A FORMAÇÃO DE DOCENTES EM TEMPOS DE “MUDAR PARA MANTER”: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PIBID
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84549 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 101 "inscrito_id" => 872 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE DOCENTES EM TEMPOS DE “MUDAR PARA MANTER”: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PIBID" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA OS ATUAIS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE, ESPECIALMENTE NUM CONTEXTO DE IMPOSIÇÃO DE “NOVAS” DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES (DCNS) APROVADAS PELA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20/12/2019, TAMBÉM NOMINADA BNC – FORMAÇÃO. É NECESSÁRIO FAZER UMA CRÍTICA A ESTAS DIRETRIZES A SEREM IMPLANTADAS POIS, A NOSSO VER, O TEOR DESSA LEGISLAÇÃO PODE SER CARACTERIZADO PELA METÁFORA DE LAMPEDUSA (2017) QUE SE QUISERMOS QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ, É NECESSÁRIO QUE TUDO MUDE. NESTE CONTEXTO DE CRISE, EM QUE ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ADOTAM O DISCURSO DA SERVIDÃO VOLUNTÁRIA ACELERANDO OS PASSOS PARA IMPLANTAR/VENDER SEUS NOVOS CURSOS ALINHADOS COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) – EDUCAÇÃO BÁSICA (2018), OUTRAS, PREOCUPADAS COM A SÓLIDA FORMAÇÃO DOCENTE, ENCONTRAM-SE NUM MOVIMENTO DE CONTESTAÇÃO E POSTERGAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DESTAS DIRETRIZES, POR ENTENDEREM QUE REPRESENTAM SÉRIO RISCO DE ESVAZIAMENTO À FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS. NESTA PERSPECTIVA, NOSSO OBJETIVO PRINCIPAL É PROBLEMATIZAR AS ATUAIS DIRETRIZES CURRICULARES PARA AS LICENCIATURAS QUE, AO REVOGAR A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02, DE 01/07/2015, REEDITAM, EM CERTO MODO, AS DIRETRIZES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO INÍCIO DOS ANOS 2000, NA TENTATIVA DE ATENDER AO ATUAL ESTÁGIO DAS FORÇAS PRODUTIVAS CAPITALISTAS. OUTROS OBJETIVOS SÃO: ANALISAR DE QUE MODO AS ATUAIS DIRETRIZES, PAUTADAS NA FORMAÇÃO PARA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, NUMA PERSPECTIVA UTILITÁRIA DE ALINHAMENTO DA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS PARA AS COMPETÊNCIAS GERAIS PREVISTAS NA BNCC-EDUCAÇÃO BÁSICA, PÕEM EM RISCO A FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA; RESSALTAR O POTENCIAL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO SÓLIDA, INTERDISCIPLINAR, INTEGRANDO A TEORIA E A PRÁTICA. COMO MÉTODO ELEGEMOS A ANÁLISE QUALITATIVA, MEDIADA PELA PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, QUE TEM COMO BASE OS AUTORES SAVIANI (2007), MAZZEU (2011), COUTINHO (2012), DOURADO (2015), LAVOURA ET. AL. (2020), ENTRE OUTROS. NO ATUAL CONTEXTO, AS POLÍTICAS ADOTADAS EXPRESSAS NA LEGISLAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, REPRESENTAM UMA ESTRATÉGIA DO “MUDAR PARA MANTER”, EM QUE O FOCO PRINCIPAL DA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS RECAI SOBRE O MERCADO DE TRABALHO, NO SENTIDO DE INCUTIR AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA ENFRENTAR E CONTORNAR AS INÚMERAS ADVERSIDADES PESSOAIS E LABORAIS. ASSIM, NO TÓPICO INICIAL APRESENTAREMOS AS CONCEPÇÕES QUE FUNDAMENTAM AS ATUAIS DIRETRIZES EM VIGOR, RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20/12/2019, TENDO COMO FOCO A BNCC - EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTRAPOSIÇÃO À LEGISLAÇÃO, OUTRORA CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE, EXPRESSA NA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02 DE 01/07/2015. NA SEQUÊNCIA, DISCUTIREMOS AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID, EM CUJA CONCEPÇÃO INICIAL PROPÕE-SE UMA SÓLIDA FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOS LICENCIANDOS, PRESSUPONDO O PRINCÍPIO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COMO FUNDAMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE. NO QUE SE REFERE AO PRIMEIRO TÓPICO, ENTENDEMOS QUE AS DCNS APROVADAS PELA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20/12/2019 SIGNIFICAM UMA REGRESSÃO COM RELAÇÃO AOS AVANÇOS TRAZIDOS PELA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02 DE 01/07/2015. TAL PRESSUPOSTO LEVA A DISCUTIR AS REFORMAS EDUCACIONAIS OCORRIDAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. O CONCEITO DE REFORMA É PROBLEMATIZADO POR COUTINHO (2012), ALERTANDO QUE A PALAVRA “REFORMA” APRESENTA UMA CONOTAÇÃO PROGRESSISTA, LIGADA ÀS LUTAS DAS CLASSES SUBALTERNAS PARA TRANSFORMAR A SOCIEDADE. NESSE SENTIDO, O NEOLIBERALISMO SE UTILIZA DESSE CONCEITO PARA IMPLEMENTAR SUAS PROPOSTAS APRESENTADAS MISTICAMENTE COMO ALGO PROGRESSISTA EM FACE DO “ESTATISMO”. CONTUDO, O QUE ANTES DA ONDA NEOLIBERAL SIGNIFICAVA AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS, PROTEÇÃO SOCIAL, CONTROLE E LIMITAÇÃO DO MERCADO, AGORA SIGNIFICA CORTES, RESTRIÇÕES, SUPRESSÃO DESSES DIREITOS E DESSE CONTROLE. (COUTINHO, 2012). PARA MAZZEU (2011) AS DIRETRIZES GERAIS DOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A REFORMA ESTRUTURAL E CURRICULAR IMPLEMENTADAS NA EDUCAÇÃO EM GERAL E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR, EM PARTICULAR, DEVEM SER COMPREENDIDAS COMO UMA ESTRATÉGIA POLÍTICA DA REFORMA DO ESTADO NA DIMENSÃO INSTITUCIONAL E ECONÔMICA-ADMINISTRATIVA. A PRINCIPAL FINALIDADE DESTA ESTRATÉGIA CONSISTE NA ADAPTAÇÃO DOS INDIVÍDUOS ÀS EXIGÊNCIAS DO SISTEMA CAPITALISTA NO QUE DIZ RESPEITO AO MODO DE PRODUÇÃO E DO NOVO MODELO DE SOCIABILIDADE IMPOSTO PELO CAPITAL. ORA, AS ATUAIS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE REEDITAM, EM GRANDE MEDIDA, AS CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES DA FORMAÇÃO PRECONIZADAS PELAS REFORMAS IMPLEMENTADAS NO BRASIL A PARTIR DA DÉCADA DE 1990, SUBSIDIADAS PELOS ORGANISMOS MULTILATERAIS INTERNACIONAIS RESPONSÁVEIS PELO GERENCIAMENTO DAS PROPOSTAS POLÍTICAS AQUI COLOCADAS EM PRÁTICA. EMBORA TRANSCORRIDAS ALGUMAS DÉCADAS, AS DEMANDAS DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA PARA A FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR QUASE NÃO SE MODIFICARAM PORQUE AS BASES DA ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA POUCO MUDARAM. NESSE SENTIDO, RETORNA AO PALCO O DISCURSO DA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO PARA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO TRABALHADOR EM GERAL, MAS TAMBÉM DO PROFESSOR, QUE FAZ A MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO DESSE TRABALHADOR. ASSIM, COM O OBJETIVO DE ALINHAR A PREPARAÇÃO DOS DOCENTES PARA ATUAR EM CONFORMIDADE COM O IDEÁRIO FORMATIVO NECESSÁRIO ÀS NOVAS GERAÇÕES, AS ATUAIS DCNS PRESSUPÕEM, POR PARTE DO LICENCIANDO, O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DISPOSTAS NA BNCC - EDUCAÇÃO BÁSICA. DIFERENTEMENTE DESSA PERSPECTIVA, A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02, DE 01/07/2015 COMPREENDE A DOCÊNCIA COMO AÇÃO EDUCATIVA, PROCESSO PEDAGÓGICO INTENCIONAL E METÓDICO, QUE ENVOLVE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, INTERDISCIPLINARES E PEDAGÓGICOS, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DA FORMAÇÃO CUJO DESENVOLVIMENTO SE DÁ NA CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS VALORES, INSEPARÁVEIS DA SÓLIDA FORMAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL DO ENSINAR E APRENDER. TRATA-SE DE PROMOVER A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS SUJEITOS, EM TODAS AS DIMENSÕES, TENDO O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO. EM CONSONÂNCIA COM ESSA PERSPECTIVA É QUE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DEFENDIDA ORIGINALMENTE PELO PIBID CONSTITUI-SE UM DOS PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. AO DEFENDER A ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, O PROGRAMA POSSIBILITA A INSERÇÃO DOS LICENCIANDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, RECONHECENDO-AS COMO ESPAÇOS ESTRUTURANTES DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DESAFIOS, RESISTÊNCIA, PIBID, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID872_23102021101357.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VÂNIA MARIA ALVES" "autor_nome_curto" => "VÂNIA" "autor_email" => "vania.alves@ifpr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - IFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84549 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 101 "inscrito_id" => 872 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE DOCENTES EM TEMPOS DE “MUDAR PARA MANTER”: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PIBID" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA OS ATUAIS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE, ESPECIALMENTE NUM CONTEXTO DE IMPOSIÇÃO DE “NOVAS” DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES (DCNS) APROVADAS PELA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20/12/2019, TAMBÉM NOMINADA BNC – FORMAÇÃO. É NECESSÁRIO FAZER UMA CRÍTICA A ESTAS DIRETRIZES A SEREM IMPLANTADAS POIS, A NOSSO VER, O TEOR DESSA LEGISLAÇÃO PODE SER CARACTERIZADO PELA METÁFORA DE LAMPEDUSA (2017) QUE SE QUISERMOS QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ, É NECESSÁRIO QUE TUDO MUDE. NESTE CONTEXTO DE CRISE, EM QUE ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ADOTAM O DISCURSO DA SERVIDÃO VOLUNTÁRIA ACELERANDO OS PASSOS PARA IMPLANTAR/VENDER SEUS NOVOS CURSOS ALINHADOS COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) – EDUCAÇÃO BÁSICA (2018), OUTRAS, PREOCUPADAS COM A SÓLIDA FORMAÇÃO DOCENTE, ENCONTRAM-SE NUM MOVIMENTO DE CONTESTAÇÃO E POSTERGAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DESTAS DIRETRIZES, POR ENTENDEREM QUE REPRESENTAM SÉRIO RISCO DE ESVAZIAMENTO À FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS. NESTA PERSPECTIVA, NOSSO OBJETIVO PRINCIPAL É PROBLEMATIZAR AS ATUAIS DIRETRIZES CURRICULARES PARA AS LICENCIATURAS QUE, AO REVOGAR A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02, DE 01/07/2015, REEDITAM, EM CERTO MODO, AS DIRETRIZES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO INÍCIO DOS ANOS 2000, NA TENTATIVA DE ATENDER AO ATUAL ESTÁGIO DAS FORÇAS PRODUTIVAS CAPITALISTAS. OUTROS OBJETIVOS SÃO: ANALISAR DE QUE MODO AS ATUAIS DIRETRIZES, PAUTADAS NA FORMAÇÃO PARA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, NUMA PERSPECTIVA UTILITÁRIA DE ALINHAMENTO DA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS PARA AS COMPETÊNCIAS GERAIS PREVISTAS NA BNCC-EDUCAÇÃO BÁSICA, PÕEM EM RISCO A FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA; RESSALTAR O POTENCIAL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO SÓLIDA, INTERDISCIPLINAR, INTEGRANDO A TEORIA E A PRÁTICA. COMO MÉTODO ELEGEMOS A ANÁLISE QUALITATIVA, MEDIADA PELA PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, QUE TEM COMO BASE OS AUTORES SAVIANI (2007), MAZZEU (2011), COUTINHO (2012), DOURADO (2015), LAVOURA ET. AL. (2020), ENTRE OUTROS. NO ATUAL CONTEXTO, AS POLÍTICAS ADOTADAS EXPRESSAS NA LEGISLAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, REPRESENTAM UMA ESTRATÉGIA DO “MUDAR PARA MANTER”, EM QUE O FOCO PRINCIPAL DA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS RECAI SOBRE O MERCADO DE TRABALHO, NO SENTIDO DE INCUTIR AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA ENFRENTAR E CONTORNAR AS INÚMERAS ADVERSIDADES PESSOAIS E LABORAIS. ASSIM, NO TÓPICO INICIAL APRESENTAREMOS AS CONCEPÇÕES QUE FUNDAMENTAM AS ATUAIS DIRETRIZES EM VIGOR, RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20/12/2019, TENDO COMO FOCO A BNCC - EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTRAPOSIÇÃO À LEGISLAÇÃO, OUTRORA CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE, EXPRESSA NA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02 DE 01/07/2015. NA SEQUÊNCIA, DISCUTIREMOS AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID, EM CUJA CONCEPÇÃO INICIAL PROPÕE-SE UMA SÓLIDA FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOS LICENCIANDOS, PRESSUPONDO O PRINCÍPIO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COMO FUNDAMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE. NO QUE SE REFERE AO PRIMEIRO TÓPICO, ENTENDEMOS QUE AS DCNS APROVADAS PELA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20/12/2019 SIGNIFICAM UMA REGRESSÃO COM RELAÇÃO AOS AVANÇOS TRAZIDOS PELA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02 DE 01/07/2015. TAL PRESSUPOSTO LEVA A DISCUTIR AS REFORMAS EDUCACIONAIS OCORRIDAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. O CONCEITO DE REFORMA É PROBLEMATIZADO POR COUTINHO (2012), ALERTANDO QUE A PALAVRA “REFORMA” APRESENTA UMA CONOTAÇÃO PROGRESSISTA, LIGADA ÀS LUTAS DAS CLASSES SUBALTERNAS PARA TRANSFORMAR A SOCIEDADE. NESSE SENTIDO, O NEOLIBERALISMO SE UTILIZA DESSE CONCEITO PARA IMPLEMENTAR SUAS PROPOSTAS APRESENTADAS MISTICAMENTE COMO ALGO PROGRESSISTA EM FACE DO “ESTATISMO”. CONTUDO, O QUE ANTES DA ONDA NEOLIBERAL SIGNIFICAVA AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS, PROTEÇÃO SOCIAL, CONTROLE E LIMITAÇÃO DO MERCADO, AGORA SIGNIFICA CORTES, RESTRIÇÕES, SUPRESSÃO DESSES DIREITOS E DESSE CONTROLE. (COUTINHO, 2012). PARA MAZZEU (2011) AS DIRETRIZES GERAIS DOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A REFORMA ESTRUTURAL E CURRICULAR IMPLEMENTADAS NA EDUCAÇÃO EM GERAL E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR, EM PARTICULAR, DEVEM SER COMPREENDIDAS COMO UMA ESTRATÉGIA POLÍTICA DA REFORMA DO ESTADO NA DIMENSÃO INSTITUCIONAL E ECONÔMICA-ADMINISTRATIVA. A PRINCIPAL FINALIDADE DESTA ESTRATÉGIA CONSISTE NA ADAPTAÇÃO DOS INDIVÍDUOS ÀS EXIGÊNCIAS DO SISTEMA CAPITALISTA NO QUE DIZ RESPEITO AO MODO DE PRODUÇÃO E DO NOVO MODELO DE SOCIABILIDADE IMPOSTO PELO CAPITAL. ORA, AS ATUAIS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE REEDITAM, EM GRANDE MEDIDA, AS CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES DA FORMAÇÃO PRECONIZADAS PELAS REFORMAS IMPLEMENTADAS NO BRASIL A PARTIR DA DÉCADA DE 1990, SUBSIDIADAS PELOS ORGANISMOS MULTILATERAIS INTERNACIONAIS RESPONSÁVEIS PELO GERENCIAMENTO DAS PROPOSTAS POLÍTICAS AQUI COLOCADAS EM PRÁTICA. EMBORA TRANSCORRIDAS ALGUMAS DÉCADAS, AS DEMANDAS DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA PARA A FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR QUASE NÃO SE MODIFICARAM PORQUE AS BASES DA ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA POUCO MUDARAM. NESSE SENTIDO, RETORNA AO PALCO O DISCURSO DA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO PARA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO TRABALHADOR EM GERAL, MAS TAMBÉM DO PROFESSOR, QUE FAZ A MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO DESSE TRABALHADOR. ASSIM, COM O OBJETIVO DE ALINHAR A PREPARAÇÃO DOS DOCENTES PARA ATUAR EM CONFORMIDADE COM O IDEÁRIO FORMATIVO NECESSÁRIO ÀS NOVAS GERAÇÕES, AS ATUAIS DCNS PRESSUPÕEM, POR PARTE DO LICENCIANDO, O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DISPOSTAS NA BNCC - EDUCAÇÃO BÁSICA. DIFERENTEMENTE DESSA PERSPECTIVA, A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02, DE 01/07/2015 COMPREENDE A DOCÊNCIA COMO AÇÃO EDUCATIVA, PROCESSO PEDAGÓGICO INTENCIONAL E METÓDICO, QUE ENVOLVE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, INTERDISCIPLINARES E PEDAGÓGICOS, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DA FORMAÇÃO CUJO DESENVOLVIMENTO SE DÁ NA CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS VALORES, INSEPARÁVEIS DA SÓLIDA FORMAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL DO ENSINAR E APRENDER. TRATA-SE DE PROMOVER A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS SUJEITOS, EM TODAS AS DIMENSÕES, TENDO O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO. EM CONSONÂNCIA COM ESSA PERSPECTIVA É QUE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DEFENDIDA ORIGINALMENTE PELO PIBID CONSTITUI-SE UM DOS PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. AO DEFENDER A ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, O PROGRAMA POSSIBILITA A INSERÇÃO DOS LICENCIANDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, RECONHECENDO-AS COMO ESPAÇOS ESTRUTURANTES DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DESAFIOS, RESISTÊNCIA, PIBID, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID872_23102021101357.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VÂNIA MARIA ALVES" "autor_nome_curto" => "VÂNIA" "autor_email" => "vania.alves@ifpr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - IFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }