RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES PARA O ENSINO DO SISTEMA DIGESTÓRIO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84986 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 305 "inscrito_id" => 1294 "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES PARA O ENSINO DO SISTEMA DIGESTÓRIO" "resumo" => "EM DECORRÊNCIA DO MÉTODO DE ENSINO APLICADO NOS ÚLTIMOS ANOS, O ENSINO REMOTO, FOI OBSERVADO A FALTA DE MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES E UM DOS MOTIVOS FOI A FALTA DE EXPERIÊNCIA PRÁTICA QUE ESSE MÉTODO DE ENSINO PERMITE. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES FAZENDO USO DO APLICATIVO CORPO HUMANO 3D EVOBOOKS DURANTE O PERÍODO REMOTO. PARA ISSO FOI APLICADO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, APLICADA PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS DA UFRPE E A PARTIR DELA FOI POSSÍVEL DE MANEIRA LÚDICA E TRIDIMENSIONAL A EXPERIÊNCIA PRÁTICA VIRTUAL COM A TEMÁTICA DO SISTEMA DIGESTÓRIO. PARA O REFERENCIAL TEÓRICO FOI EMBASADO EM AUTORES QUE FALAM SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NO MEIO EDUCACIONAL. PARA A COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADOS DOIS FORMULÁRIOS COM O CUNHO AVALIATIVO, O PRIMEIRO COM O OBJETIVO DE ENTENDER O CONHECIMENTO DOS DISCENTES ANTES DO USO DO APLICATIVO E OUTRO PARA COLETAR AS CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO PARA ELES PODENDO, ASSIM, REALIZAR O COMPARATIVO. TAMBÉM FOI UTILIZADO O APLICATIVO DE GAMIFICAÇÃO KAHOOT PARA AVALIAR A SEQUÊNCIA. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS TIVEMOS: APRENDIZADO SIGNIFICATIVO A PARTIR DO USO DO APLICATIVO; MAIOR SATISFAÇÃO COM A EXPERIÊNCIA PRÁTICA QUE FOI PERMITIDO EM RELAÇÃO ÀS AULAS TRADICIONAIS. SENDO ASSIM, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE O USO DO APLICATIVO CORPO HUMANO EVOBOOK 3D, OBTER MAIOR COMPREENSÃO E APRENDIZADO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DA BIOLOGIA, SISTEMA DIGESTÓRIO, PLATAFORMA 3D, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1294_26102021155919.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHÁLIA GEOVANNA HENRIQUE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA" "autor_email" => "nathaliageovanna-lima@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84986 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 305 "inscrito_id" => 1294 "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES PARA O ENSINO DO SISTEMA DIGESTÓRIO" "resumo" => "EM DECORRÊNCIA DO MÉTODO DE ENSINO APLICADO NOS ÚLTIMOS ANOS, O ENSINO REMOTO, FOI OBSERVADO A FALTA DE MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES E UM DOS MOTIVOS FOI A FALTA DE EXPERIÊNCIA PRÁTICA QUE ESSE MÉTODO DE ENSINO PERMITE. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES FAZENDO USO DO APLICATIVO CORPO HUMANO 3D EVOBOOKS DURANTE O PERÍODO REMOTO. PARA ISSO FOI APLICADO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, APLICADA PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS DA UFRPE E A PARTIR DELA FOI POSSÍVEL DE MANEIRA LÚDICA E TRIDIMENSIONAL A EXPERIÊNCIA PRÁTICA VIRTUAL COM A TEMÁTICA DO SISTEMA DIGESTÓRIO. PARA O REFERENCIAL TEÓRICO FOI EMBASADO EM AUTORES QUE FALAM SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NO MEIO EDUCACIONAL. PARA A COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADOS DOIS FORMULÁRIOS COM O CUNHO AVALIATIVO, O PRIMEIRO COM O OBJETIVO DE ENTENDER O CONHECIMENTO DOS DISCENTES ANTES DO USO DO APLICATIVO E OUTRO PARA COLETAR AS CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO PARA ELES PODENDO, ASSIM, REALIZAR O COMPARATIVO. TAMBÉM FOI UTILIZADO O APLICATIVO DE GAMIFICAÇÃO KAHOOT PARA AVALIAR A SEQUÊNCIA. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS TIVEMOS: APRENDIZADO SIGNIFICATIVO A PARTIR DO USO DO APLICATIVO; MAIOR SATISFAÇÃO COM A EXPERIÊNCIA PRÁTICA QUE FOI PERMITIDO EM RELAÇÃO ÀS AULAS TRADICIONAIS. SENDO ASSIM, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE O USO DO APLICATIVO CORPO HUMANO EVOBOOK 3D, OBTER MAIOR COMPREENSÃO E APRENDIZADO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DA BIOLOGIA, SISTEMA DIGESTÓRIO, PLATAFORMA 3D, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1294_26102021155919.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHÁLIA GEOVANNA HENRIQUE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA" "autor_email" => "nathaliageovanna-lima@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }