ESTE TRABALHO BUSCA EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, NA FORMAÇÃO DO DOCENTE QUE PROCURA O APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL E VIVENCIAR O CONTATO COM A SALA DE AULA DE UMA FORMA MAIS AMPLA, AINDA NA FORMAÇÃO DOCENTE, DISCUTINDO ASSIM, A IMPORTÂNCIA DO PIBID E SUAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS GRADUANDOS NOS PRIMEIROS MESES DE SUA LICENCIATURA, DESEMPENHANDO O SEU PAPEL DE DOCENTE E CONSTRUINDO A RELAÇÃO ALUNO - PROFESSOR. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CUNHO QUALITATIVO, POR MEIO DE RELATOS APRESENTADOS POR 5 (CINCO) BOLSISTAS DO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO CAMPUS BOA VIAGEM (IFCE). ESSE TRABALHO FOI BASEADO NAS PESQUISAS DE BACCON (2013), MAFUANI (2011) E SILVA (2013). E COMO RESULTADOS FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O PROGRAMA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA, AUMENTANDO A QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES E CONTRIBUINDO, DE FORMA POSITIVA PARA A SUA FORMAÇÃO FUTURA.