Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO REMOTO NA ESCOLA BÁSICA: DIALOGOS E PROPOSIÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA FREIREANA

Palavra-chaves: CULTURA ESCOLAR., ENSINO REMOTO., PAULO FREIRE., ENSINO MÉDIO., TECNOLOGIAS. Comunicação Oral (CO) ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84863
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 496
    "inscrito_id" => 1611
    "titulo" => """
      O ENSINO REMOTO NA ESCOLA BÁSICA: DIALOGOS E\r\n
      PROPOSIÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA FREIREANA
      """
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO É UM CAMPO QUE PERMITE A EMERSÃO DE DESCOBERTAS, REFLEXÕES E SOBRETUDO CONSCIENTIZAÇÃO EM TORNO DO QUE É COMPREENDIDO NO ESPAÇO ESCOLAR, E COMO O SUJEITO UTILIZA DESTE CONHECIMENTO FORA DESSE AMBIENTE. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESSA PREMISSA, É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O ÂMBITO EDUCACIONAL PASSOU POR UMA TRANSFIGURAÇÃO DA CULTURA ESCOLAR, PARTINDO DE UM PRINCÍPIO DE QUE SE VÁLIDA POR MEIO DE COMPORTAMENTOS, MÉTODOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE FORAM SE ALTERANDO AO LONGO DO TEMPO. ESSA CULTURA FOI SENDO DESENVOLVIDA A PARTIR DE UM CONJUNTO DE NORMAS E PRÁTICAS QUE REFLETIRAM A INCORPORAÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO EM DADAS ÉPOCAS. NO SÉCULO XVI O DOCUMENTO CURRICULAR ERA ORGANIZADO A PARTIR DE PROGRAMAS DE ESTUDOS E LIÇÕES DE LÍNGUAS ACOPLADOS AO ENSINO RELIGIOSO, NA QUAL A FORMAÇÃO ESCOLAR ESTAVA PAUTADA A UM ENSINO DITADO POR PARÂMETROS RELIGIOSOS. JÁ NO SÉCULO XIX HÁ A INSTAURAÇÃO DA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA QUE ATRELAVA UM PROJETO POLÍTICO VINCULADO AO CIDADÃO E A IDEIA DE NAÇÃO. LOGO, O DESMEMBRAMENTO HISTÓRICO DO PROCESSO DE ENSINO ATRELADO AS DADAS ÉPOCAS FORAM REMONTADAS DE ACORDO COM A NECESSIDADE E AS INFLUÊNCIAS QUE SE PERMEAVAM NOS DADOS PERÍODOS. COM O DESENCADEAR DAS ERAS, SOB A PERSPECTIVA DE UM MUNDO GLOBALIZADO, AS PESSOAS PASSARAM A ESTAR CADA VEZ MAIS CONECTADAS. LOGO, A INFORMAÇÃO QUE ERA LIMITADA A POUCAS PESSOAS PASSA A GANHAR PROPULSÃO COM O APARECIMENTO DA INTERNET. DIANTE DISSO, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) GANHARAM NOTORIEDADE NÃO SÓ NA ESFERA SOCIAL E CULTURAL, MAS TAMBÉM POLÍTICA E EDUCACIONAL. A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA PROPORCIONOU NOVOS MÉTODOS DE ENSINO E TROUXE A SALA DE AULA GRANDES POSSIBILIDADES, ELEVANDO O NÚMERO DE INFORMAÇÕES E ESPALHANDO COM FACILIDADE OS SABERES. DEVIDO AO COVID-19, O MUNDO PASSOU POR UM PROCESSO DE REINVENÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL, EM QUE AS RELAÇÕES FÍSICAS CEDERAM ESPAÇO PARA O MUNDO CIBERNÉTICO. LOGO, A EDUCAÇÃO SOBRETUDO O ESPAÇO DA SALA DE AULA ONDE POSSIBILITA O CONTATO DIRETO ENTRE OS CAMINHOS DE ENSINAR E APRENDER FOI MODIFICADO, PRECISANDO DE ESTRATÉGIAS QUE COOPERASSEM PARA UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA E LIBERTADORA. OU SEJA, EDUCADORES PRECISARAM REPENSAR SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA QUE OS SEUS EDUCANDOS SE SENTISSEM INCLUINDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM O QUAL POSSIBILITA RELAÇÕES ENTRE SABERES DIVERSOS, ENTRE O “POPULAR E O CIENTIFICO”, MAS TENDO EM VISTA, O LUGAR SOCIAL DE CADA SUJEITO. ESSA PERSPECTIVA SUPRAMENCIONADA DE UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA E LIBERTADORA COMUNGAM COM O PENSAMENTO DE FREIRE NO QUAL DEFENDIA QUE OS SABERES SÃO DIVERSOS E QUE SOZINHOS NÃO PODEM SER LIBERTADOS, MAS UNINDO-SE, ISTO É, SENDO MÚTUOS NO PERCURSO DA SOCIABILIDADE ENTRE ENSINAR E APRENDER. NESSE SENTIDO, O EDUCADOR TORNOU-SE UM INTERMEDIADOR ENTRE A TROCA DE CONHECIMENTOS NA SALA DE AULA, PELA TRANSFERÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO O GOOGLE MEET E AS REDES SOCIAIS, NESTE CASO POSSIBILITANDO QUE O ALUNO FOSSE PROTAGONISTA DO SEU APRENDER, HAJA VISTA, QUE AS REDES SOCIAIS FAZEM PARTE DO COTIDIANO DE CENTENAS DE PESSOAS SOBRETUDO DOS JOVENS, O QUE DE CERTA FORMA FACILITOU O PROCESSO DE REINVENÇÃO EM MEIO AO CENÁRIO PANDÊMICO. NO ENTANTO, ESTE PROTAGONISMO FOI COMPARTILHADO ENTRE GESTORES, TÉCNICOS, ESTUDANTES E PROFESSORES DEVIDO AOS INÚMEROS DESAFIOS COMO PROBLEMAS TÉCNICOS, ALÉM DO MANUSEIO NOS RECURSOS DIGITAIS PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL E DESENVOLVER AS ATIVIDADES QUE AS PLATAFORMAS PERMITEM, DESDE AQUELAS QUE NECESSITAM DE INTERAÇÃO ONLINE, COMO A QUESTÃO DE RESPONDER ATIVIDADES E APRESENTAR SLIDES ETC. ASSIM, O VISLUMBRE DE UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NO PROTAGONISMO BASEADO EM FREIRE, COOPERA PARA QUE OS MÉTODOS DE ENSINO REMONTEM A UMA IDEIA DE TROCA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS COMPARTILHADOS MESMO DIANTE DOS DESAFIOS, MAS QUE RESULTOU NUMA TROCA DE NOVOS SABERES ENTRE OS ENVOLVIDOS NAS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM, NESTE CASO O EDUCANDO E O EDUCADOR. DESTA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR SOBRE AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIRIANA, E ANALISAR OS NOVOS SABERES QUE VEM SE PERPETUANDO EM TORNO DA TECNOLOGIA E OS DIÁLOGOS QUE ESTA PROPORCIONA ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO, E POR CONSEGUINTE VERIFICAR A IMPORTÂNCIA QUE O ENSINO REMOTO PROPORCIONA PARA A PRÁTICA DA CONSCIENTIZAÇÃO E LIBERDADE HUMANAS. METODOLOGICAMENTE ESTA PESQUISA PARTIU DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL, CUJAS FONTES SÃO AUTORES CONSAGRADOS NO CAMPO EDUCACIONAL COMO PAULO FREIRE (1996), ALÉM DA EXPERIÊNCIA COMO DOCENTES EM UMA ESCOLA ESTADUAL, NUMA TURMA DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO HISTÓRIA, CAMPUS I. DE ACORDO COM AS REFLEXÕES FEITAS A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E O CAMPO DA TECNOLOGIA OS RESULTADOS DESTA PESQUISA NOS EXIBE O QUANTO O CAMPO EDUCACIONAL PRECISA DE SENSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DOS DIVERSOS SABERES, SOBRETUDO ENTRE O ESPAÇO SOCIAL DO ALUNADO E AQUILO QUE ELE APRENDE NO CAMPO ESCOLAR. PORTANTO, CONSIDERAMOS QUE AS TRANSFORMAÇÕES QUE O COVID-19 POSSIBILITOU NA EDUCAÇÃO TROUXE UMA GAMA DE REFLEXÕES SOBRE OS DIVERSOS SABERES E AS DIVERSAS FORMAS DE APRENDIZAGENS TANTO PARA OS EDUCADORES COMO PARA OS EDUCANDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => "CULTURA ESCOLAR., ENSINO REMOTO., PAULO FREIRE., ENSINO MÉDIO., TECNOLOGIAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA104_ID1611_26102021222234.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINITA MOREIRA CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARI"
    "autor_email" => "marinitacordeiro@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84863
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 496
    "inscrito_id" => 1611
    "titulo" => """
      O ENSINO REMOTO NA ESCOLA BÁSICA: DIALOGOS E\r\n
      PROPOSIÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA FREIREANA
      """
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO É UM CAMPO QUE PERMITE A EMERSÃO DE DESCOBERTAS, REFLEXÕES E SOBRETUDO CONSCIENTIZAÇÃO EM TORNO DO QUE É COMPREENDIDO NO ESPAÇO ESCOLAR, E COMO O SUJEITO UTILIZA DESTE CONHECIMENTO FORA DESSE AMBIENTE. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESSA PREMISSA, É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O ÂMBITO EDUCACIONAL PASSOU POR UMA TRANSFIGURAÇÃO DA CULTURA ESCOLAR, PARTINDO DE UM PRINCÍPIO DE QUE SE VÁLIDA POR MEIO DE COMPORTAMENTOS, MÉTODOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE FORAM SE ALTERANDO AO LONGO DO TEMPO. ESSA CULTURA FOI SENDO DESENVOLVIDA A PARTIR DE UM CONJUNTO DE NORMAS E PRÁTICAS QUE REFLETIRAM A INCORPORAÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO EM DADAS ÉPOCAS. NO SÉCULO XVI O DOCUMENTO CURRICULAR ERA ORGANIZADO A PARTIR DE PROGRAMAS DE ESTUDOS E LIÇÕES DE LÍNGUAS ACOPLADOS AO ENSINO RELIGIOSO, NA QUAL A FORMAÇÃO ESCOLAR ESTAVA PAUTADA A UM ENSINO DITADO POR PARÂMETROS RELIGIOSOS. JÁ NO SÉCULO XIX HÁ A INSTAURAÇÃO DA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA QUE ATRELAVA UM PROJETO POLÍTICO VINCULADO AO CIDADÃO E A IDEIA DE NAÇÃO. LOGO, O DESMEMBRAMENTO HISTÓRICO DO PROCESSO DE ENSINO ATRELADO AS DADAS ÉPOCAS FORAM REMONTADAS DE ACORDO COM A NECESSIDADE E AS INFLUÊNCIAS QUE SE PERMEAVAM NOS DADOS PERÍODOS. COM O DESENCADEAR DAS ERAS, SOB A PERSPECTIVA DE UM MUNDO GLOBALIZADO, AS PESSOAS PASSARAM A ESTAR CADA VEZ MAIS CONECTADAS. LOGO, A INFORMAÇÃO QUE ERA LIMITADA A POUCAS PESSOAS PASSA A GANHAR PROPULSÃO COM O APARECIMENTO DA INTERNET. DIANTE DISSO, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) GANHARAM NOTORIEDADE NÃO SÓ NA ESFERA SOCIAL E CULTURAL, MAS TAMBÉM POLÍTICA E EDUCACIONAL. A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA PROPORCIONOU NOVOS MÉTODOS DE ENSINO E TROUXE A SALA DE AULA GRANDES POSSIBILIDADES, ELEVANDO O NÚMERO DE INFORMAÇÕES E ESPALHANDO COM FACILIDADE OS SABERES. DEVIDO AO COVID-19, O MUNDO PASSOU POR UM PROCESSO DE REINVENÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL, EM QUE AS RELAÇÕES FÍSICAS CEDERAM ESPAÇO PARA O MUNDO CIBERNÉTICO. LOGO, A EDUCAÇÃO SOBRETUDO O ESPAÇO DA SALA DE AULA ONDE POSSIBILITA O CONTATO DIRETO ENTRE OS CAMINHOS DE ENSINAR E APRENDER FOI MODIFICADO, PRECISANDO DE ESTRATÉGIAS QUE COOPERASSEM PARA UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA E LIBERTADORA. OU SEJA, EDUCADORES