Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

(RE)SIGNIFICAR A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E AS POTENCIALIDADES DA LUDICIDADE E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE, LUDICIDADE, LETRAMENTO MATEMÁTICO Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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TOMAMOS COMO OBJETO DE ESTUDO O PROJETO INTITULADO “PIBID RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE LÚDICA, DINÂMICA E CONTEXTUALIZADA”, DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS II, ALAGOINHAS-BA, NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, NO PERÍODO DE 2018-2020. ESTE PROJETO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL, ARTICULAR TEORIA E PRÁTICA, CONTRIBUINDO PARA UMA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DIFERENCIADA, PAUTADA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA QUE OPORTUNIZE UM ENSINO LÚDICO, DINÂMICO E CONTEXTUALIZADO. PARA ISSO, DESENVOLVEMOS ATIVIDADES NAS ESCOLAS PARCEIRAS E NA UNIVERSIDADE EM QUE SEMANALMENTE REALIZÁVAMOS REUNIÕES PRESENCIAIS COM CARÁTER FORMATIVO E DE PLANEJAMENTO, POIS TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PASSAVAM PELO ACOMPANHAMENTO DA COORDENAÇÃO DE ÁREA E DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS. TRABALHAMOS COM TEMÁTICAS EDUCACIONAIS E DO ENSINO DE MATEMÁTICA, PARA APROFUNDAMENTO TEÓRICO, BEM COMO TIVEMOS AS ORIENTAÇÕES INDIVIDUAIS PARA A CONSTRUÇÃO DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. NA ESCOLA A PARTICIPAÇÃO ACONTECEU DE FORMA COLABORATIVA DE MODO A ALCANÇAR O OBJETIVO DO PROJETO. ESSAS ATIVIDADES CONSTITUÍRAM A ROTINA DIDÁTICA DO NÚCLEO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, FORMADO POR BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID), UMA COORDENADORA DE ÁREA E TRÊS SUPERVISORAS QUE ERAM PROFESSORAS DAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID. NESTA DINÂMICA, PROCURAMOS VALORIZAR OS SABERES DA PRÁXIS DE FORMA INVESTIGATIVA, REFLETINDO SOBRE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA BUSCANDO MELHORIAS PARA QUE O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA COM SIGNIFICADO, LÚDICO, CRIATIVO E DINÂMICO. DESTACAMOS TAMBÉM, QUE ESTE PROJETO DO PIBID ESTAVA ANCORADO EM PRINCÍPIOS QUE PUDESSEM CONTRIBUIR PARA UMA FORMAÇÃO SÓLIDA DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA, DE MODO QUE FOSSE POSSÍVEL PERCEBER A INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA. ASSIM, ARTICULAMOS DIVERSOS SABERES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA QUE PRIMOU PELA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ESPECÍFICOS, LEITURA, INTERPRETAÇÃO, USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MATERIAIS CONCRETO, JOGOS, CONTEXTUALIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO DO ERRO E POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM, ETNOMATEMÁTICA, AS TECNOLOGIAS, O LETRAMENTO MATEMÁTICO DENTRE OUTROS CONHECIMENTOS QUE TRABALHAMOS PARA OPORTUNIZAR PARA OS LICENCIANDOS EXPERIÊNCIAS E BASE TEÓRICA PARA CONCEBER E TER UMA PRÁXIS, EM QUE A MATEMÁTICA SEJA ENSINADA DE FORMA CRÍTICA. AS TRÊS ESCOLAS EM QUE TRABALHAMOS COM O PIBID ERAM PÚBLICAS POR ACREDITARMOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. ESTAS ESCOLAS ERAM DE GRANDE E MÉDIO PORTE, QUE FUNCIONAVAM EM DOIS OU TRÊS TURNOS COM O ENSINO FUNDAMENTAL II, MÉDIO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). TIVEMOS COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO: SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO (2007), D’AMBROSIO (1996), BRASIL (1998), GRANDO; NACARATO; LOPES (2015), LUVISON; GRANDO (2018), TAHAN (2002), FIORENTINI; LORENZATO (2006), LARA (2011), NÓVOA (2019), FIORENTINI; OLIVEIRA (2013), PIMENTA (1999), DENTRE OUTROS. AO LONGO DE 18 MESES DO PROJETO, TIVEMOS MUITAS ATIVIDADES EXITOSAS QUE PROPORCIONARAM MELHORIAS SIGNIFICATIVAS NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DOS/AS ALUNOS/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AMADURECIMENTO ACADÊMICO, PROFISSIONAL E PESSOAL DOS MEMBROS DO NÚCLEO (COORDENADORA, SUPERVISORAS E BOLSISTAS ID). ALÉM DISSO, DESTACAMOS O AUMENTO SIGNIFICATIVO DAS NOTAS DOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, APROFUNDAMENTO TEÓRICO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS E DA ÁREA DE EDUCAÇÃO DOS LICENCIANDOS CONSTRUÍDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NOS ENCONTROS SEMANAIS, APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA UM ENSINO DE MATEMÁTICA LÚDICO, DINÂMICO E CONTEXTUALIZADO, VALORIZAÇÃO DA PESQUISA PARA O DESENVOLVIMENTO UM ENSINO SIGNIFICATIVO, CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DIFERENCIADAS UTILIZANDO METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA ENSINO E A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA LÚDICA, DINÂMICA E CONTEXTUALIZADA, APLICAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DIFERENCIADAS, DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NO ÂMBITO ESCOLAR, SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PIBID NAS REUNIÕES, ESCOLA E EM EVENTOS ACADÊMICOS, MELHORIA DA DESENVOLTURA PARA A DOCÊNCIA POR PARTE DOS ID, CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS, REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PIBID DE FORMA INTERDISCIPLINAR (MATEMÁTICA E O PIBID ÁFRICAS), DENTRE OUTROS RESULTADOS QUE DEMONSTRARAM CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A FORMAÇÃO DOS/AS LICENCIANDOS/AS, BEM COMO O FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA. NESSE CONTEXTO, DEFENDEMOS QUE A EXISTÊNCIA E O FORTALECIMENTO DE PROJETOS COMO O PIBID, QUE CONSOLIDA A LICENCIATURA E A RELAÇÃO COM A ESCOLA, BEM COMO ADVOGAMOS QUE É NECESSÁRIO O RECONHECIMENTO POR PARTE DO GOVERNO DAS POTENCIALIDADES E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA, SENDO CONDIÇÃO SINE QUA NON TER MAIS INVESTIMENTOS PARA ESTE POTENTE PROJETO."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) É UM IMPORTANTE PROJETO TANTO PARA A LICENCIATURA QUANTO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, POIS A PARTIR DOS LAÇOS ESTABELECIDOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA, O PIBID TEM OPORTUNIZADO EXPERIÊNCIAS SINGULARES DE FORMAÇÃO PARA TODOS OS ATORES ENVOLVIDOS NO PROJETO, EM ESPECIAL, NO CURSO DE MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA QUE ESTA DISCIPLINA NA MAIORIA DAS VEZES É TRABALHADA A PARTIR DE METODOLOGIAS QUE PRIVILEGIAM A MEMORIZAÇÃO E A RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS. NESTE SENTIDO, OPORTUNIZAR AOS/AS LICENCIANDOS/AS UMA FORMAÇÃO A PARTIR DO PIBID, NA QUAL SÃO DESENVOLVIDAS ATIVIDADES DIFERENCIADAS COM POTENCIAL LÚDICO É REVOLUCIONÁRIO, PRINCIPALMENTE, POR ARTICULAR AÇÕES EFETIVAS QUE INTEGRAM TEORIA E PRÁTICA. ASSIM, OBJETIVAMOS SOCIALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID DE MATEMÁTICA, REFLETINDO SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA (RE)SIGNIFICAR A FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA DA LUDICIDADE E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO. TOMAMOS COMO OBJETO DE ESTUDO O PROJETO INTITULADO “PIBID RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE LÚDICA, DINÂMICA E CONTEXTUALIZADA”, DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS II, ALAGOINHAS-BA, NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, NO PERÍODO DE 2018-2020. ESTE PROJETO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL, ARTICULAR TEORIA E PRÁTICA, CONTRIBUINDO PARA UMA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DIFERENCIADA, PAUTADA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA QUE OPORTUNIZE UM ENSINO LÚDICO, DINÂMICO E CONTEXTUALIZADO. PARA ISSO, DESENVOLVEMOS ATIVIDADES NAS ESCOLAS PARCEIRAS E NA UNIVERSIDADE EM QUE SEMANALMENTE REALIZÁVAMOS REUNIÕES PRESENCIAIS COM CARÁTER FORMATIVO E DE PLANEJAMENTO, POIS TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PASSAVAM PELO ACOMPANHAMENTO DA COORDENAÇÃO DE ÁREA E DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS. 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DESTACAMOS TAMBÉM, QUE ESTE PROJETO DO PIBID ESTAVA ANCORADO EM PRINCÍPIOS QUE PUDESSEM CONTRIBUIR PARA UMA FORMAÇÃO SÓLIDA DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA, DE MODO QUE FOSSE POSSÍVEL PERCEBER A INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA. ASSIM, ARTICULAMOS DIVERSOS SABERES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA QUE PRIMOU PELA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ESPECÍFICOS, LEITURA, INTERPRETAÇÃO, USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MATERIAIS CONCRETO, JOGOS, CONTEXTUALIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO DO ERRO E POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM, ETNOMATEMÁTICA, AS TECNOLOGIAS, O LETRAMENTO MATEMÁTICO DENTRE OUTROS CONHECIMENTOS QUE TRABALHAMOS PARA OPORTUNIZAR PARA OS LICENCIANDOS EXPERIÊNCIAS E BASE TEÓRICA PARA CONCEBER E TER UMA PRÁXIS, EM QUE A MATEMÁTICA SEJA ENSINADA DE FORMA CRÍTICA. AS TRÊS ESCOLAS EM QUE TRABALHAMOS COM O PIBID ERAM PÚBLICAS POR ACREDITARMOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. ESTAS ESCOLAS ERAM DE GRANDE E MÉDIO PORTE, QUE FUNCIONAVAM EM DOIS OU TRÊS TURNOS COM O ENSINO FUNDAMENTAL II, MÉDIO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). TIVEMOS COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO: SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO (2007), D’AMBROSIO (1996), BRASIL (1998), GRANDO; NACARATO; LOPES (2015), LUVISON; GRANDO (2018), TAHAN (2002), FIORENTINI; LORENZATO (2006), LARA (2011), NÓVOA (2019), FIORENTINI; OLIVEIRA (2013), PIMENTA (1999), DENTRE OUTROS. AO LONGO DE 18 MESES DO PROJETO, TIVEMOS MUITAS ATIVIDADES EXITOSAS QUE PROPORCIONARAM MELHORIAS SIGNIFICATIVAS NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DOS/AS ALUNOS/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AMADURECIMENTO ACADÊMICO, PROFISSIONAL E PESSOAL DOS MEMBROS DO NÚCLEO (COORDENADORA, SUPERVISORAS E BOLSISTAS ID). ALÉM DISSO, DESTACAMOS O AUMENTO SIGNIFICATIVO DAS NOTAS DOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, APROFUNDAMENTO TEÓRICO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS E DA ÁREA DE EDUCAÇÃO DOS LICENCIANDOS CONSTRUÍDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NOS ENCONTROS SEMANAIS, APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA UM ENSINO DE MATEMÁTICA LÚDICO, DINÂMICO E CONTEXTUALIZADO, VALORIZAÇÃO DA PESQUISA PARA O DESENVOLVIMENTO UM ENSINO SIGNIFICATIVO, CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DIFERENCIADAS UTILIZANDO METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA ENSINO E A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA LÚDICA, DINÂMICA E CONTEXTUALIZADA, APLICAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DIFERENCIADAS, DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NO ÂMBITO ESCOLAR, SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PIBID NAS REUNIÕES, ESCOLA E EM EVENTOS ACADÊMICOS, MELHORIA DA DESENVOLTURA PARA A DOCÊNCIA POR PARTE DOS ID, CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS, REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PIBID DE FORMA INTERDISCIPLINAR (MATEMÁTICA E O PIBID ÁFRICAS), DENTRE OUTROS RESULTADOS QUE DEMONSTRARAM CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A FORMAÇÃO DOS/AS LICENCIANDOS/AS, BEM COMO O FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA. NESSE CONTEXTO, DEFENDEMOS QUE A EXISTÊNCIA E O FORTALECIMENTO DE PROJETOS COMO O PIBID, QUE CONSOLIDA A LICENCIATURA E A RELAÇÃO COM A ESCOLA, BEM COMO ADVOGAMOS QUE É NECESSÁRIO O RECONHECIMENTO POR PARTE DO GOVERNO DAS POTENCIALIDADES E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA, SENDO CONDIÇÃO SINE QUA NON TER MAIS INVESTIMENTOS PARA ESTE POTENTE PROJETO.

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