ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UMA OFICINA INTERDISCIPLINAR SOBRE A TEMÁTICA DE PILHAS E BATERIAS.
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84612 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 590 "inscrito_id" => 1723 "titulo" => "ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UMA OFICINA INTERDISCIPLINAR SOBRE A TEMÁTICA DE PILHAS E BATERIAS." "resumo" => "O DESAFIO TRABALHO DOCENTE IMPÕE INÚMEROS DESAFIOS PELO PARA QUE SEJAM CONSOLIDADOS O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS E CONCEITOS IMPORTANTES. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO VISA ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DE UMA OFICINA DIDÁTICA INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA DE PILHAS E BATERIAS E SEUS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. FORAM UTILIZADOS COM RESPALDO DE EMBASAMENTO TEÓRICO ALGUNS AUTORES COMO LIMA ET AL, FRISO ET AL ENTRE OUTROS QUE DISCUTEM O PAPEL DAS OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. PARA TAL, FORAM UTILIZADAS DUAS AULAS DE 40 MINUTOS CADA, ONDE, NA PRIMEIRA FOI TRABALHO AS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E BIOLOGIA PARA DISCORRER SOBRE OS ASPECTOS CONTEUDISTAS DA BIOLOGIA E DA QUÍMICA O DESCARTE INCORRETO BEM COMO SEUS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. NA SEGUNDA AULA, TRABALHADO DOIS VÍDEOS RELACIONADOS COM PONTOS DA AULA ANTERIOR E DISCUTIDO ACERCA DOS MESMOS. A PARTIR DISSO, CONSTATOU -SE QUE QUE AS OFICINAS SE MOSTRAM BASTANTE EFICAZES PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA QUÍMICA E BIOLOGIA E TRABALHAR TEMAS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE. POR FIM, ESSA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO OFERECE UM IMPORTANTE RESPALDO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E DEVE SER MAIS APLICADA DENTRO DOS CONTEXTOS DE ENSINO PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA E AFINS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, OFICINA DIDÁTICA, METODOLOGIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1723_29102021155309.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE DE LIMA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "CARLINHOS" "autor_email" => "carloshenrique160900@gmai" "autor_ies" => "UFRPE-UAST" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84612 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 590 "inscrito_id" => 1723 "titulo" => "ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UMA OFICINA INTERDISCIPLINAR SOBRE A TEMÁTICA DE PILHAS E BATERIAS." "resumo" => "O DESAFIO TRABALHO DOCENTE IMPÕE INÚMEROS DESAFIOS PELO PARA QUE SEJAM CONSOLIDADOS O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS E CONCEITOS IMPORTANTES. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO VISA ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DE UMA OFICINA DIDÁTICA INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA DE PILHAS E BATERIAS E SEUS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. FORAM UTILIZADOS COM RESPALDO DE EMBASAMENTO TEÓRICO ALGUNS AUTORES COMO LIMA ET AL, FRISO ET AL ENTRE OUTROS QUE DISCUTEM O PAPEL DAS OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. PARA TAL, FORAM UTILIZADAS DUAS AULAS DE 40 MINUTOS CADA, ONDE, NA PRIMEIRA FOI TRABALHO AS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E BIOLOGIA PARA DISCORRER SOBRE OS ASPECTOS CONTEUDISTAS DA BIOLOGIA E DA QUÍMICA O DESCARTE INCORRETO BEM COMO SEUS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. NA SEGUNDA AULA, TRABALHADO DOIS VÍDEOS RELACIONADOS COM PONTOS DA AULA ANTERIOR E DISCUTIDO ACERCA DOS MESMOS. A PARTIR DISSO, CONSTATOU -SE QUE QUE AS OFICINAS SE MOSTRAM BASTANTE EFICAZES PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA QUÍMICA E BIOLOGIA E TRABALHAR TEMAS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE. POR FIM, ESSA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO OFERECE UM IMPORTANTE RESPALDO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E DEVE SER MAIS APLICADA DENTRO DOS CONTEXTOS DE ENSINO PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA E AFINS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, OFICINA DIDÁTICA, METODOLOGIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1723_29102021155309.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE DE LIMA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "CARLINHOS" "autor_email" => "carloshenrique160900@gmai" "autor_ies" => "UFRPE-UAST" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }