A IMPORTÂNCIA DA POESIA DE PAULO LEMINSKI PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84563 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 713 "inscrito_id" => 2175 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA POESIA DE PAULO LEMINSKI PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "ESTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR A SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A POESIA DE PAULO LEMINSKI E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES, QUE FOI REALIZADA, REMOTAMENTE, PELO SUBPROJETO DO PIBID, COM OS ALUNOS DO 6º. B, DA ESCOLA BENTO MUNHOZ DA ROCHA, NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ – PARANÁ, E QUE TEVE POR OBJETIVO APLICAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E FORMAR LEITORES DE POESIA. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA SEQUÊNCIA FOI UTILIZADA A LEITURA COMPARTILHADA E O MÉTODO RECEPCIONAL, PARA ABORDAGENS DAS POESIAS QUE FORAM ESCOLHIDAS PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS. TAMBÉM FORAM CONTEMPLADOS RECURSOS DE VÍDEO, COMO A MÚSICA DA FILHA DE LEMINSKI, ESTRELA, E UM VÍDEO ANIMADO COM HAICAIS COMPOSTOS PELO AUTOR ESCOLHIDO. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, DESTACA-SE O “MÉTODO RECEPCIONAL” DE BORDINI E AGUIAR E A “LEITURA COMPARTILHADA” DE KÁTIA LOMBRA BRäKLING. APÓS APRESENTAÇÃO, LEITURAS, ANÁLISES E INTERPRETAÇÕES DE DIVERSOS POEMAS, O RESULTADO OBTIDO DE TODO O TRABALHO REALIZADO COM OS ALUNOS DO 6° ANO B, DE ACORDO COM O QUESTIONÁRIO APLICADO, FOI MUITO POSITIVO, EVIDENCIANDO QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO POESIA, COM O OBJETIVO DE FORMAÇÃO DE LEITORES, CONFIRMOU UM ÓTIMO RESULTADO. POR FIM, OBSERVOU-SE QUE OS ALUNOS NÃO CONHECIAM A OBRA DE PAULO LEMINSKI E POSSUÍAM POUCO CONHECIMENTO SOBRE O GÊNERO POESIA. PORTANTO, É IMPRESCINDÍVEL LEVAR O NOVO PARA A SALA DE AULA, POIS, ALÉM DE SER UMA LITERATURA QUE, MUITAS VEZES, NÃO CHEGA NA ESCOLA, OS ALUNOS TAMBÉM SE SENTEM COLABORADORES DE TODAS AS ETAPAS DA SEQUÊNCIA E DESENVOLVEM O PENSAMENTO CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "PAULO LEMINSKI, POESIA, PRÁTICAS DE LEITURA, FORMAÇÃO DE LEITORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2175_18112021164241.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS RAFAEL PORFÍRIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lr_porfirio@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84563 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 713 "inscrito_id" => 2175 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA POESIA DE PAULO LEMINSKI PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "ESTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR A SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A POESIA DE PAULO LEMINSKI E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES, QUE FOI REALIZADA, REMOTAMENTE, PELO SUBPROJETO DO PIBID, COM OS ALUNOS DO 6º. B, DA ESCOLA BENTO MUNHOZ DA ROCHA, NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ – PARANÁ, E QUE TEVE POR OBJETIVO APLICAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E FORMAR LEITORES DE POESIA. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA SEQUÊNCIA FOI UTILIZADA A LEITURA COMPARTILHADA E O MÉTODO RECEPCIONAL, PARA ABORDAGENS DAS POESIAS QUE FORAM ESCOLHIDAS PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS. TAMBÉM FORAM CONTEMPLADOS RECURSOS DE VÍDEO, COMO A MÚSICA DA FILHA DE LEMINSKI, ESTRELA, E UM VÍDEO ANIMADO COM HAICAIS COMPOSTOS PELO AUTOR ESCOLHIDO. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, DESTACA-SE O “MÉTODO RECEPCIONAL” DE BORDINI E AGUIAR E A “LEITURA COMPARTILHADA” DE KÁTIA LOMBRA BRäKLING. APÓS APRESENTAÇÃO, LEITURAS, ANÁLISES E INTERPRETAÇÕES DE DIVERSOS POEMAS, O RESULTADO OBTIDO DE TODO O TRABALHO REALIZADO COM OS ALUNOS DO 6° ANO B, DE ACORDO COM O QUESTIONÁRIO APLICADO, FOI MUITO POSITIVO, EVIDENCIANDO QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO POESIA, COM O OBJETIVO DE FORMAÇÃO DE LEITORES, CONFIRMOU UM ÓTIMO RESULTADO. POR FIM, OBSERVOU-SE QUE OS ALUNOS NÃO CONHECIAM A OBRA DE PAULO LEMINSKI E POSSUÍAM POUCO CONHECIMENTO SOBRE O GÊNERO POESIA. PORTANTO, É IMPRESCINDÍVEL LEVAR O NOVO PARA A SALA DE AULA, POIS, ALÉM DE SER UMA LITERATURA QUE, MUITAS VEZES, NÃO CHEGA NA ESCOLA, OS ALUNOS TAMBÉM SE SENTEM COLABORADORES DE TODAS AS ETAPAS DA SEQUÊNCIA E DESENVOLVEM O PENSAMENTO CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "PAULO LEMINSKI, POESIA, PRÁTICAS DE LEITURA, FORMAÇÃO DE LEITORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2175_18112021164241.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS RAFAEL PORFÍRIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lr_porfirio@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }