AS ESTRUTURAS QUE AFETAM O DESEMPENHO E ÊXITO DOS
LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFRJ - CDUC
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84631 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 520 "titulo" => """ AS ESTRUTURAS QUE AFETAM O DESEMPENHO E ÊXITO DOS \r\n LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFRJ - CDUC """ "resumo" => "AS POL?TICAS P?BLICAS IMPLEMENTADAS NAS ?LTIMAS D?CADAS SE MOSTRARAM IMPRESCIND?VEIS PARA ALCAN?AR O OBJETIVO DE AMENIZAR DESIGUALDADES SOCIAIS, EDUCACIONAIS E ECON?MICAS. GRA?AS ? ESSAS POL?TICAS, TORNOU-SE OBRIGAT?RIA A RESERVA DE VAGAS VISANDO GARANTIR O ACESSO DE ALGUNS GRUPOS A OPORTUNIDADES NAS QUAIS ELAS S?O DESFAVORECIDAS POR UMA S?RIE DE FATORES, COMO RA?A, G?NERO OU DEFICI?NCIA F?SICA. NO CONTEXTO DAS UNIVERSIDADES P?BLICAS, OBSERVA-SE QUEST?ES QUE INFLUENCIAM NA EVAS?O DOS ALUNOS PERTENCENTES A ESTE GRUPO E, POR ESSE MOTIVO, SURGIU O PROJETO DE PESQUISA ?A TRAJET?RIA ACAD?MICA DO LICENCIANDO EM QU?MICA DO IFRJ-CDUC: MAPEANDO VIV?NCIAS E CONSTRUINDO ESTRAT?GIAS DE PERMAN?NCIA?. NO PRESENTE TRABALHO, O PROJETO MAPEOU, ATRAV?S DE QUESTION?RIOS SOCIOECON?MICOS SEMIESTRUTURADOS, OS COTISTAS CONCLUINTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QU?MICA DO IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, ENTRE 2014.1 A 2021.1, COM O OBJETIVO DE COMPREENDER DE QUAL FORMA O PERFIL SOCIOECON?MICO DESSES LICENCIADOS PODE TER INTERFERIDO NO RENDIMENTO ACAD?MICO DELES DURANTE O CURSO. AO TOTAL, PARTICIPARAM 75 ALUNOS, ONDE 37,3% S?O MULHERES NEGRAS, 25,3% HOMENS NEGROS, ENQUANTO MULHERES BRANCAS TOTALIZAM 16% E HOMENS BRANCOS 10,6%. AL?M DISSO, 60% DO TOTAL DECLARAM QUE DE FAM?LIAS ONDE A MAIOR FORMA??O DOS RESPONS?VEIS ERA AT? O ENSINO M?DIO COMPLETO, OU SEJA, N?O TIVERAM CONTATO COM UM CURSO DE N?VEL SUPERIOR. 46,7% DOS MAPEADOS REPROVARAM ALGUMA DISCIPLINA, FATO RELACIONADO ? DIFICULDADE ? DISCIPLINA E/OU DID?TICA DO PROFESSOR E/OU SITUA??O FINANCEIRA." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS, INCLUSÃO, COTAS, DESEMPENHO ACADÊMICO, EVASÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA104_ID_26102021181004.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENE PAIXÃO BISPO" "autor_nome_curto" => "MILENE PAIXÃO" "autor_email" => "paixaomi02@gmail.com" "autor_ies" => "IFRJ CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84631 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 520 "titulo" => """ AS ESTRUTURAS QUE AFETAM O DESEMPENHO E ÊXITO DOS \r\n LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFRJ - CDUC """ "resumo" => "AS POL?TICAS P?BLICAS IMPLEMENTADAS NAS ?LTIMAS D?CADAS SE MOSTRARAM IMPRESCIND?VEIS PARA ALCAN?AR O OBJETIVO DE AMENIZAR DESIGUALDADES SOCIAIS, EDUCACIONAIS E ECON?MICAS. GRA?AS ? ESSAS POL?TICAS, TORNOU-SE OBRIGAT?RIA A RESERVA DE VAGAS VISANDO GARANTIR O ACESSO DE ALGUNS GRUPOS A OPORTUNIDADES NAS QUAIS ELAS S?O DESFAVORECIDAS POR UMA S?RIE DE FATORES, COMO RA?A, G?NERO OU DEFICI?NCIA F?SICA. NO CONTEXTO DAS UNIVERSIDADES P?BLICAS, OBSERVA-SE QUEST?ES QUE INFLUENCIAM NA EVAS?O DOS ALUNOS PERTENCENTES A ESTE GRUPO E, POR ESSE MOTIVO, SURGIU O PROJETO DE PESQUISA ?A TRAJET?RIA ACAD?MICA DO LICENCIANDO EM QU?MICA DO IFRJ-CDUC: MAPEANDO VIV?NCIAS E CONSTRUINDO ESTRAT?GIAS DE PERMAN?NCIA?. NO PRESENTE TRABALHO, O PROJETO MAPEOU, ATRAV?S DE QUESTION?RIOS SOCIOECON?MICOS SEMIESTRUTURADOS, OS COTISTAS CONCLUINTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QU?MICA DO IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, ENTRE 2014.1 A 2021.1, COM O OBJETIVO DE COMPREENDER DE QUAL FORMA O PERFIL SOCIOECON?MICO DESSES LICENCIADOS PODE TER INTERFERIDO NO RENDIMENTO ACAD?MICO DELES DURANTE O CURSO. AO TOTAL, PARTICIPARAM 75 ALUNOS, ONDE 37,3% S?O MULHERES NEGRAS, 25,3% HOMENS NEGROS, ENQUANTO MULHERES BRANCAS TOTALIZAM 16% E HOMENS BRANCOS 10,6%. AL?M DISSO, 60% DO TOTAL DECLARAM QUE DE FAM?LIAS ONDE A MAIOR FORMA??O DOS RESPONS?VEIS ERA AT? O ENSINO M?DIO COMPLETO, OU SEJA, N?O TIVERAM CONTATO COM UM CURSO DE N?VEL SUPERIOR. 46,7% DOS MAPEADOS REPROVARAM ALGUMA DISCIPLINA, FATO RELACIONADO ? DIFICULDADE ? DISCIPLINA E/OU DID?TICA DO PROFESSOR E/OU SITUA??O FINANCEIRA." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS, INCLUSÃO, COTAS, DESEMPENHO ACADÊMICO, EVASÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA104_ID_26102021181004.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENE PAIXÃO BISPO" "autor_nome_curto" => "MILENE PAIXÃO" "autor_email" => "paixaomi02@gmail.com" "autor_ies" => "IFRJ CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }