19, MUITOS SETORES DE NOSSA SOCIEDADE FORAM FORTEMENTE ATINGIDOS POR PORTARIAS, DECRETOS E LEIS QUE REGULAMENTAM MEDIDAS DE PREVENÇÃO E COMBATE À DOENÇA QUE AINDA HOJE É MUITO DESCONHECIDA E FATAL. O TRABALHO BUSCA CONTEXTUALIZAR E DISCUTIR SOBRE COMO A PANDEMIA DO COVID-19 AFETOU OS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE, INCLUINDO A EDUCAÇÃO E COMO CONSEQUÊNCIA A REFERIDA ESCOLA, BUSCANDO DADOS E BIBLIOGRAFIAS, EM ARTIGOS DE AUTORES COMO SARAIVA, TRAVERSINI E LOCKMAN (2020), BARRETO E ROCHA (2020), E EM SITES COMO NO SITE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, DA FIOCRUZ E DIÁRIOS OFICIAIS DE GOVERNOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, QUE VEM DEBATENDO SOBRE O MESMO TEMA, ENVOLVENDO A DISCUSSÃO SOBRE COMO A ESCOLA VEM ENFRENTANDO ESSA DURA REALIDADE IMPOSTA. A LEI N°13.979 DE FEVEREIRO DE 2020, ESTABELECE A QUARENTENA E O DISTANCIAMENTO SOCIAL COMO ALTERNATIVAS A FIM DE EVITAR A PROPAGAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS. DESTA FORMA, DEVIDO A IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS, SENDO A PRINCIPAL DELAS O ISOLAMENTO SOCIAL, ESCOLAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO VEM SENDO FORTEMENTE AFETADA. OS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO SOFRERAM INSTABILIDADES DEVIDO A IMPREVISIBILIDADE PROVOCADA PELA PROPAGAÇÃO DA COVID-19.O QUE CONSEQUENTEMENTE TRANSFORMOU-SE EM UM ENORME DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO, POIS TORNOU-SE CRUCIAL O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA ADEQUAÇÃO DESTA NOVA REALIDADE A ESCOLAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO. DESTA MANEIRA, O SETOR EDUCACIONAL FOI UM DOS PRINCIPAIS AFETADOS PELAS MEDIDAS DE SEGURANÇA, NAS QUAIS AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUBSTITUÍDAS POR AULAS REMOTAS, TELEPRESENCIAIS OU NA MODALIDADE EAD, A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO NÃO OBEDECEU UMA ORDEM PEDAGÓGICA, MAIS SIM FINANCEIRA E RESTRITA, UM TEMA RECORRENTE FOI E TEM SIDO A DIFICULDADE DE TRABALHAR O ENSINO A DISTÂNCIA EM ESCOLA PÚBLICAS PELA FALTA DE RECURSOS DOS ALUNOS E DAS ESCOLAS, O QUE VEM ACENTUANDO AS DESIGUALDADES GIGANTESCAS ENTRE AS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, O QUE ATINGIU E AINDA ATINGE DIRETAMENTE ALUNOS E SEUS FAMILIARES QUE NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA O NOVO MODELO QUE FOI AJUSTADO PARA REALIDADE PANDÊMICA. ESTE FATO NÃO SE RESUME APENAS AO ACESSO A INTERNET, MAS TAMBÉM EXPÕEM DESIGUALDADES E DIFICULDADES DE CUNHO ESTRUTURAL, POIS DIVERSOS ALUNOS, OS MAIS CARENTES NÃO PODEM NEM TER ACESSO A MERENDA ESCOLAR E PASSAM FOME. 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