AINDA SÃO POUCAS AS PESQUISAS QUE ABORDAM A INCLUSÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (PAEE) NO ENSINO DE CIÊNCIAS. COMO MENCIONA LIPPE (2010, P. 32), “AS INFORMAÇÕES EXISTENTES PERFAZEM ENSAIOS, INFORMAÇÕES E OBSERVAÇÕES ISOLADAS DA IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DO TEMA”. NESSE SENTIDO, A ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NECESSITA SISTEMATIZAR A PRODUÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO ESPECIAL. O PRESENTE TRABALHO, RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, OBJETIVA APRESENTAR O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E O ESTADO DO CONHECIMENTO REFERENTE AO TEMA ABORDADO, FOCANDO EM DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS PAEE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NA LITERATURA CIENTÍFICA, O ESTADO DO CONHECIMENTO PERMITE “A IDENTIFICAÇÃO, O REGISTRO E A CATEGORIZAÇÃO REFLEXIVA SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DE UM TEMA EM UMA DADA ÁREA, CONSIDERANDO OUTRAS VARIÁVEIS COMO TEMPO, DIVULGAÇÃO, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PERIÓDICOS, DISSERTAÇÕES, TESES, ENTRE OUTRAS” (MOROSINI; FERNANDES, 2014, P. 155). ALÉM DISSO, O ESTADO DO CONHECIMENTO PERMITE DISCUTIR UMA CERTA PRODUÇÃO ACADÊMICA, SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES, LIMITES E CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO. NESTE TRABALHO, DAMOS O FOCO PARA AS DISSERTAÇÕES E TESES ACERCA DA INCLUSÃO DO PAEE NO ENSINO DE CIÊNCIAS PUBLICADAS ENTRE 2008 E 2020, DEVIDO À IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL EM 2008 (BRASIL, 2008). PARA A SELEÇÃO DO CORPUS DE ANÁLISE, UTILIZAMOS O BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), A BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) E O GOOGLE SCHOLAR, COM OS DESCRITORES “INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS” E “INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA”. FOCAMOS AS BUSCAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIA E MATEMÁTICA E EM EDUCAÇÃO NO BRASIL. OPTAMOS PELA ANÁLISE DOS RESUMOS DAS PESQUISAS ENCONTRADAS E, EVENTUALMENTE, DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS NAS MESMAS. ELABORAMOS CATEGORIAS DE ANÁLISE BASEADAS EM MEGID NETO (1999), QUE CATALOGOU TESES E DISSERTAÇÕES NA PERSPECTIVA ESTADO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. AS CATEGORIAS FORAM AS SEGUINTES: TÍTULO DA PESQUISA; AUTOR (A) DA PESQUISA; ORIENTADOR (A) DA PESQUISA; TITULAÇÃO ACADÊMICA DA PESQUISA; INSTITUIÇÃO ONDE A PESQUISA FOI REALIZADA; PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUE A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA; ANO DE DEFESA DA PESQUISA; ÁREA DA INCLUSÃO EM QUE A PESQUISA ESTÁ INSERIDA; GÊNERO DA PESQUISA; GRANDE ÁREA DE ESTUDO DA PESQUISA; NÍVEL ESCOLAR DA PESQUISA E FOCO DE ESTUDO DA PESQUISA. FORAM ENCONTRADAS 153 PESQUISAS NO TOTAL, SENDO 96 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO, 21 TESES DE DOUTORADO E 36 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO PROFISSIONAL. QUANTO À DISTRIBUIÇÃO DAS PESQUISAS SELECIONADAS NO PERÍODO ESTUDADO, O ANO DE 2018 FOI O QUE MAIS CONTOU COM DISSERTAÇÕES E TESES A RESPEITO DA INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, TOTALIZANDO 25 PESQUISAS. EM RELAÇÃO À UNIVERSIDADE QUE MAIS PRODUZIU PESQUISAS ACERCA DO TEMA, HÁ O PREDOMÍNIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) COM 25 PESQUISAS. O PROFESSOR DOUTOR GÉRSON DE SOUZA MÓL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) FOI O QUEM MAIS ORIENTOU PESQUISAS COM O TEMA, TOTALIZANDO 10 PESQUISAS. AO ANALISARMOS A DISTRIBUIÇÃO DAS PESQUISAS POR GRANDE ÁREA DAS CIÊNCIAS, NOTAMOS O PREDOMÍNIO DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE INCLUSÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA, TOTALIZANDO 60 PESQUISAS. NO TOCANTE AO GÊNERO DAS PESQUISAS SELECIONADAS, PERCEBEMOS O PREDOMÍNIO DE TRABALHOS DO TIPO ESTUDO DE CASO, COM UM TOTAL DE 44 PESQUISAS. COM RELAÇÃO À ÁREA DA INCLUSÃO EM QUE AS PESQUISAS ANALISADAS SE INSEREM, EVIDENCIAMOS O PREDOMÍNIO DE ESTUDOS ACERCA DA CEGUEIRA. QUANTO AO FOCO DE ESTUDO DAS PESQUISAS, OU SEJA, O CONTEÚDO DENTRO DO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRELADO À INCLUSÃO, NOTAMOS O PREDOMÍNIO DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM 35 PESQUISAS. AO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O NÍVEL ESCOLAR DAS PESQUISAS ANALISADAS, EVIDENCIAMOS A ÊNFASE DOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, SEM ESPECIFICAÇÃO DA ETAPA, TOTALIZANDO 57 ESTUDOS. CONCLUÍMOS QUE O MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES A RESPEITO DA INCLUSÃO DO PAEE NO ENSINO DE CIÊNCIAS É DE GRANDE VALIA AOS DOCENTES, POIS ELENCA DIFERENTES CONTEÚDOS DAS MAIS VARIADAS DISCIPLINAS E SUBÁREAS ATRELADAS À INCLUSÃO, CONTEMPLANDO AS DIFERENTES TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, AS METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS PAEE EM CIÊNCIAS. A CEGUEIRA FOI A DEFICIÊNCIA MAIS ABORDADA, TALVEZ POR SER UMA DAS MAIS CONHECIDAS E DEVIDO À CONCENTRAÇÃO DOS ESTUDOS DOS ORIENTADORES. O PREDOMÍNIO DE PESQUISAS DO TIPO ESTUDO DE CASO PODE SER EXPLICADO PELO FATO DA MAIORIA DOS PESQUISADORES TEREM SELECIONADO O CASO DE UM ALUNO (A) COM DEFICIÊNCIA PARA ANALISAR. O PREDOMÍNIO DA INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS VINCULADA À FORMAÇÃO DOCENTE PODE SER DEVIDO À IMPLANTAÇÃO DE LEGISLAÇÕES ATRELADAS AO TEMA NO PERÍODO ANALISADO, COMO A BNC – FORMAÇÃO DE 2019 (BRASIL, 2019), ALÉM DE A MAIORIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO ANALISADOS TEREM UMA LINHA DE PESQUISA ESPECÍFICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. COM A REALIZAÇÃO DO MAPEAMENTO DAS PESQUISAS, PERCEBEMOS O PREDOMÍNIO DAS MESMAS NAS REGIÕES SUDESTE E SUL DO BRASIL, TOTALIZANDO RESPECTIVAMENTE 54 E 38 PESQUISAS, ENQUANTO A REGIÃO NORTE DO PAÍS TOTALIZOU APENAS 7 PESQUISAS SOBRE O TEMA, O QUE EVIDENCIA O MAIOR INVESTIMENTO EM PESQUISAS E EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NAS REGIÕES SUDESTE E SUL QUE, POR CONSEGUINTE, CONCENTRAM O MAIOR NÚMERO DE UNIVERSIDADES. APONTAMOS PARA A NECESSIDADE DE MAIS PESQUISAS NA ÁREA E DE DISPONIBILIZAÇÃO DOS TRABALHOS EM FORMAÇÕES DOCENTES INICIAIS E CONTINUADAS.