A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84556 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 1750 "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID" "resumo" => """ RESUMO SIMPLES\r\n O PRESENTE TRABALHO DESCREVE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) POR UMA EQUIPE DO PIBID. APÓS PESQUISAS REFERENTES À GAMEFICAÇÃO ATRELADA AO PROCESSO PEDAGÓGICO, FORAM SELECIONADAS PLATAFORMAS ADEQUADAS PARA A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES GAMEFICADAS, PARALELAS AO CONTEÚDO ESCOLAR. EM SEGUIDA, O MÉTODO FOI APLICADO ÀS SALAS DO NONO ANO DURANTE AS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO ROQUE/SP, COM OBJETIVO DE MOTIVAR A PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. OS RECURSOS EMPREGUES FORAM O KAHOOT! PARA O CONTEÚDO DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS; O WORDWALL PARA CONCEITOS SOBRE MISTURAS E MÉTODOS DE SEPARAÇÃO; O GARTIC PHONE PARA OS CONTEÚDOS DE ATOMÍSTICA, TABELA PERIÓDICA E NÚCLEO CELULAR E, O PAINT, PARA CONCEITOS SOBRE CROMOSSOMOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DOS JOGOS, PÔDE-SE CONCLUIR O AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS, À MEDIDA QUE SOLUCIONAVAM OS DESAFIOS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA105_ID1750_25102021191906.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINÁ RAMOS" "autor_nome_curto" => "TAI" "autor_email" => "Ramos.taina.tr@gmail.com" "autor_ies" => "IFSP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84556 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 1750 "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID" "resumo" => """ RESUMO SIMPLES\r\n O PRESENTE TRABALHO DESCREVE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) POR UMA EQUIPE DO PIBID. APÓS PESQUISAS REFERENTES À GAMEFICAÇÃO ATRELADA AO PROCESSO PEDAGÓGICO, FORAM SELECIONADAS PLATAFORMAS ADEQUADAS PARA A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES GAMEFICADAS, PARALELAS AO CONTEÚDO ESCOLAR. EM SEGUIDA, O MÉTODO FOI APLICADO ÀS SALAS DO NONO ANO DURANTE AS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO ROQUE/SP, COM OBJETIVO DE MOTIVAR A PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. OS RECURSOS EMPREGUES FORAM O KAHOOT! PARA O CONTEÚDO DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS; O WORDWALL PARA CONCEITOS SOBRE MISTURAS E MÉTODOS DE SEPARAÇÃO; O GARTIC PHONE PARA OS CONTEÚDOS DE ATOMÍSTICA, TABELA PERIÓDICA E NÚCLEO CELULAR E, O PAINT, PARA CONCEITOS SOBRE CROMOSSOMOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DOS JOGOS, PÔDE-SE CONCLUIR O AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS, À MEDIDA QUE SOLUCIONAVAM OS DESAFIOS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA105_ID1750_25102021191906.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINÁ RAMOS" "autor_nome_curto" => "TAI" "autor_email" => "Ramos.taina.tr@gmail.com" "autor_ies" => "IFSP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }