A IDENTIDADE DOCENTE É UM ASPECTO QUE, INEVITAVELMENTE, INFLUENCIA NO TIPO E NA QUALIDADE DO
PROFISSIONAL, SENDO CONSTRUÍDA DESDE A FORMAÇÃO INICIAL, OU ATÉ MESMO ANTES, QUANDO O DOCENTE AINDA SE
ENCONTRA NO ENSINO BÁSICO. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO TEM DEMASIADA IMPORTÂNCIA PELO FATO DE A
IDENTIDADE DOCENTE SER UM ASPECTO ESSENCIAL PARA QUE O PROFESSOR TENHA A CAPACIDADE DE CONQUISTAR SUA
TURMA NO ENSINO BÁSICO, POIS ESTE DESENVOLVE HABILIDADES PRÓPRIAS QUE O CARACTERIZAM, ASSIM A PARTIR DAS
SUAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS, DESENVOLVE-SE AUTONOMIA E AUTOCONFIANÇA NAS SUAS ATITUDES. ALÉM DISSO, A
PARTIR DESTA, HÁ UMA MAIOR MOTIVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS, CONTRIBUINDO
PARA O SENTIMENTO DE SATISFAÇÃO E O COMPROMISSO COM O TRABALHO DOCENTE. PORÉM, PARA ESSA EVOLUÇÃO O
“CAMINHO” MOSTRA-SE TORTUOSO E É A PARTIR DISSO QUE OBJETIVAMOS REVELAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE, POIS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL NÃO HÁ ATALHOS,
LOGO AS DIFICULDADES CONTRIBUEM PARA A PERSISTÊNCIA, QUE DEVE SER UM ASPECTO INDISPENSÁVEL PARA O
PROFESSOR DA ATUALIDADE. ASSIM, A IDENTIDADE DOCENTE É A FORMA COMO OS PROFESSORES SE DEFINEM, SENDO
ESTA DESENVOLVIDA A PARTIR DO TEMPO DE ATUAÇÃO NO MAGISTÉRIO, ENTÃO O TRABALHO É PAUTADO NAS CONCEPÇÕES
DE ANTUNES (2009), A QUAL RESSALTA QUE A IDENTIDADE NÃO SE TRATA DE UMA COISA FIXA, MAS MUTÁVEL E
INCONSTANTE, POR SE TRATAR DE UM FENÔMENO RACIONAL, OU SEJA, TENDE A MELHORAR OU DECAIR DE ACORDO COM
A AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE, DESTE MODO CABE SALIENTAR QUE A IDENTIDADE TENDE A SER UMA CONSTRUÇÃO DO “SI
MESMO” PROFISSIONAL QUE SE DESENVOLVE AO LONGO DA CARREIRA COMO TAMBÉM PODE ACHAR-SE INFLUENCIADO
PELA ESCOLA. DANDO CONTINUIDADE AO PENSAMENTO DE ANTUNES (2009), AS CONCEPÇÕES DE PRADO (2008)
DECLARAM QUE É NO PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO QUE REALMENTE É ADQUIRIDA A IDENTIDADE DOCENTE, OU
SEJA, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA E DAS NECESSIDADES DOS ALUNOS É QUE O PROFESSOR SE CONSTRÓI COMO EDUCADOR,
DESTE MODO O PROFESSOR ASSUME DETERMINADAS CARACTERÍSTICAS, AS QUAIS FORMAM A SUA IDENTIDADE, QUE SE
1 GRADUANDO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG,
JC.JOAOCARLOSGEO@GMAIL.COM;
2 GRADUANDA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG,
JL822412@GMAIL.COM;
3 GRADUADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB,
ODAIRDANTAS.10@GMAIL.COM;
4 PROFESSOR ORIENTADOR: DOUTOR EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB,
GEOGRAFORODRIGO@GMAIL.COM.
