EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19 OCORREU O FECHAMENTO DE VÁRIOS SETORES NO INTUITO DE CONTER A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS, INCLUINDO OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE TODOS OS NÍVEIS. ISSO OCASIONOU QUE AS ATIVIDADES ESCOLARES PASSASSEM A SER OFERTADAS NO FORMATO REMOTO PARA QUE OS ESTUDANTES NÃO FICASSEM SEM ACESSO AO ENSINO. NESSE CONTEXTO ESTÁ A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), QUE OFERECEU, E AINDA OFERECE, DISCIPLINAS NESSE FORMATO. EM 2020, A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, PERTENCENTE A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT), DA REFERIDA INSTITUIÇÃO, FOI OFERTADA NESSE FORMATO. AS ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA FORAM REALIZADAS DE FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA, EM UMA TURMA QUE INGRESSOU NO CURSO SUPRACITADO EM 2020, TENDO UMA PARTE DA CARGA HORÁRIA DESTINADA AO ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO, DE AULAS REALIZADAS POR ESTAGIÁRIOS. ISSO JUSTIFICA ESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO GERAL: OBSERVAR E ANALISAR AS ATIVIDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS DE FORMA REMOTA PARA ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ DO ESTADO DO PARÁ (BRASIL), POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REQUEREM, CADA VEZ MAIS, A ASSOCIAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES COM SITUAÇÕES DO DIA A DIA DOS ESTUDANTES. DESTACA-SE QUE ISSO VALE NÃO SOMENTE PARA O FORMATO PRESENCIAL, MAS TAMBÉM PARA O FORMATO REMOTO. DESTACAM-SE OS SEGUINTES AUTORES QUE FUNDAMENTAM TEORICAMENTE ESTE ESTUDO: CALLEJA (2008), POMPEO (2013), SANTOS, ROSA E SOUSA (2020), SOUZA JÚNIOR (2020), CAZAL (2021) E DIAS (2021). A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, DE ACORDO COM MINAYO (2007). OS REGISTROS FORAM FEITOS EM DIÁRIOS DE BORDO A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DE AULAS SÍNCRONAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DE FORMA ASSÍNCRONA, PELOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA FAMAT/UNIFESSPA, DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. TODAS AS AULAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET. OS PARTICIPANTES DAS AULAS OBSERVADAS FORAM DOZE ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA, DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, DO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS ENCONTRADOS, VALE DESTACAR QUE AS AULAS OBSERVADAS E ANALISADAS FORAM PLANEJADAS DE ACORDO COM ALGUMAS UNIDADES TEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), A SABER: NÚMEROS, ÁLGEBRA E GEOMETRIA. ANTES DO INÍCIO DE CADA AULA, OS ESTAGIÁRIOS ENVIAVAM O LINK, QUE PERMITIA O ACESSO AO GOOGLE MEET, ONDE ERAM REALIZADAS AS ATIVIDADES SÍNCRONAS. TAMBÉM FOI CRIADO UM GRUPO NO APLICATIVO WHATSAPP PARA QUE TODOS OS PARTICIPANTES OBTIVESSEM INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES. O USO DESSES RECURSOS FOI EVOLUINDO EM CADA AULA, POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS E DOS ESTUDANTES. NA UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS FORAM TRABALHADOS OS SEGUINTES CONTEÚDOS: NOÇÃO DE CONJUNTO; PROPRIEDADES, CONDIÇÕES E CONJUNTOS; IGUALDADE DE CONJUNTOS; CONJUNTOS VAZIO, UNITÁRIO E UNIVERSO; SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO; CONJUNTO DAS PARTES; COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO; OPERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS; E CONJUNTOS NUMÉRICOS. NAS AULAS, OS ALUNOS PUDERAM INTERPRETAR E RESOLVER QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS E SITUAÇÕES-PROBLEMAS ENVOLVENDO ESSES CONTEÚDOS E, DESSA FORMA, PUDERAM COMPREENDÊ-LOS MELHOR. NA UNIDADE TEMÁTICA ÁLGEBRA, OS CONTEÚDOS FORAM: PRINCÍPIO DA MULTIPLICAÇÃO OU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM; PERMUTAÇÕES SIMPLES E FATORIAL DE UM NÚMERO; ARRANJOS SIMPLES; COMBINAÇÕES SIMPLES E PERMUTAÇÕES COM REPETIÇÃO. TAL COMO OCORREU NA UNIDADE TEMÁTICA ANTERIOR, OS ESTAGIÁRIOS BUSCARAM ENVOLVER ESSES CONTEÚDOS EM SITUAÇÕES-PROBLEMAS CONTEXTUALIZADAS, VISANDO POSSIBILITAR A COMPREENSÃO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. AOS POUCOS OS ALUNOS IAM CONSEGUINDO ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE AS UNIDADES TEMÁTICAS, A PARTIR DA CONDUÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS. NA UNIDADE TEMÁTICA GEOMETRIA FORAM EXPLORADOS OS SEGUINTES CONTEÚDOS: IDEIA INTUITIVA DE ÁREA; REGIÃO QUADRADA UNITÁRIA; ÁREA DA REGIÃO QUADRADA; ÁREA DA REGIÃO RETANGULAR; ÁREA DA REGIÃO LIMITADA POR UM PARALELOGRAMO; ÁREA DA REGIÃO TRIANGULAR; ÁREA DA REGIÃO LIMITADA POR UM TRAPÉZIO; ÁREA DA REGIÃO LIMITADA POR UM LOSANGO; ÁREA DA REGIÃO LIMITADA POR UM HEXÁGONO REGULAR; ÁREA DE UMA REGIÃO LIMITADA POR UM POLÍGONO REGULAR; E ÁREA DO CÍRCULO. OBSERVOU-SE QUE OS ESTAGIÁRIOS BUSCARAM CONSTANTE INTERAÇÃO COM OS ALUNOS, UTILIZANDO PARA ESSE FIM UMA LINGUAGEM BEM INFORMAL E COMPREENSÍVEL DURANTE AS AULAS. E, É CLARO, SEMPRE DEMONSTRANDO DOMÍNIO DO CONTEÚDO MATEMÁTICO, FATOR OBSERVADO EM TODAS AULAS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, OBSERVOU-SE QUE A EXPERIÊNCIA DE AULAS DE ESTÁGIO NO FORMATO REMOTO FOI PERMEADA POR DESAFIOS E APRENDIZAGENS. AOS ESTAGIÁRIOS FOI PROPORCIONADO A POSSIBILIDADE DE UM OUTRO OLHAR SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, DEMANDANDO E ENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE INICIATIVA E DE CRIATIVIDADE. QUANTO AOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA, PARTICIPANTES DESSA TURMA, RESSALTA-SE QUE A PRINCIPAL CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS PODE TER SIDO A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE DAQUELAS QUE ESTAVAM HABITUADOS NO PRESENCIAL.