PRECISARAM REPENSAR SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA QUE OS SEUS EDUCANDOS SE SENTISSEM INCLUINDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM O QUAL POSSIBILITA RELAÇÕES ENTRE SABERES DIVERSOS, ENTRE O “POPULAR E O CIENTIFICO”, MAS TENDO EM VISTA, O LUGAR SOCIAL DE CADA SUJEITO. ESSA PERSPECTIVA SUPRAMENCIONADA DE UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA E LIBERTADORA COMUNGAM COM O PENSAMENTO DE FREIRE NO QUAL DEFENDIA QUE OS SABERES SÃO DIVERSOS E QUE SOZINHOS NÃO PODEM SER LIBERTADOS, MAS UNINDO-SE, ISTO É, SENDO MÚTUOS NO PERCURSO DA SOCIABILIDADE ENTRE ENSINAR E APRENDER. NESSE SENTIDO, O EDUCADOR TORNOU-SE UM INTERMEDIADOR ENTRE A TROCA DE CONHECIMENTOS NA SALA DE AULA, PELA TRANSFERÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO O GOOGLE MEET E AS REDES SOCIAIS, NESTE CASO POSSIBILITANDO QUE O ALUNO FOSSE PROTAGONISTA DO SEU APRENDER, HAJA VISTA, QUE AS REDES SOCIAIS FAZEM PARTE DO COTIDIANO DE CENTENAS DE PESSOAS SOBRETUDO DOS JOVENS, O QUE DE CERTA FORMA FACILITOU O PROCESSO DE REINVENÇÃO EM MEIO AO CENÁRIO PANDÊMICO. NO ENTANTO, ESTE PROTAGONISMO FOI COMPARTILHADO ENTRE GESTORES, TÉCNICOS, ESTUDANTES E PROFESSORES DEVIDO AOS INÚMEROS DESAFIOS COMO PROBLEMAS TÉCNICOS, ALÉM DO MANUSEIO NOS RECURSOS DIGITAIS PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL E DESENVOLVER AS ATIVIDADES QUE AS PLATAFORMAS PERMITEM, DESDE AQUELAS QUE NECESSITAM DE INTERAÇÃO ONLINE, COMO A QUESTÃO DE RESPONDER ATIVIDADES E APRESENTAR SLIDES ETC. ASSIM, O VISLUMBRE DE UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NO PROTAGONISMO BASEADO EM FREIRE, COOPERA PARA QUE OS MÉTODOS DE ENSINO REMONTEM A UMA IDEIA DE TROCA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS COMPARTILHADOS MESMO DIANTE DOS DESAFIOS, MAS QUE RESULTOU NUMA TROCA DE NOVOS SABERES ENTRE OS ENVOLVIDOS NAS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM, NESTE CASO O EDUCANDO E O EDUCADOR. DESTA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR SOBRE AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIRIANA, E ANALISAR OS NOVOS SABERES QUE VEM SE PERPETUANDO EM TORNO DA TECNOLOGIA E OS DIÁLOGOS QUE ESTA PROPORCIONA ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO, E POR CONSEGUINTE VERIFICAR A IMPORTÂNCIA QUE O ENSINO REMOTO PROPORCIONA PARA A PRÁTICA DA CONSCIENTIZAÇÃO E LIBERDADE HUMANAS. METODOLOGICAMENTE ESTA PESQUISA PARTIU DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL, CUJAS FONTES SÃO AUTORES CONSAGRADOS NO CAMPO EDUCACIONAL COMO PAULO FREIRE (1996), ALÉM DA EXPERIÊNCIA COMO DOCENTES EM UMA ESCOLA ESTADUAL, NUMA TURMA DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO HISTÓRIA, CAMPUS I. DE ACORDO COM AS REFLEXÕES FEITAS A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E O CAMPO DA TECNOLOGIA OS RESULTADOS DESTA PESQUISA NOS EXIBE O QUANTO O CAMPO EDUCACIONAL PRECISA DE SENSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DOS DIVERSOS SABERES, SOBRETUDO ENTRE O ESPAÇO SOCIAL DO ALUNADO E AQUILO QUE ELE APRENDE NO CAMPO ESCOLAR. PORTANTO, CONSIDERAMOS QUE AS TRANSFORMAÇÕES QUE O COVID-19 POSSIBILITOU NA EDUCAÇÃO TROUXE UMA GAMA DE REFLEXÕES SOBRE OS DIVERSOS SABERES E AS DIVERSAS FORMAS DE APRENDIZAGENS TANTO PARA OS EDUCADORES COMO PARA OS EDUCANDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => "CULTURA ESCOLAR., ENSINO REMOTO., PAULO FREIRE., ENSINO MÉDIO., TECNOLOGIAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA104_ID1611_26102021222234.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINITA MOREIRA CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARI"
    "autor_email" => "marinitacordeiro@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A EDUCAÇÃO É UM CAMPO QUE PERMITE A EMERSÃO DE DESCOBERTAS, REFLEXÕES E SOBRETUDO CONSCIENTIZAÇÃO EM TORNO DO QUE É COMPREENDIDO NO ESPAÇO ESCOLAR, E COMO O SUJEITO UTILIZA DESTE CONHECIMENTO FORA DESSE AMBIENTE. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESSA PREMISSA, É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O ÂMBITO EDUCACIONAL PASSOU POR UMA TRANSFIGURAÇÃO DA CULTURA ESCOLAR, PARTINDO DE UM PRINCÍPIO DE QUE SE VÁLIDA POR MEIO DE COMPORTAMENTOS, MÉTODOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE FORAM SE ALTERANDO AO LONGO DO TEMPO. ESSA CULTURA FOI SENDO DESENVOLVIDA A PARTIR DE UM CONJUNTO DE NORMAS E PRÁTICAS QUE REFLETIRAM A INCORPORAÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO EM DADAS ÉPOCAS. NO SÉCULO XVI O DOCUMENTO CURRICULAR ERA ORGANIZADO A PARTIR DE PROGRAMAS DE ESTUDOS E LIÇÕES DE LÍNGUAS ACOPLADOS AO ENSINO RELIGIOSO, NA QUAL A FORMAÇÃO ESCOLAR ESTAVA PAUTADA A UM ENSINO DITADO POR PARÂMETROS RELIGIOSOS. JÁ NO SÉCULO XIX HÁ A INSTAURAÇÃO DA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA QUE ATRELAVA UM PROJETO POLÍTICO VINCULADO AO CIDADÃO E A IDEIA DE NAÇÃO. LOGO, O DESMEMBRAMENTO HISTÓRICO DO PROCESSO DE ENSINO ATRELADO AS DADAS ÉPOCAS FORAM REMONTADAS DE ACORDO COM A NECESSIDADE E AS INFLUÊNCIAS QUE SE PERMEAVAM NOS DADOS PERÍODOS. COM O DESENCADEAR DAS ERAS, SOB A PERSPECTIVA DE UM MUNDO GLOBALIZADO, AS PESSOAS PASSARAM A ESTAR CADA VEZ MAIS CONECTADAS. LOGO, A INFORMAÇÃO QUE ERA LIMITADA A POUCAS PESSOAS PASSA A GANHAR PROPULSÃO COM O APARECIMENTO DA INTERNET. DIANTE DISSO, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) GANHARAM NOTORIEDADE NÃO SÓ NA ESFERA SOCIAL E CULTURAL, MAS TAMBÉM POLÍTICA E EDUCACIONAL. A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA PROPORCIONOU NOVOS MÉTODOS DE ENSINO E TROUXE A SALA DE AULA GRANDES POSSIBILIDADES, ELEVANDO O NÚMERO DE INFORMAÇÕES E ESPALHANDO COM FACILIDADE OS SABERES. DEVIDO AO COVID-19, O MUNDO PASSOU POR UM PROCESSO DE REINVENÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL, EM QUE AS RELAÇÕES FÍSICAS CEDERAM ESPAÇO PARA O MUNDO CIBERNÉTICO. LOGO, A EDUCAÇÃO SOBRETUDO O ESPAÇO DA SALA DE AULA ONDE POSSIBILITA O CONTATO DIRETO ENTRE OS CAMINHOS DE ENSINAR E APRENDER FOI MODIFICADO, PRECISANDO DE ESTRATÉGIAS QUE COOPERASSEM PARA UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA E LIBERTADORA. OU SEJA, EDUCADORES PRECISARAM REPENSAR SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA QUE OS SEUS EDUCANDOS SE SENTISSEM INCLUINDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM O QUAL POSSIBILITA RELAÇÕES ENTRE SABERES DIVERSOS, ENTRE O “POPULAR E O CIENTIFICO”, MAS TENDO EM VISTA, O LUGAR SOCIAL DE CADA SUJEITO. ESSA PERSPECTIVA SUPRAMENCIONADA DE UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA E LIBERTADORA COMUNGAM COM O PENSAMENTO DE FREIRE NO QUAL DEFENDIA QUE OS SABERES SÃO DIVERSOS E QUE SOZINHOS NÃO PODEM SER LIBERTADOS, MAS UNINDO-SE, ISTO É, SENDO MÚTUOS NO PERCURSO DA SOCIABILIDADE ENTRE ENSINAR E APRENDER. NESSE SENTIDO, O EDUCADOR TORNOU-SE UM INTERMEDIADOR ENTRE A TROCA DE CONHECIMENTOS NA SALA DE AULA, PELA TRANSFERÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO O GOOGLE MEET E AS REDES SOCIAIS, NESTE CASO POSSIBILITANDO QUE O ALUNO FOSSE PROTAGONISTA DO SEU APRENDER, HAJA VISTA, QUE AS REDES SOCIAIS FAZEM PARTE DO COTIDIANO DE CENTENAS DE PESSOAS SOBRETUDO DOS JOVENS, O QUE DE CERTA FORMA FACILITOU O PROCESSO DE REINVENÇÃO EM MEIO AO CENÁRIO PANDÊMICO. NO ENTANTO, ESTE PROTAGONISMO FOI COMPARTILHADO ENTRE GESTORES, TÉCNICOS, ESTUDANTES E PROFESSORES DEVIDO AOS INÚMEROS DESAFIOS COMO PROBLEMAS TÉCNICOS, ALÉM DO MANUSEIO NOS RECURSOS DIGITAIS PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL E DESENVOLVER AS ATIVIDADES QUE AS PLATAFORMAS PERMITEM, DESDE AQUELAS QUE NECESSITAM DE INTERAÇÃO ONLINE, COMO A QUESTÃO DE RESPONDER ATIVIDADES E APRESENTAR SLIDES ETC. ASSIM, O VISLUMBRE DE UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NO PROTAGONISMO BASEADO EM FREIRE, COOPERA PARA QUE OS MÉTODOS DE ENSINO REMONTEM A UMA IDEIA DE TROCA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS COMPARTILHADOS MESMO DIANTE DOS DESAFIOS, MAS QUE RESULTOU NUMA TROCA DE NOVOS SABERES ENTRE OS ENVOLVIDOS NAS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM, NESTE CASO O EDUCANDO E O EDUCADOR. DESTA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR SOBRE AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIRIANA, E ANALISAR OS NOVOS SABERES QUE VEM SE PERPETUANDO EM TORNO DA TECNOLOGIA E OS DIÁLOGOS QUE ESTA PROPORCIONA ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO, E POR CONSEGUINTE VERIFICAR A IMPORTÂNCIA QUE O ENSINO REMOTO PROPORCIONA PARA A PRÁTICA DA CONSCIENTIZAÇÃO E LIBERDADE HUMANAS. METODOLOGICAMENTE ESTA PESQUISA PARTIU DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL, CUJAS FONTES SÃO AUTORES CONSAGRADOS NO CAMPO EDUCACIONAL COMO PAULO FREIRE (1996), ALÉM DA EXPERIÊNCIA COMO DOCENTES EM UMA ESCOLA ESTADUAL, NUMA TURMA DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO HISTÓRIA, CAMPUS I. DE ACORDO COM AS REFLEXÕES FEITAS A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E O CAMPO DA TECNOLOGIA OS RESULTADOS DESTA PESQUISA NOS EXIBE O QUANTO O CAMPO EDUCACIONAL PRECISA DE SENSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DOS DIVERSOS SABERES, SOBRETUDO ENTRE O ESPAÇO SOCIAL DO ALUNADO E AQUILO QUE ELE APRENDE NO CAMPO ESCOLAR. PORTANTO, CONSIDERAMOS QUE AS TRANSFORMAÇÕES QUE O COVID-19 POSSIBILITOU NA EDUCAÇÃO TROUXE UMA GAMA DE REFLEXÕES SOBRE OS DIVERSOS SABERES E AS DIVERSAS FORMAS DE APRENDIZAGENS TANTO PARA OS EDUCADORES COMO PARA OS EDUCANDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.