TRATA DO CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES E VALORES QUE DEFINEM A ESPECIFICIDADE DO
TRABALHO DOCENTE. PARA DESCREVER AS NECESSIDADES E NUANCES QUE SE APRESENTAM MEDIANTE O TEMA PROPOSTO,
ANALISAMOS A CONSTRUÇÃO CONTÍNUA DA FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR DOS DISCENTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL
DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID. CONTANDO COM DEZ PARTICIPANTES, ESTES POSSUEM NÍVEIS DE
FORMAÇÃO VARIADA, MAS QUE COMPARTILHAM DA MESMA FASE DE ATUAÇÃO ESCOLAR, NO ENSINO FUNDAMENTAL,
ANOS FINAIS. ENTÃO, COMO JÁ MENCIONADO A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL SE INICIA COM SUA ATUAÇÃO
EM SALA DE AULA, ONDE OS MESMOS JÁ SE FAZEM PRESENTES MESMO QUE SUPERVISIONADOS, PARTICIPANDO DA
REALIDADE ESCOLAR COMO UM TODO, PODENDO COM SUA FORMAÇÃO EM CURSO, DAR INÍCIO A SUA CONSTRUÇÃO COMO
EDUCADOR, ASSIM TENDO A OPORTUNIDADE DE ANALISAR E REFLETIR SOBRE A MESMA APERFEIÇOANDO OS PONTOS QUE
MERECEM ATENÇÃO. ATRAVÉS DISSO, UM QUESTIONÁRIO FOI DESENVOLVIDO E APLICADO JUNTO DOS DOCENTES COM
SEIS QUESTÕES SUBJETIVAS, COM O INTUITO DE QUE OS MESMOS PUDESSEM RELATAR EXPERIÊNCIAS E PONTOS
PERTINENTES NA CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE COMO DOCENTE NO PROGRAMA. DESTE MODO, OS RELATOS
ANALISADOS PODEM SER CORRELACIONADOS AOS CONCEITOS JÁ APRESENTADOS, COM O INTUITO DE REFLETIR SOBRE A
REALIDADE DOS MESMOS MEDIANTE A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DOCENTE, COMO NOS REVELA PRADO (2008) E
ANTUNES (2009). SENDO ASSIM, AS DIFERENTES PERSPECTIVAS QUE FORAM APRESENTADAS PELOS PARTICIPANTES DA
PESQUISA, ABREM PORTAS PARA UM RICO DEBATE, POIS OS MESMOS VEEM A SUA REALIDADE DE FORMA COMPLEXA
ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS CONSTRUÍDAS TANTO NA SALA DE AULA DA ESCOLA QUE O PROGRAMA ATUA, COMO NA
UNIVERSIDADE. ESSA FALA EXALTA A QUESTÃO DA FORMAÇÃO, SENDO ELA DE CARÁTER EXCEPCIONAL, PARA O INÍCIO DO
REAL DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE E COMO OS MESMOS JÁ ATUAM NO ÂMBITO ESCOLAR, TENDEM A
DESENVOLVER, JUNTAMENTE COM OS ALUNOS, SENTIMENTOS DE PERTENCIMENTO E PEQUENAS REALIZAÇÕES EM SALA,
MUNIDOS DE UMA VISÃO REALISTA DA EDUCAÇÃO QUE ESTÃO INSERIDOS E ONDE IRÃO ATUAR COMO NOS APRESENTA
PRADO (2008). AS FALAS DOS PIBIDIANOS, “NÃO TENDO O STATUS DE PROFESSOR FORMADO E ESTANDO EM SALA COM
SUPERVISÃO, OS ALUNOS NOS VEEM COMO DOCENTES APTOS HÁ ESTAREM MINISTRANDO A AULA” E “PODER ESTAR A
PAR DO PROCESSO BUROCRÁTICO QUE GUIA AS AULAS E NOS APRESENTA A GÊNESES DE SEUS FUNDAMENTOS” REVELAM
OBSERVAÇÕES A RESPEITO DA COMPOSIÇÃO DAS AULAS E SUA APLICAÇÃO COMO CONSTRUTORES DE CONHECIMENTO,
JUNTAMENTE COM O ALUNO, DESENCADEIA UM SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO NOS ASPIRANTES A PROFESSORES. POR
FIM, ESSE TRABALHO TEM COMO FOCO RELATAR A CONSTRUÇÃO INICIAL DA IDENTIDADE DOS ASPIRANTES A PROFESSORES
DO PIBID QUE JÁ ATUAM EM SALA DE AULA. TENDO ASSIM, COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE ESSAS REALIDADES QUE
SE APRESENTAM DE FORMA HETEROGÊNEA, LIGADAS À ATUAÇÃO EM SALA,. ASSIM, TAMBÉM CABE RESSALTAR A
IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS DE BOLSAS QUE SÃO DE ENORME VALIA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE, OU SEJA,
DO APERFEIÇOAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS COMO EDUCADOR, ALÉM DE BENEFICIÁ-LOS COM O PREPARO
PARA A ATUAÇÃO INICIAL NA PROFISSÃO.